1948 - 2007
Manuel Galrinho Bento nasceu na Golegã a 25 de Junho de 1948 e era considerado um dos melhores guarda redes da história do futebol português.
Bento foi titular da baliza do Benfica de 1976 a 1986.
O jogador começou a carreira futebolística no F.C. Barreirense e em 1972 foi transferido para o Benfica. Entre 1973 e 76 alternou na baliza dos encarnados com José Henrique.
Com 28 anos, para além de ganhar a titularidade da baliza do Benfica, passou a ser o guarda redes da selecção nacional, lugar que ocupou até 1986.
No primeiro jogo de Bento, Portugal perdeu no Porto, 0-2 contra a Polónia.
Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue frio e temeridade.
Possivelmente o seu melhor jogo foi nas meias finais do Campeonato Europeu de futebol de 1984, contra a França, que Portugal perdeu por 3-2.
Bento jogou também no Campeonato do Mundo de 1986, no México, quando foi mesmo o porta-voz dos jogadores amotinados aquando do caso Saltillo.
Bento jogaria apenas o primeiro jogo no México, a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra.
Num treino, partiu uma perna e esteve sem jogar quase toda a época seguinte.
A partir de então passou a ser guarda redes suplente ou terceiro guarda redes do Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/92.
Bento foi o maior idolo da minha infância/juventude. Em pequeno sonhava ser guarda redes do Benfica e substituir Bento quando este se reformasse da baliza encarnada.
Por causa de uma infeliz exibição e consequente derrota do Benfica, contra o Liverpool em 21 de Março de 1984, num jogo para a Taça dos Campeões Europeus, chorei desalmadamente pelos frangos que tinha dado e pela eliminação do clube.
Foi a primeira e única vez que em toda a minha vida chorei por uma derrota do meu clube. Naquela altura era dificil derrotar o Benfica, especialmente em casa, e ainda por cima por 4-1 e para compor o ramalhete o meu ídolo tinha sido o mais infeliz dos jogadores nessa noite. Era demais para uma criança de 13 anos.
Esse jogo não era para dar na televisão, mas como a lotação do estádio se esgotou (julgo que não era ainda os 120 mil lugares, faltava fechar o terceiro anel) a direcção do Benfica negociou com a RTP a transmissão em directo dessa partida.
Hoje em dia tornou-se demasiado vulgar a transmissão televisiva de jogos de futebol, mas naquela altura era um acontecimento.
Na primeira mão o Benfica tinha perdido em Liverpool por apenas 1-0 e trazia esperanças de ultrapassar a melhor equipa europeia da altura (Grobelaar; Kenny Dalglish; Graeme Souness; Ian Rush, entre outros), com o apoio do inferno da luz.
Há cinco anos atrás tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Manuel Galrinho Bento, através de um familiar da minha esposa, amigo de infância do Bento.
Do pouco que falei com ele, não me desiludi, encontrei uma pessoa simples, bem-disposta e humilde.
Hoje apagou-se o HOLOFOTE da vida para o Bento, mas para todos os benfiquistas ficará para sempre na nossa memória, como o melhor guarda redes da história centenária do nosso glorioso clube.
A liga portuguesa de futebol, já determinou que irá ser respeitado um minuto de silêncio, em memória de Manuel Galrinho Bento, na próxima jornada.
Espero e desejo que a Associação de Futebol de Lisboa siga o exemplo e também nas divisões distritais seja respeitado esse minuto de silêncio.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes