José Rebolo
Ao entrarmos em qualquer escola, observamos que muitas das actividades escolares integram os meios de gestão e controlo da sociedade global actual. Sistemas de vigilância, sistemas de gestão de alunos, dos horários, da biblioteca, da acção social escolar e da avaliação. A sociedade e a cultura digitais entraram pela via da gestão e controlo e foram adoptadas pelas escolas.
Também os professores parecem convergir para a sociedade e cultura digitais. Muitos professores consideram e concordam que os computadores desenvolvem atitudes positivas em relação à aprendizagem, contribuem para encontrar mais e melhor informação para a prática lectiva, facilitam a aprendizagem, encorajam os alunos ao trabalho cooperativo, facilitam o trabalho dos alunos e as actividades diárias dos professores. Parece, no entanto, que a escola não mudou muito ou, utilizando as palavras de Philippe Meirieu, na escola tudo muda constantemente, mas na sala de aula tudo fica igual.
A promoção do sucesso educativo decorre da facilitação do potencial cognitivo dos jovens; para tal, a escola, e todos os seus intervenientes, com programas inovadores, ajustados às necessidades e interesses dos jovens do séc. XXI, tem de se preparar para uma mudança estrutural e conceptual generalizada, fornecendo ferramentas cognitivas aos alunos que lhes permitam aceder a conhecimentos e conteúdos de informação que vão muito para além do espaço físico da escola.
Hoje em dia, o professor para ser eficaz, para além de ensinar a ler, a escrever e a calcular, tem de ensinar a pensar. Neste sentido, tem que ser um “treinador cognitivo”, privilegiando: a aquisição de ferramentas cognitivas; o desenvolvimento da capacidade de aprender; a generalização das competências aprendidas; a flexibilização de operações mentais; a construção de hábitos e rotinas de trabalho; a promoção da autonomia; a formação de alunos mais questionadores e críticos; a mudança de atitude do indivíduo face à aprendizagem. Vamos lá inovar senhores professores, criando ambientes de aprendizagem dinâmicos e pedagogicamente úteis.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes