PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Sexta-feira, 4 de Agosto de 2006
AEROPORTO DE OTA (19 de 28 Partes)

Processo de decisão da localização do novo aeroporto.

Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.

Relatório de Progresso

Outubro de 1999

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

CONTEÚDO E PRINCIPAIS RESULTADOS DOS ESTUDOS

Localizações Rio Frio

 

Duas orientações de pista foram analisadas correspondentes às direcções 17/35 e 08/26.

A primeira constava já de estudos anteriores e implicava, inexoravelmente, a desactivação da Carreira de Tiro de Alcochete – CTA.

A segunda orientação, aproximadamente Leste/Oeste, pretenderia obviar àquela desactivação, se fosse comprovada a compatibilidade com as operações da Base Aérea de Montijo - BA6 - cuja pista principal possui a mesma orientação.

Do ponto de vista do novo aeroporto, a orientação Leste/Oeste apenas implicaria uma ligeira degradação da sua operacionalidade no que respeita ao regime de ventos, com o coeficiente de utilização a atingir 98% para ventos transversais de 13 nós e 99% para 20 nós, ainda aceitáveis de acordo com os mínimos ICAO.

A operação conjunta com a pista 08/26 da Base Aérea de Montijo poderia ser viabilizada através de um órgão conjunto, civil/militar, de controlo de tráfego aéreo.

Não ficou, contudo, demonstrada a intensidade das restrições impostas pela operação comercial sobre a actividade militar, sobretudo quando a Carreira de Tiro se encontrasse activa, caso em que a aproximação a Montijo teria de ser realizada contornando os limites de segurança da CTA, reduzindo ao mínimo a extensão do segmento final da aproximação das aeronaves militares, o que poria em causa uma operação por instrumentos, considerada imprescindível pelas autoridades militares.

Estas duas orientações, que foram consideradas como alternativas de localização independentes, vieram a ser desqualificadas do ponto de vista ambiental, pelo que a descrição das suas características é apresentada, nos pontos seguintes, de forma sintetizada.

a) Implantação e obras preliminares

Os únicos obstáculos topográficos significativos são constituídos pelas colinas da região de Palmela (Serra de São Luís, 402m), situadas a Sudoeste da localização.

A localização das pistas foi realizada de forma a evitar o sobrevoo de Pinhal Novo, no caso da orientação 17/35 e, deslocadas para Sul, no caso 08/26, para tirar partido da menor ocupação dos terrenos mas obrigando a um desvio da via férrea Pinhal Novo - Poceirão.

Os trabalhos de terraplanagem seriam de ordem reduzida, 5 milhões de m3, pois a variação das cotas situa-se entre os 15 e 32 m.

b) Acessos rodoviários

Nas duas hipóteses o acesso rodoviário principal seria realizado a partir da auto-estrada A12, permitindo o acesso a Lisboa pela Ponte Vasco da Gama ou, pelo Sul, pelo IP1 e Ponte 25 de Abril.

O tempo médio ponderado para as sedes de concelho da Região situa-se nos 42 – 43 minutos, conforme a alternativa, para distâncias ponderadas de 49 a 50 km. O tempo médio de acesso a Lisboa é da mesma ordem do determinado para a Ota: 32 minutos.

A ligação ao Norte do país seria feita pelo IC11 através da Ponte do Carregado.

c) Acesso ferroviário

A única solução a curto prazo passaria por uma ligação através da ponte 25 de Abril, obrigando a uma revisão da concessão de serviço suburbano, recentemente atribuída.

Esta linha possui a capacidade suficiente para permitir a realização de quatro ligações por hora necessárias ao serviço de um aeroporto internacional.

O trajecto de 51 km até à estação de Entrecampos seria realizado em cerca de 45 minutos.

d) Operações aéreas

Na alternativa das pistas com orientação 17/35, apenas possível com a desactivação da carreira de Tiro de Alcochete e sua consequente relocalização, seria também necessário alterar as condições de operação da BA do Montijo.

De facto, a pista actualmente em maior uso nesta Base, com orientação 08/26, não é compatível com as operações do novo aeroporto na orientação 17/35. Seria assim necessário proceder à recuperação e extensão da outra pista existente, aproximadamente Norte/Sul, pouco utilizada actualmente devido ao seu estado de conservação. A sua reactivação teria impactes directos sobre a Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (ZPE).

É reconhecido pelo consultor que, nesta alternativa, o conceito proposto de tráfego aéreo apresenta algumas situações delicadas como, por exemplo, o cruzamento das chegadas provenientes dos pontos MONTEREAL e FÁTIMA com as partidas em direcção aos pontos CARMI e MORAS.

A hipótese de orientação 08/26 do novo aeroporto, já anteriormente referida a propósito da sua compatibilidade com a BA de Montijo, obrigaria à desactivação da Carreira de Tiro de Vendas Novas por esta se encontrar a curta distância e no enfiamento das pistas previstas.



publicado por BLOGOTA às 22:26
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim