PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Quarta-feira, 28 de Junho de 2006
AEROPORTO DE OTA (3 de 28 Partes)

Foto: Parque de estacionamento no Aeroporto da Portela

 

Processo de decisão da localização do novo aeroporto.

Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.

Relatório de Progresso

Outubro de 1999

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

Oportunidade de lançamento do empreendimento

 

A evolução do tráfego na Portela depois do encerramento da Expo 98 tornou provável alcançar-se o nível de 12 mppa, correspondente às possibilidades de expansão identificadas, em data anterior à da abertura do novo aeroporto, mesmo que a decisão de prosseguir o desenvolvimento da Ota fosse tomada a muito curto prazo.

De acordo com os cenários retidos pelo Consultor Coordenador (vd. ponto 5.1.4), o referido patamar poderá ser atingido em 2005 (cenário alto) ou, o mais tardar, em 2008 (cenário baixo). A evolução recente (até Setembro) aponta para a ultrapassagem da base de referência das projecções que corresponde, em 1999, a um crescimento de 7,5% do tráfego de passageiros, em relação a 1998.

Nestas condições, desde Maio passado que a ANA procura estabelecer um plano de contingência para fazer face quer a uma evolução mais forte do tráfego, quer a diferentes opções quanto ao lançamento do novo aeroporto ou a atrasos no complexo procedimento de contratação que se perspectiva.

As análises em curso não excluem, portanto, a identificação de soluções de expansão da Portela, dentro de limites próximos do actual perímetro, ainda que com condicionamentos que limitem os objectivos estratégicos só realizáveis com a relocalização. Por ora parece adquirida a possibilidade de expansão da capacidade até cerca de 14 mppa, através da reformulação do plano de investimentos, mas sem acréscimo muito significativo do volume de despesa.

Esta margem suplementar afigura-se apropriada para gerir as contingências do processo de contratação e realização do aeroporto na Ota.

Uma decisão a curto prazo sobre o prosseguimento do processo de desenvolvimento poderá permitir a abertura do aeroporto em 2009, data em que o tráfego de passageiros em Lisboa se situará entre 12,3 e 14,3 mppa, de acordo com os cenários do Consultor Coordenador.

A combinação da ocorrência do cenário alto da procura com um período mais longo de realização do NA não dispensaria, contudo, medidas complementares e não evitaria uma degradação sensível da qualidade da oferta aeroportuária, se bem que por um período limitado.

Recomendamos, portanto, uma decisão pronta sobre o prosseguimento do empreendimento, a qual determinará o desencadear de um plano de acções, começando pela contratação de consultores financeiros e técnicos (vd. ponto 10).

As tarefas a realizar correspondem à consolidação da reserva de localização na Ota e à documentação e regulação do procedimento de contratação, incluindo:

- A análise da sequência das medidas preventivas para a protecção da área de desenvolvimento e a promoção dos necessários instrumentos de ordenamento;

- A preparação da informação sobre a actividade e perspectivas de evolução da ANA, SA;

- O aprofundamento de aspectos de caracterização complementar da zona de implantação (levantamento geral, caracterização geotécnica, estudos no domínio hídrico, biologia e ecologia). A realização de estudos sociais e de relacionamento com a população, clarificando orientações e requisitos das fases ulteriores de Análise de Impacte Ambiental;

- A explicitação e clarificação dos interfaces com as redes de infra-estruturas públicas;

- O prosseguimento dos estudos de navegação aérea e a monitorização da evolução da procura de transporte aéreo.



publicado por BLOGOTA às 19:47
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim