PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
RALI DE LABRUGEIRA

Foto: Mário Pires e Pedro Maia (foto gentilmente cedida por Mondegosport).

 

Teve lugar no passado dia 15 e 16 de Novembro o Rally da Labrugeira. Esta prova “extra campeonato”, serviu para fechar a temporada de rallys regionais e foi a oportunidade de promover um salutar convívio entre os participantes sem a pressão dos resultados, bem como dos pontos para o campeonato. De qualquer forma a prova teve a tutela da FPAK, para que tudo estivesse dentro da legalidade.

Esta foi uma prova diferente. Teve início numa super especial nocturna, dentro da Labrugeira, o que levou algumas centenas de pessoas até ao local, mesmo suportando a temperatura muito baixa daquele dia/noite. Esta super especial tinha cerca de 2 KM divididos entre terra e asfalto, sendo os últimos metros percorridos na já tradicional pista de perecias, e acabando dentro do campo de futebol. Esta primeira PEC de 2 KM feita à noite, serve para divertir os espectadores e para perder o rally, por isso fomos bastante conservadores e acabamos por realizar apenas o 6º tempo a 5 segundos do mais rápido. Foi estranho, pois já não fazia uma especial à noite desde o Cadaval 2006 e tudo parecia bastante diferente.

No domingo dia 16, à hora marcada os carros começaram o Rally. Apesar da prova ser organizada pela FPAK, foi-nos atribuído o numero 15, o que não faz muito sentido, pois acabamos o campeonato na sexta posição. Esta situação acabaria mais tarde por influenciar a decisão do Rally. Fizemos a reclamação deste facto, uns dias antes do rally, mas não fomos atendidos na nossa legítima pretensão. Estávamos bastante confiantes para esta prova, o carro estava em condições óptimas para a prova, depois dos problemas com a direcção assistida, no ultimo rally. Fizemos um bom teste de estrada uma semana antes na pista de auto-cross da Carvoeira e tudo estava bem com o carro.

Na partida para a 2ª Pec na manhã de domingo, verificamos que existia uma pequena fuga de água o que levou a alguma apreensão. Depois do arranque, tomei mais atenção às temperaturas do que às notas, pois estávamos preocupados com a fuga, felizmente tudo acabou bem e fizemos o melhor tempo da 1º passagem da manhã, deixando o Mário Seabra a mais de 5 segundos e o António Nunes (Sierra Cosworth), a mais de 9 segundos. Num troço de 7KM estas diferenças eram bastante significativas.

No arranque para a segunda passagem da manhã, e depois de resolvido o problema da fuga, sabíamos que tínhamos de atacar, pois os nossos concorrentes iam querer responder ao nosso bom tempo da primeira passagem. Na segunda passagem, com mais confiança ainda, fizemos um tempo “canhão” deixando o Mário Seabra a mais de 15 segundos e o António Nunes a cerca de 13 segundos. Para a entrada da última prova especial de classificação, “PEC”, e depois de termos sido justamente penalizados com 20 segundos por entrada tardia no parque de assistência, arrancamos ainda assim, com cerca de 1 segundo de vantagem para o Mário Seabra e pouco mais de 1 segundo para o António Nunes. Ou seja, no arranque da última especial estava-mos na frente do rally mesmo depois da penalização.

A última especial para nós é normalmente feita com muita confiança, e tendo em conta os tempos tudo apontava para uma vitória nossa, com mais ou menos dificuldade, até porque a diferenças de tempos em prova eram bastante significativos. Nessa lógica bastava ser rápido e esperar pelo tempo do Seabra e o António Nunes.

Como este ano já nos tinha acontecido quase tudo, faltava apenas ser obrigado a parar no troço, por problemas de outros concorrentes. E foi isso que aconteceu, na parte final do troço, numa zona apertada, o Mazda 323 4WD, sofreu um despiste arrancou uma das rodas e ficou imobilizado no troço, o que levou um comissário a interromper a nossa prova. Percebi imediatamente que tínhamos acabado de perder o rally, pois segundo o regulamento iria ser-nos atribuído o melhor tempo do concorrente a terminar a prova em condições normais antes do acidente. Ora esse concorrente era o Daniel Ferreira, (BMW325 IX) e na última passagem realizou o seu melhor tempo, 5,57,02., com a atribuição deste tempo, acabamos a prova em segundo lugar a cerca de 15 segundos do vencedor que foi o António Nunes e com uma vantagem de 41 segundos para o 3º classificado que foi o Daniel Ferreira.

Não ficou espelhado na classificação o verdadeiro andamento do rally, mas existem regras e afinal temos de as respeitar, embora este caso seja de uma enorme injustiça. No primeiro rally deste ano, perdemos o segundo lugar à geral, porque o colégio de comissários, “a bem da verdade na estrada” (expressão usada pelo director do colégio de comissários) resolveu não aplicar as regras. Nesta prova, a bem das regras, o mesmo colégio de comissários resolveu aplicar as regras e dar-nos um tempo de um concorrente que não deveria estar a partir à nossa frente, (como referi no inicio da crónica, a lista estava errada) e que o seu melhor tempo no rally é 24 segundos pior que o nosso melhor. Dito de outra forma, o seu melhor tempo é 12 segundos que o nosso melhor.

Mais tarde na crónica final do ano, vou falar um pouco sobre estas injustiças.

Um segundo lugar para a dupla que foi mais rápida em todo o rally, mesmo assim saímos razoavelmente satisfeitos, pois o carro esteve sempre muito bem, o que nos motiva ainda mais para o campeonato de 2009.

 

Um abraço a todos

Pedro Maia

 

Para consultar a classificação completa clique aqui



publicado por BLOGOTA às 18:30
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim