PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Quarta-feira, 9 de Abril de 2008
TROFÉU REGIONAL RALIS DE ALENQUER

RALI DOS CARREIROS - 06/04/2008

Foto: Mário Pires/Pedro Maia (5º classificados na geral)

 

No passado dia 06 de Abril, disputou-se a segunda prova do troféu regional de ralis. Depois da grande disputa pelos lugares cimeiros no rali que abriu a época, a expectativa era grande para esta segunda prova. Desde logo o regresso de José Merceano, no competitivo Mitsubishi Evo IV, mas também do Nelson Cardoso no seu Golf III, este ultima com a vantagem de correr em casa.

Esta prova teve mais uma vez um elevado numero de concorrentes, (44 equipas à partida). Teve também um excelente público, que se deslocou em grande número até à bonita especial. Desenhada entre pomares e vinhas, com grandes anfiteatros naturais, a fazer lembrar algumas zonas do Montejunto, onde o publico podia assistir a grande parte do troço.

Foto: José Merceano/Francisco Pereira (Vencedor absoluto da prova)

 

A prova ficou marcada pelo abandono prematuro do campeão do ano passado, (Mário Seabra) o que desde logo veio diminuir a luta pelos lugares cimeiros.

A história do vencedor do rali acabou por ser curta, pois o José Merceano entrou a todo gás e logo no primeiro troço consegue uma diferença de 6 segundos para a segunda marca, feita pelo Carlos Valentim no Escort Cosworth. Na verdade o José Merceano acaba por beneficiar na primeira passagem, pois tem o troço mais limpo, porque era um dos últimos pilotos na estrada. Na segunda passagem o Carlos Valentim faz um excelente crono, aproximando-se do tempo feito pelo Merceano, mas foi por pouco tempo, pois na segunda passagem o Merceano desce mais uma vez o seu tempo e começa desde logo a ficar claro, que só um erro pode roubar a vitória ao piloto do Evo IV.

Com o Carlos Valentim no seu competitivo Escort a fazer um rali de grande qualidade, aliado ao grande conhecimento do troço, pois vive a poucos kilometros do mesmo foi difícil para os restantes pilotos lutar, por outro objectivo, que não fosse o ultimo lugar do pódio. E foi essa luta que animou todo o rali, com cinco pilotos em condições de lutar pelo lugar.

Foto: Carlos Gomes/José Pereira (Vencedor da Tração Traseira).

 

Falando agora do carro Nº 4 e da equipa que faço parte, este foi um rali de mais experiências e adaptação ao carro. Depois do primeiro rali, percebemos a necessidade de ajustes mecânicos. A direcção foi melhorada, a suspensão foi revista, não só na altura ao solo, bem como na própria capacidade de resistência. Colocamos também novas pastilhas, com maior tolerância ao calor e um conjunto de pequenas mudanças pouco perceptíveis.

Na primeira passagem pelo troço, aconteceu aquilo que ninguém gosta. Já na contagem decrescente para o arranque, o comissário da partida anula a mesma pois está um carro parado no troço (Mário Seabra, depois de partir o turbo). Depois de resolvida a questão, acabamos por ser nós a abrir o troço, pois o Ricardo Pinheiro que tinha saído antes de nós, também não concluiu o mesmo, sendo atribuído ao Ricardo o nosso tempo na especial. Os 3,49,67 acabaram por ser um tempo razoável, e dava-nos o 3 lugar no final da terceira passagem. Na segunda passagem, e depois de perceber que as modificações nos travões, permitiam uma travagem mais forte e mais tarde, ficou determinado que seria uma passagem de ataque, pois era importante e também possível, baixar o tempo. Foi de facto uma passagem ao ataque, mas onde as coisas não correram nada bem. Fomos demasiado agressivos, com travagens muito no limite, com um salto exagerado, que nos fez aterrar fora da estrada. Quando a táctica era ganhar tempo, acabou por funcionar ao contrário, e perdemos para a nossa primeira passagem cerca de 73 décimas, enquanto os nossos directos adversários acabaram por baixar para o segundo 47, ganhando praticamente 3 segundos à nossa equipa.

Foto: Mário Pires/Pedro Maia, de Ota, pilotando um Toyota Celica.

 

Na parte da tarde, não existia outra alternativa senão atacar e foi isso que fizemos. A luta pelo terceiro lugar era dividida entre nós o Bruno Ferreira, (Lacia Delta) e o Ricardo Pinheiro, (Toyota Celica 4WD).

No terceiro troço conseguimos recuperar quase um segundo para o Bruno, mas voltamos a perder mais de um segundo para o Ricardo. Tudo ficou adiado para a última passagem, e como todos sabem, (nos ralis) normalmente fazemos ultimas passagens muito fortes, a expectativa era muita. E neste caso nenhum de nós podia gerir o quer que fosse, pois éramos os 3 carros a abrir as passagens, e na verdade estávamos todos ao mesmo tempo no troço, logo só podíamos atacar e esperar ser mais forte.

A última passagem foi a nossa melhor com 3,43,85, mas o Bruno esteve muito bem a defender a sua posição, pois faz 3,44,00, garantindo assim o quarto lugar com uma vantagem de menos de um segundo. O Ricardo perdeu dois segundos na última passagem para nós, mas foi suficiente para manter o terceiro lugar na prova com pouco mais de um segundo para o quarto e dois segundos para a nossa equipa que acabou no quinto lugar.

Foi pena não termos conseguido chegar ao 3 lugar, pois esse lugar tinha dado desde já a liderança no campeonato. Estamos ainda assim no terceiro lugar e acredito que esta vai ser uma luta de regularidade, pois são apenas 6 provas e qualquer erro pode custar o afastamento em definitivo da luta pela conquista da vitória final.

Dia 04 de Maio a prova regressa, com o Rali do Sobral. Acredito que a luta pelos lugares do pódio vai continuar bastante dura, mas estamos preparados e motivados a continuar a andar depressa e a lutar pelo melhor lugar, todos os Ralis.

 

Um abraço

 

Pedro Maia 

Foto: Magnífica moldura humana a presenciar este evento automobilístico.

 

PODE CONSULTAR AQUI AS CLASSIFICAÇÕES E OS RESPECTIVOS TEMPOS REGISTADOS.



publicado por BLOGOTA às 19:54
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim