PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Terça-feira, 8 de Agosto de 2006
AEROPORTO DE OTA (21 de 28 Partes)

 

Processo de decisão da localização do novo aeroporto.

Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.

Relatório de Progresso

Outubro de 1999

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

CONTEÚDO E PRINCIPAIS RESULTADOS DOS ESTUDOS

Procedimentos e gestão do espaço aéreo

 

Os estudos dos procedimentos e gestão do espaço aéreo desenvolvidos pelo Consultor Coordenador foram acompanhados por uma equipa técnica integrando um elemento da NAER e técnicos da NAV, E.P.. Deste acompanhamento resultou um diagnóstico que serviu de base ao diálogo com a Força Aérea Portuguesa (vd. Anexo 30).

Este diagnóstico incidiu sobre a análise dos procedimentos de controlo de tráfego aéreo e da utilização do espaço aéreo para cada uma das alternativas de localização, com especial relevância na interface civil/militar dada a presença, em qualquer das hipóteses em consideração, de condicionantes impostas pela existência de áreas militares e respectivo espaço aéreo associado.

O diagnóstico reconhece que a abordagem realizada pelo Consultor Coordenador era unicamente orientada para a escolha de uma localização e, como tal, não constituía um estudo final ou detalhado de planeamento de espaço aéreo ou de procedimentos a implementar no novo aeroporto.

Em síntese, o diagnóstico refere:

A localização do NA terá forte impacte nas áreas restritas militares que foram sendo organizadas ao longo do tempo em função da existência da Portela. A nova localização, ainda que próxima do actual aeroporto, obrigará a uma nova organização da utilização do espaço aéreo, quer nos aspectos geográficos das áreas de protecção dos aeródromos e das áreas militares, quer na forma da sua utilização.

A escolha de uma localização determinará, ainda, a reformulação da TMA44 Terminal Manoeuvring Area existente em função dos requisitos colocados pelo NA e pelos encaminhamentos de tráfego que pretende sejam o mais directos possível. Esta reformulação passará, também, pelo realinhamento das áreas militares de acordo com os corredores a estabelecer, tirando partido das zonas que serão libertas com a desactivação do aeroporto da Portela e pela racionalização da utilização de corredores afectos ao tráfego comercial.

As áreas militares hoje existentes não inviabilizam qualquer das alternativas de localização sob consideração para o NA, com excepção da Carreira de Tiro de Alcochete que não é compatível com a opção Norte/Sul de Rio Frio e da Carreira de Tiro de Vendas Novas que compromete a orientação Leste/Oeste de Rio Frio. O facto de não serem inviabilizadas as alternativas do NA não significa que as áreas militares, tal como existem actualmente, não se mostrem condicionantes dos procedimentos que venham a ser estabelecidos na Ota ou em Rio Frio.

No caso da Ota, dada a proximidade das áreas militares R42B – Sintra, R38B – Monte Real, D25 – Santa Margarida e TRA50 – Tancos, impor-se-á um maior rigor na definição da compatibilidade civil/militar.

Para Rio Frio estas questões colocar-se-ão relativamente às áreas militares D10 –

Carreira de Tiro de Alcochete, R26A – Montijo, D28A/B – carreira de Tiro de Vendas Novas e TRA31 – Beja.

O diagnóstico realçou a necessidade de um trabalho profundo de harmonização que tome em conta as diversas prioridades e requisitos das partes civil e militar.

A implementação dos conceitos FUA5 5 FUA – Flexible Use of Air space e RNAV6 6 RNAV – Area Navigation (possibilidade de navegação directa sem utilização de referências no solo), complementada com os dados (de planeamento e em tempo real) de cargas e horários do tráfego e a partilha de informação pertinente entre as autoridades civis e militares será determinante para o uso dinâmico, flexível e eficiente do espaço aéreo comum.



publicado por BLOGOTA às 17:04
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim