CAMPEONATO DISTRITAL DA II DIVISÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA
24ª JORNADA
Foto: (da esquerda para a direita) Sandro, Hélder, Paulino, João Santos, Souza, João Franco, Artur, Nélson, Nuno Jacinto, Nuno Narciso e Marinho.
Foto: Onze inicial da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Coutada.
O Futebol Clube de Ota iniciou a partida com o seguinte onze:
1 | REGINALDO SOUZA |
3 | JOÃO FRANCO |
13 | NUNO JACINTO |
5 | MARINHO |
14 | ARTUR DIAS |
17 | JOÃO SANTOS |
7 | NÉLSON PEREIRA |
20 | SANDRO FERREIRA (Cap) |
4 | HÉLDER MONTEIRO |
16 | NUNO NARCISO |
10 | SÉRGIO PAULINO |
Substituições:
23' - Saiu o Artur Dias e entrou o NUNO TRINDADE (8).
45' - Ao intervalo saiu o João Franco e entrou o FLÁVIO ANSELMO (19).
45' - Ao intervalo saiu o Nélson Pereira e entrou o LUIS GONÇALVES (11).
67' - Saiu o Nuno Narciso e entrou o DAVID SOPA (9).
Suplentes não utilizados: Daniel Duarte, Paulo Filipe e António Faria.
Não convocados: Pedro Pereira, Rui Constantino, Nuno Cruz, Pedro Furtado, Miguel Brandão e Márcio Carvalho.
Castigados: José Júlio e Carlos Paiva.
Disciplina:
Futebol Clube de Ota:
Cartão Amarelo aos 18 minutos para o João Santos (por ter cometido sucessivas faltas a meio campo).
Cartão Amarelo aos 81 minutos para o Nuno Jacinto (por protestos após o terceiro golo da equipa visitante).
Cartão Amarelo aos 81 minutos para o Marinho (por protestos após o terceiro golo da Coutada).
Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Coutada:
Cartão Amarelo aos 60 minutos para o Nº 6 (por cortar um lance de ataque do F. C. Ota com a mão).
Cartão Amarelo aos 88 minutos para o Nº 6 (por cortar novamente um lance com a mão).
Cartão Vermelho por acumulação de amarelos aos 88 minutos para o Nº 6.
Resultado ao Intervalo: 0-2
Foto: Excelente estirada do Reginaldo Souza a aliviar a bola da área do F. C. Ota após um canto apontado no lado esquerdo do ataque visitante.
MARCHA DO MARCADOR:
0-1 aos 2 minutos pelo Nº 10. Na sequência de um canto a favorecer o F. C. Ota, a bola é recuperada pelos visitantes que lançam de imediato o contra ataque. A bola é bombeada para a entrada da nossa grande área onde o Sandro e o Souza hesitam na abordagem ao lance, sobrando a bola para o extremo direito da Coutada, que de pé direito não perdoa e faz o primeiro golo.
0-2 aos 7 minutos pelo Nº 18. Canto na direita do ataque visitante, Souza lança-se e soca a bola contra o Nélson, indo a mesma bater na barra acabando por sobrar para o Nº 18 que frente à baliza não teve dificuldade para ampliar a vantagem.
1-2 aos 46 minutos por HÉLDER MONTEIRO. Boa jogada de ataque conduzida pelo lado esquerdo através do Nuno Narciso, junto à linha de fundo cruza para a área onde apareceu completamente desmarcado o Hélder a rematar de pé esquerdo, reduzindo desta forma a desvantagem no encontro.
1-3 aos 81 minutos pelo Nº 9. Jogada de insistência do ataque visitante, a bola é colocada na direita do ataque por onde entra o avançado contrário a rematar forte de pé direito, sem hipóteses de defesa para o Souza.
Foto: Logo no primeiro minuto da segunda parte, Hélder Monteiro reduz a desvantagem neste lance.
CRÓNICA DO JOGO:
Esta tarde defrontaram-se em Ota duas equipas do topo da tabela da série 1, IIª divisão distrital, da Associação de Futebol de Lisboa.
Com uma assistência razoável e com uma temperatura agradavel para a prática de futebol, apesar de por vezes o vento ser um pouco forte, entraram em confronto o quarto e o segundo classificado da série acima referida.
O treinador Luis Ferreira regressou ao banco de suplentes, enquanto o técnico adjunto Diogo Carvalho foi castigado pela A. F. de Lisboa com um mês de suspensão.
Há última hora houve a necessidade de chamar o António Faria aos convocados devido à doença que impediu o Pedro Pereira de estar presente esta tarde no Parque dos Linhais.
Para esta partida a equipa técnica fez três alterações em relação à jornada anterior e voltou ao esquema táctico de 4x3x3.
Perderam a titularidade o Márcio Carvalho, o Paulo Filipe e o Luis Gonçalves por troca com o João Franco, estreia absoluta com a camisola do F. C. Ota, Nuno Narciso e Hélder Monteiro, que assim se estreou no onze inicial da equipa de Ota.
Na baliza jogou como habitualmente o Reginaldo Souza, no quarteto defensivo alinharam o João Franco na direita, o Artur Dias na esquerda e o Nuno Jacinto e Marinho a centrais. A trinco jogou o João Santos, apoiado pelos pivots Sandro Ferreira e Nélson Pereira. O ataque foi composto pelo Hélder Monteiro na direita, o Nuno Narciso na esquerda e o Sérgio Paulino no eixo do ataque visitado.
Aos sete minutos de jogo já a equipa da Coutada vencia por duas bolas a zero, mercê de uma entrada em jogo fulgurante, que surpreendeu os nossos jogadores, os quais não tiveram capacidade nem concentração para segurar os impetos atacantes da formação forasteira.
A Coutada empenhada que está na luta pela subida de divisão entrou disposta a resolver cedo o encontro, e conseguiu-o de forma absolutamente irrepreensivel, apresentando um sistema de jogo que priveligiou o futebol directo, colocando rapidamente a bola na frente de ataque onde apareciam quatro ou cinco homens a baralhar por completo as marcações da nossa defensiva.
Demorou a equipa de Ota a reagir e só a meio da primeira parte chegou com perigo relativo à baliza adversária, através de um remate do Hélder Monteiro, hoje o jogador mais inconformado com o desenrolar dos acontecimentos.
Aos vinte e três minutos aconteceu a primeira alteração, com a saida do Artur Dias, entrando para o seu lugar o Nuno Trindade que se posicionou precisamente na esquerda da nossa defesa.
Até ao intervalo o jogo decorreu de forma equilibrada, no entanto as melhores oportunidades de golo ainda foram para a equipa visitante.
No final dos primeiros quarenta e cinco minutos o resultado ajustava-se ao desenrolar da partida.
Ao intervalo o Luis Ferreira deixou nas cabines o João Franco e o Nélson Pereira e trouxe para o rectângulo de jogo o Flávio Anselmo e o Luis Gonçalves.
A táctica para segunda parte foi modificada, passando a equipa a jogar em 4x2x4, com o Flávio, Nuno Jacinto, Marinho e Nuno Trindade na defesa, Sandro e João Santos no meio campo e Hélder, Paulino, Luis e Nuno Narciso numa frente de ataque muito aberta.
Os primeiros cinco minutos da segunda parte forma absolutamente fantásticos e electrizantes com a equipa de Ota a ter uma entrada em jogo absolutamente demolidora, a fazer lembrar o F. C. Ota da época passada.
Logo no primeiro minuto a equipa reduz a desvantagem através do Hélder Monteiro. Aos três minutos da etapa complementar o Nuno Narciso vê um defesa contrário tirar a bola em cima da linha de golo depois de um remate seu e no minuto seguinte, o mesmo jogador, na sequência de um canto cabeceia com a bola a sair rente ao poste esquerdo da baliza da Coutada.
Entretanto a experiente equipa do concelho de Torres Vedras organizou-se, estruturou o seu onze de acordo com a nova disposição táctica da equipa da casa e conseguiu esfriar o fulgor da equipa de Ota.
Aos sessenta e sete minutos a equipa técnica de Ota lança a última cartada na partida fazendo entrar o regressado de lesão David Sopa para o lugar do Nuno Narciso.
Na primeira jogada em que o Sopa intervém pareceu-nos que ficou por marcar uma grande penalidade contra a Coutada por falta na grande área sobre este mesmo jogador.
O jogo aproximava-se do fim e as oportunidades iam surgindo em ambas as balizas, acabando por ser mais feliz a equipa visitante quando a dez minutos do fim fez o terceiro golo e resolveu o desfecho desta partida.
Nos últimos minutos do jogo ainda houve tempo para o árbitro expulsar o Nº 6 da Coutada por acumulação de marelos e para um livre directo apontado pelo Paulino com a bola a sair muito forte, mas por cima da barra adversária.
Em jeito de conclusão a derrota da equipa de Ota aceita-se devido à superioridade da equipa forasteira que só nos cinco primeiros minutos do segundo tempo é que perdeu o controlo da partida. No resto do jogo foi superior e mereceu por inteiro esta vitória, embora a equipa de Ota tivesse feito um excelente inicio de segunda parte, não foi possivel dar continuidade a essa fase, e a equipa da Coutada acabou por voltar a dominar os acontecimentos no terreno de jogo.
Foto: Nuno Narciso passou o guarda redes e rematou para a baliza, sendo a bola aliviada pelo defesa para canto.
FLASHES DA PARTIDA:
2' - Golo da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Coutada (0-1).
6' - Remate forte do Nº 17 em zona frontal à baliza de Ota com a bola a bater em Nuno Jacinto e a passar por cima da barra.
7' - Golo da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Coutada (0-2).
20' - Remate do Nº 20 ao lado do poste esquerdo do Souza.
22' - Hélder Monteiro faz o primeiro remate à baliza adversária, de fora da área, com a bola a sair por cima da barra.
26' - João Franco na direita e junto ao banco de suplentes tenta a sua sorte e efectua um remate em arco, com a bola a sair junto ao poste esquerdo da baliza da Coutada.
27' - Na sequência de um livre directo, o Nº 7 remata forte com a bola a sair ao lado do poste direito da baliza do Souza.
40' - O Nº 22 entra na grande área pela direita do ataque e remata forte com a bola a sair ao lado poste esquerdo do F. C. Ota.
42' - Já no interior da área o Nº 19 remata rasteiro para uma defesa segura do Souza.
46' - Golo do Futebol Clube de Ota (1-2).
48' - Nuno Narciso antecipa-se de cabeça ao guarda redes e remata para a baliza, a bola sai na direcção de um defesa que em cima da linha de golo corta para canto.
49' - Canto na esquerda apontado pelo Sandro para a entrada da pequena área, onde apareceu o Nuno Narciso a cabecear a bola rente ao poste esquerdo da Coutada.
52' - Remate do Nº 10 de fora da área, com o pé direito, para uma defesa segura do Souza.
55' - A defesa de Ota entrega a bola ao Nº 10 na grande área, que não se fez rogado e rematou para defesa do Reginaldo Souza.
66' - Remate forte do Nº 22 de fora da área, com a bola a sair por cima da barra.
67' - Remate do Nº 7 de fora da área, com a bola a sair à figura do Souza.
75' - Livre directo apontado pelo Nº 7, descaído para o lado direito, com a bola a sair por cima da barra.
77' - Remate do Sandro descaído para o lado esquerdo, com o pé direito, saindo a bola à figura do guarda redes visitante.
79' - Excelente tabelinha entre Paulino e Hélder Monteiro à entrada da grande área, com este último a isolar-se e só com o guarda redes pela frente, pegou mal na bola e o remate saiu torto e longe do objectivo.
80' - Livre directo apontado pelo Nº 10 com a bola a sair para o lado direito da baliza de Ota, correspondendo o Souza com uma defesa pouco ortodoxa, mas eficaz com o pé direito evitando que a bola entrasse junto a esse poste.
81' - Golo da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Coutada (1-3).
89' - Livre directo, em zona frontal à baliza da Coutada, apontado pelo pé direito do Sérgio Paulino, com a bola a sair forte mas por cima da barra.
Foto: Nuno Narciso de cabeça falha por muito pouco o alvo aos 4 minutos do segundo tempo.
ARBITRAGEM:
O trio nomeado para a partida desta tarde foi composto pelo árbitro principal Cândido Marques, auxiliado pelo Nélson Matos e Júlio Robalo.
No cômputo geral realizaram uma boa prestação, apenas com o senão de não terem assinalado uma grande penalidade aos 69 minutos contra a Coutada por falta sobre o David Sopa.
Como nessa altura o resultado ainda estava em 1-2, caso esse penalty fosse concretizado a equipa de Ota poderia eventualmente chegar à igualdade no marcador.
Fica esta nódoa, dificil de tirar, que acaba por manchar irremediavelmente uma exibição que estava a ser competente.
No capítulo disciplinar o trio de arbitragem esteve bem mostrando os cartões na hora certa.
DESTAQUE DA TARDE: COUTADA
Na temporada passada já tinhamos ficado com a ideia que esta equipa era das melhores nesta série da IIª divisão distrital.
Este ano temos a certeza que esta é a melhor equipa da série 1, da IIª divisão distrital, da Associação de Futebol de Lisboa.
Depois de vermos todas as equipas a jogar, não temos dúvidas em afirmar que esta é a mais organizada, experiente, objectiva e determinada de todas as equipas desta série.
Se nada de anormal acontecer, esta equipa jogará na Iª divisão distrital na próxima temporada.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes