PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Sábado, 5 de Agosto de 2006
AEROPORTO DE OTA (20 de 28 Partes)

Processo de decisão da localização do novo aeroporto.

Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.

Relatório de Progresso

Outubro de 1999

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

CONTEÚDO E PRINCIPAIS RESULTADOS DOS ESTUDOS

Síntese da avaliação

 

Conforme referido anteriormente na ponto relativo à Metodologia da instrução do processo de decisão, os consultores ADP propuseram, de acordo com a sua experiência em variados casos de localização de novas infra-estruturas aeroportuárias, um conjunto de critérios e respectivos factores de ponderação que foram utilizados para a hierarquização das alternativas em consideração.

Esta hierarquização veio a demonstrar-se supérflua após a caracterização ambiental que, de forma ponderosa, realçou a intensidade e irreversibilidade dos impactes avaliados para uma localização em Rio Frio de um novo aeroporto. (…)

 

Consideração com igual nota as aproximações e descolagens nas duas orientações em Rio Frio quando, no caso da orientação 08/26, a presença da Carreira de Tiro de Alcochete não deixaria de ter uma influência sobre as operações comerciais e certamente sobre a BA de Montijo, cujas restrições induzidas não se encontram reflectidas na rubrica 7.1.;

Penalização da Ota, ao considerar que a Gare do Oriente é demasiado descentrada (apesar de possuir melhores ligações à rede urbana) e tomando como referência a estação de Entrecampos;

A diferença entre as pontuações máximas dos tempos de acessibilidade por modo rodoviário e ferroviário não reflecte a distribuição modal que poderá ser esperada futuramente. A forma como foram considerados estes factores implica que o modo rodoviário é cinco vezes mais atraente do que o ferroviário;

Nos custos de transporte no solo (vd. ponto 8.2) não são reconhecidas as diferenças existentes nas repartições modais entre as duas localizações no que respeita aos acidentes rodoviários.

O consultor procurou aferir a estabilidade da pontuação alcançada para as três alternativas face a diferentes pesos das rubricas 2, 3 e 4 e conclui: que a alternativa Ota apenas poderia ganhar 15 pontos, a alternativa Rio Frio 08/26 perderia no máximo 19 pontos mantendo-se sempre em primeiro lugar e que Rio Frio 17/35 perderia, no máximo, 44 pontos, caso em que se tornaria equivalente à alternativa Ota.

 

Recomendação do Consultor Coordenador

Com base na análise realizada o consultor constata e recomenda:

A Portela, nos seus actuais limites, pode fazer face ao crescimento do Tráfego previsto para os próximos 8 a 10 anos. Para além deste prazo, tal só será possível com uma forte degradação da qualidade de serviço e da segurança.

A decisão sobre um novo aeroporto deve ser tomada sem demora atento o tempo de construção de pelo menos 8 anos e mais provavelmente 10 ou 11.

A favor desta decisão destacam-se as perturbações do ruído que afectam centenas de milhares de habitantes e a segurança: a densidade populacional nas proximidades da Portela é tal que um acidente ou um erro de pilotagem conduziria inevitavelmente a um número elevado de vítimas no solo.

A classificação das alternativas coloca em primeiro lugar a opção Rio Frio 08/26, satisfatória quanto à maioria dos critérios excepto no que respeita aquilo que o consultor refere como “ambiente natural”. As dificuldades de acesso identificadas nos estudos anteriores deixaram de existir com a Ponte Vasco da Gama, com o acesso ferroviário na Ponte 25 de Abril e, futuramente, com a ponte do Carregado.

A orientação 08/26, apesar de uma pequena degradação de certas “qualidades” da alternativa, pode permitir a compatibilidade com a BA de Montijo e a Carreira de Tiro de Alcochete que motivaram que os estudos anteriores (que só consideraram a orientação 17/35) tenham sido postos em causa.

Atendendo à decisão do Ministério do Ambiente, de 5 de Julho de 1999, considerando que a construção do novo aeroporto em Rio Frio criaria prejuízos “não minimizáveis, irreversíveis e não compensáveis”, o consultor considera que a única recomendação que pode formular prende-se com a viabilidade da alternativa Ota e que esta recomendação é favorável:

É possível desenvolver na Ota um aeroporto civil com duas pistas independentes de acordo com os padrões da ICAO;

O espaço existente na Ota é suficiente para o acolhimento do tráfego previsto a longo prazo;

A remodelação das zonas militares R38B (Monte Real) e R42B (Sintra) permitirá uma organização da TMA adaptada à previsão de tráfego a longo prazo;

É possível criar uma ligação rodoviária de boa qualidade a Lisboa e uma ferroviária de excelente qualidade;

A duração total de realização de um aeroporto na Ota é estimada em 11 anos sendo provável que não esteja operacional no prazo previsto para a saturação da Portela. Certos investimentos complementares em relação ao programa identificado no estudo desenvolvido serão provavelmente necessários.



publicado por BLOGOTA às 20:33
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