PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Sábado, 15 de Julho de 2006
AEROPORTO DE OTA (9 de 28 Partes)

Processo de decisão da localização do novo aeroporto.

Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.

Relatório de Progresso

Outubro de 1999

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

Justificação da decisão de desenvolvimento do novo aeroporto

Objectivos estratégicos

 

Os factores determinantes da necessidade de repensar o projecto de construção de um novo aeroporto em Portugal são de ordem diversa, destacando-se de entre eles, pelo seu significado, a globalização da economia com o consequente adensamento das relações com o exterior e a reapreciação do ordenamento aeroportuário do território nacional, motivada pela liberalização do acesso ao mercado de transporte aéreo e pelo desenvolvimento das redes rodo/ferroviárias.

Como já referido, um possível desenvolvimento da Portela até à sua completa exaustão, ainda que resolvendo temporariamente a questão da capacidade disponibilizada, não permitiria ao operador aeroportuário incrementar de forma sensível a qualidade de serviço oferecida, nem lhe daria, a si e aos clientes do transporte aéreo, a flexibilidade que lhes permitiria encarar outras formas de desenvolvimento.

O objectivo governamental de implementação em Portugal de uma Plataforma Atlântica de ligação à Europa não poderá estar dissociado da criação de um aeroporto moderno e com características que permitam dar resposta à procura associada a tal visão. Por outro lado, a integração de Portugal na Europa e a sua ligação aos restantes continentes, em particular americano e africano, só será uma realidade desde que se possa dispor de uma bem dimensionada rede de transportes integrada na rede multimodal europeia e na rede mundial de transporte aéreo.

Relativamente ao transporte aéreo de passageiros, uma integração na rede global, de forma não subalterna, pressupõe um transportador nacional participando activamente num grupo internacional de dimensão adequada, e dispondo de uma base operacional que seja susceptível de atrair tráfego em trânsito. Não obstante os esforços realizados ultimamente na Portela para reduzir os tempos de ligação entre voos, este desiderato, crucial para a viabilidade sustentada de uma TAP, ou de outra transportadora com projecção intercontinental, só será cabalmente concretizável através de um aeroporto com outras valências.

A reacção da procura à liberalização do transporte aéreo e ao acréscimo da capacidade declarada na Portela (o crescimento verificado no tráfego comercial, nos primeiros seis meses de 1999 - 11,2 % em termos de passageiros e 15,9% no que respeita a movimentos - face ao período homólogo de 1998, que tinha sido o ano da Expo) tornará impossível, a manutenção das actuais instalações, sem perda de qualidade de serviço.

O grande crescimento a que se tem assistido no aeroporto da Portela apenas se regista no transporte de passageiros, porque a nível da carga a situação tem sido estacionária e as previsões, a curto prazo, apontam até para um decréscimo, em virtude da fraca qualidade de serviço prestada. Ora, caso não se encontre uma rápida resposta para esta situação, o mercado irá procurar soluções alternativas que satisfaçam as necessidades.

De facto, o simples conceito de terminal de carga é hoje manifestamente insuficiente face à dinâmica globalizante das transacções comerciais. Com a universalização dos meios de comunicação, são cada vez mais requeridas funções que se colocam para lá da simples carga das aeronaves. Os aeroportos surgem, assim, como pontos especializados de uma rede onde um conjunto cada vez mais alargado de actividades acrescenta valor ao simples conceito do transporte aéreo.

As necessidades actuais (e cada vez mais no futuro) impõem um elevado grau de integração entre o objecto transportado por via aérea e os demais modos de transporte e, mesmo, das fases intermédias dos processos de produção e distribuição das mais variadas indústrias e serviços.

Na Portela, ainda que seja possível corresponder aos requisitos básicos de carga e descarga das aeronaves, ficarão por desenvolver aqueles aspectos que poderiam tornar o aeroporto num elemento essencial a uma verdadeira plataforma logística com capacidade e competitividade para defrontar os desafios já hoje presentes.

Condições deste tipo serão necessárias para fortalecer a competitividade de todos os agentes económicos do País e contribuir de forma decisiva para a notoriedade nacional e reforço da sua economia, cada vez mais exposta à internacionalização e à globalização.



publicado por BLOGOTA às 17:19
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim