PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Sexta-feira, 30 de Março de 2007
AEROPORTO DE OTA (Parte IX de XX)

ENQUADRAMENTO HIDRÁULICO

DO NOVO AEROPORTO DA OTA

Lisboa, Março de 2002

 

 

 

Foto: Para além da água...muita água, também há sobreiros...muito sobreiros.

 

 

 

O aumento de caudais por aumento de impermeabilização também não tem significado nestes dois rios porque a área estimada para a impermeabilização é de apenas cerca de 6 km2, a qual ainda deve ser reduzida para cerca de 4 km2, ao descontar a área do actual aeroporto militar. O valor de área acrescida de impermeabilização é assim cerca de 2 % da área total da bacia afluente, o que para os erros usuais de estimativa de caudais de cheia não tem peso.

Os traçados rodoviários e ferroviários estão esboçados. No primeiro caso, por vir do lado poente do Aeroporto, implica uma travessia sobre o rio Alenquer. Os poucos elementos disponíveis indicam a construção de um viaduto, o qual na actual tipologia de construção não deve implicar nenhuma obstrução ao escoamento em cheia.

Para a acessibilidade ferroviária existe uma Nota Técnica da REFER em que estão analisadas duas alternativas para a ligação da Linha do Norte ao Aeroporto. Uma das alternativas corresponde à travessia do rio Alenquer, enquanto que na outra alternativa a travessia é no rio Ota. Para as duas alternativas são apresentadas nessa Nota Técnica várias condicionantes, nomeadamente as relativas à natureza dos solos, às linhas de distribuição eléctrica, às condutas de água e de gás, não sendo, no entanto, referidas condicionantes de natureza hidráulica. A solução para a travessia dos rios Alenquer ou Ota passará pela construção de viadutos, o que por si não será muito diferente do acesso rodoviário, mas há dois factores que tornam o acesso rodoviário com maior impacte no sistema fluvial. Esses factores são o desenvolvimento em planta que poderá originar a construção de aterros com invasão dos leitos de inundação, os quais podem provocar estrangulamentos ao escoamento em cheia, e a cota da directriz mais baixa, a qual pode condicionar a solução estrutural do viaduto, que deve ter em consideração a cota do banzo inferior acima das cheias incluindo uma folga confortável.

Chama-se, no entanto, a atenção para o facto de que se prevê na fase de construção um aumento significativo da carga sólida afluente aos leitos dos dois rios, devido ao grande volume de movimentos de terra. Assim poder-se-ão gerar condições para a ocorrência de assoreamentos.



publicado por BLOGOTA às 16:00
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