PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Terça-feira, 11 de Julho de 2006
AEROPORTO DE OTA (7 de 28 Partes)

 

Processo de decisão da localização do novo aeroporto.

Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.

Relatório de Progresso

Outubro de 1999

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

Justificação da decisão de desenvolvimento do novo aeroporto

SATURAÇÃO DA PORTELA

Após o período de instabilidade que se seguiu aos choques petrolíferos de 1973 e 1980 e ainda após as mutações resultantes da alteração de regime em Portugal no ano de 1974 e dos seus reflexos nos anos imediatos, assistiu-se durante a maior parte da década de 80 a um rápido crescimento do tráfego em Lisboa.

A decisão de suspender o projecto de instalação de um novo aeroporto em Rio Frio, contra as recomendações do GNAL em 1972, levou a que fosse necessário explorar a capacidade da infra-estrutura da Portela até ao seu limite.

Era no entanto aceite, e verificado em estudos desenvolvidos anteriormente, que a actual localização não era de todo adequada para o desenvolvimento de uma nova infra-estrutura aeroportuária de raiz.

A pressão então verificada na procura de tráfego, sobretudo de passageiros, levou a que fossem encontradas soluções expeditas ao nível do terminal de passageiros. Foi assim adoptada uma via incremental de acréscimos sucessivos de capacidade, procurando-se manter um equilíbrio entre os diversos subsistemas constituintes daquela infra-estrutura, sem que se tenha considerado uma alteração profunda do conceito aeroportuário, dadas as limitações da localização da Portela.

De facto, a forma e dimensões da área de implantação, bem como a geometria das pistas e caminhos de circulação existentes e a localização dos terminais de passageiros e de carga, limitavam fortemente as possibilidades que se ofereciam para o desenvolvimento. A esta situação acrescia ainda o apertado envolvimento pelo tecido urbano e o congestionamento das vias de circulação circundantes.

Apesar das limitações brevemente enunciadas, não deixaram de ser analisadas no passado soluções mais exigentes que as pudessem ultrapassar e que proporcionassem ao Aeroporto de Lisboa as características exigidas a um aeroporto internacional, com capacidades e padrões de serviço que satisfizessem a procura do transporte aéreo nas suas diferentes vertentes.

Actualmente, e no âmbito do processo de decisão sobre a localização do novo aeroporto, foi novamente concedida especial atenção à maximização da Portela para que, de forma exaustiva, pudessem ser avaliadas todas as consequências decorrentes do processo de tomada de decisão, nomeadamente no que respeita às consequências temporais desta, aos impactes decorrentes e à oportunidade dos investimentos a realizar.

Estão determinados e são conhecidos os níveis de capacidade introduzidos, designadamente através do projecto ALS 2000 +, e são reconhecidas as limitações que, apesar de tudo, não são passíveis de remoção.

Para que um desenvolvimento suplementar da Portela pudesse atingir uma expressão significativa seria necessário construir uma pista paralela à principal 03/21 e eliminar a pista secundária 17/35.

Esta foi a conclusão encontrada pelo Consultor Coordenador que procedeu a um estudo sobre a viabilidade de tal hipótese (vd. Anexo 28).

Esse desenvolvimento implicaria um aumento de 80 ha da área hoje ocupada pelo aeroporto a realizar para Oeste da pista 03/21, nas proximidades da urbanização do Alto do Lumiar.

Com tal configuração seria possível atingir cerca de 20 mppa e 55-60 movimentos/hora. Estes níveis de capacidade levariam o horizonte último da Portela para um período compreendido entre 2019 e 2024 para os cenários de tráfego que existiam à altura deste estudo.

Esta hipótese de desenvolvimento foi apresentada pelo Governo à Comissão de Acompanhamento da Assembleia da República com a recomendação da sua não aceitação.



publicado por BLOGOTA às 18:05
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim