Processo de decisão da localização do novo aeroporto.
Opções para o desenvolvimento do aeroporto na Ota.
Relatório de Progresso
Outubro de 1999
SUMÁRIO EXECUTIVO
CONTEÚDO E PRINCIPAIS RESULTADOS DOS ESTUDOS
Sismologia e geotecnia – LNEC
Durante a apreciação dos EPIA foram levantadas algumas dúvidas sobre a natureza dos solos de fundação, nomeadamente quanto aos riscos da sua liquefacção quando de um sismo,
Para esclarecimento dessas dúvidas solicitaram-se pareceres ao LNEC (vd. Anexos
Um primeiro parecer do LNEC contemplou as seguintes áreas de trabalho, relativamente aos locais Rio Frio e Ota (vd. Anexo 24):
" - Síntese e avaliação da informação geotécnica relevante;
- Elaboração de uma Nota Técnica, com o parecer relativo à susceptibilidade à liquefacção dos solos
- Síntese e avaliação da informação relevante do ponto de vista da casualidade sísmica;
- Avaliação dos efeitos sísmicos de sítio, nomeadamente a amplificação local do movimento de origem sísmica;
- Avaliação da plausibilidade de ocorrência de fenómenos de liquefacção e quantificação da sua eventual extensão;
- Definição de eventuais medidas complementares (ensaios e trabalhos de campo) para aferição e minoração dos efeitos da acção sísmica;
- Elaboração de um relatório, referente a cada local mencionado, contendo a informação recolhida, os resultados dos estudos elaborados e a apreciação sobre a respectiva adequabilidade para a implantação do novo aeroporto."
O segundo parecer do LNEC incidiu sobre "Condições Geotécnicas nas Aluviões da Ota – Parecer Preliminar" – Anexo 25 - e conclui que, em termos de solução de projecto a adoptar, é indispensável a realização de uma caracterização dos lodos, através de campanhas de sondagens e ensaios de campo, que permita estabelecer valores correctos de resistência mobilizável. Os resultados obtidos ditarão as soluções a adoptar em projecto. É também recomendada a monitorização do comportamento dos aterros a executar nas fases de construção e exploração.
Tendo em conta as recomendações de ambos os pareceres, foi solicitada ao LNEC a apresentação de uma proposta, para caracterização das condições geotécnicas, que devem integrar a documentação do procedimento de contratação do aeroporto, incluindo os termos de referência para a recolha de dados e ensaios complementares que se mostrem necessários.
A proposta do LNEC, já recebida, contém um plano de trabalhos detalhado, a desenvolver em duas fases, que se discrimina no ponto 10.3 deste relatório.
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