ENA PÁ 2000 EM ALENQUER.
Em finais dos anos oitenta e integrado na Feira da Ascensão, deslocou-se a Alenquer o grupo musical Ena Pá 2000, que naquela altura dava os primeiros passos na Música Moderna Portuguesa, tendo como principais hinos, Marilú e Sexo na Banheira, do seu primeiro álbum de originais.
O concerto organizado pelo Miguel Santana realizou-se no antigo quartel dos bombeiros voluntários de Alenquer, onde hoje se localiza um supermercado, e como o convite anunciava era SÓ PAH MALTA BACANA. O problema foi que há hora prevista não havia malta bacana, ou melhor não havia sequer malta.
Naquela altura a feira realizava-se no espaço onde hoje se localiza o Tribunal de Alenquer e estendia-se até junto da Biblioteca Municipal. A forma encontrada pela organização para chamar público ao concerto foi, o de anunciá-lo pelo sistema sonoro do certame, e para além disso o próprio Manuel João Vieira, vocalista do grupo, percorreu as ruas de Alenquer de megafone na mão, anunciando o concerto nos Bombeiros. Penso que por esta altura o Manuel João ainda não se tinha pré-candidatado à Presidência da República.
Por volta da meia-noite lá convenci meia dúzia de amigos meus a espreitar o espectáculo, e sem surpresa deparamo-nos com cerca de 10 ou 15 pessoas a assistir ao concerto (isto contando também com os organizadores).
Os Ena Pá 2000 actuavam em cima de um estrado de madeira, quase ao nível do solo e despejavam grades de cervejas. O público dividia-se entre meia dúzia de Ota e outros tantos de Alenquer. A certa altura aconteceu aquilo que eu chamo a primeira amostra de “mosh” no nosso concelho. Os dois grupos, que já traziam “questões pendentes” da Escola Secundária de Alenquer, desenvolveram uma troca de pontapés e murros que foi muito além daquilo a que hoje se denomina por “mosh”.
Para os Ena Pá 2000 aquilo que se estava a passar na assistência era como se fosse a coisa mais natural do mundo, continuaram a actuação mesmo quando já ninguém estava minimamente interessado na performance.
Obviamente que, quem como nós tinha o Gajo que calça o 47 do nosso lado, não saímos a perder deste desafio, também verdade seja dita que não houve feridos a lamentar, aliás, depois de aliviado o stress, deu-nos cá uma sede e fomos todos para perto do Mercado Municipal, comer sardinhas e beber vinho até ao nascer do sol.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes