PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Quarta-feira, 4 de Março de 2009
RESCALDO DO 3º RAID MARATONA BTT NO CAMARNAL

Foto: Equipa de BTT do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA

 

A Sociedade Recreativa do Camarnal levou a efeito no passado domingo, dia 1 de Março, a 3ª edição do Raid Maratona do Camarnal em BTT.

A prova rainha tinha um percurso de 80 kms, sendo que uma boa parte dele era feito pela freguesia de Ota, com particular destaque para a passagem pelo rio de Ota e subida da Serra de Ota, pelo caminho dos Mouros.

Para além da maratona, realizou-se uma mini-maratona com cerca de 40 kms, a maior parte deles percorridos na zona da Auto-estrada do Norte (A1), e um passeio pedestre.

A equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA fez-se representar em peso, com nove elementos inscritos: David Ventura, Alexandre Esteves, Paulo Inácio, Marco Alegre, Tiago Fragata e Denis Amaro, todos na Maratona; Henrique Santos, Duarte Barreto, Jorge Gonçalves na Mini Maratona.

O Duarte Barreto é a mais recente aquisição da equipa para a temporada que agora se inicia, e para já participou apenas na Mini Maratona, obtendo um extraordinário 2º lugar no final, com tempo de 1h. 37m. 29s.

O Henrique Santos ficou em terceiro também nos 40 kms, com 1h. 42m. 50s, enquanto o Jorge Gonçalves foi o azarado do dia, devido a uma queda logo nos quilómetros iniciais que o obrigou a uma deslocação forçada ao Hospital de Vila Franca de Xira.

Entretanto, o trio de ataque de Ota, composto por mim, pelo Licínio e pelo João, optou por deixar as máquinas em casa e veio para a estrada apoiar os atletas da nossa equipa.

Logo na partida deu para ver que iria ser uma prova bem disputada, porque para além dos nossos atletas, apresentaram-se nomes consagrados do BTT português como o Marco Sousa, vencedor da prova do ano passado e também da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) em 2008, o qual, para muitos è considerado o melhor betetista português da actualidade.

Para além deste claro favorito à vitória, havia também que contar com o seu irmão Bruno Sousa, com os ex-ciclistas profissionais de estrada Micael Isidoro e Hélder Miranda (Ex-S.L.Benfica), para além de outros atletas que competem regularmente em provas oficiais, nomeadamente, na já referida Taça de Portugal de Maratonas (XCM).

Foto: Os primeiros a passar no Vale das Pedras / Ota, com Tiago Fragata bem posicionado na frente da corrida.

Foto: David Ventura (Mitra) no Vale das Pedras, ligeiramente atrasado em relação aos primeiros, porque na transição do alcatrão para a terra foi empurrado para fora da estrada, mas rapidamente recuperou a sua posição no grupo da frente.

 

A partida foi dada pelas 9h. 15m, com os ciclistas a dirigirem-se no sentido de Alenquer.

Depois da partida, dirigimo-nos para a estrada entre o Camarnal e Cheganças para os ver sair do alcatrão, entrando finalmente em caminhos de terra na zona do Alvarinho. Nesta altura ia um grupo com cerca de trinta ciclistas na frente, onde se incluíam todos os da equipa de Ota.

A nossa próxima paragem foi já na nossa freguesia, mais concretamente no Vale das Pedras, onde já passou um grupo mais restrito, com cerca de 15 elementos, na frente da maratona, onde se incluíam o Tiago Fragata e o David Ventura. Com pouco atraso vinham o Paulo Inácio, o Alexandre Esteves e o Marco Alegre, todos do C.S.R.D. Ota.

Do Vale das Pedras seguimos para o rio de Ota/Olhos de Água, ainda na freguesia de Ota.

Quando o primeiro aqui chegou já trazia cinco minutos de avanço sobre o segundo. Nesta altura, com cerca de 40 kms de prova, o Marco Sousa já ia confortavelmente no primeiro lugar.

Na sempre espectacular passagem pelo rio de Ota (temos depois para divulgar alguns vídeos), o segundo e terceiro a passar foram o Micael Isidoro e o Hélder Miranda, logo seguidos pelo Bruno Sousa e mais dois atletas.

Pouco tempo depois passaram neste local o David Ventura e o Tiago Fragata, em sétimo e oitavo, respectivamente.

Bem classificados também seguiam os restantes elementos da equipa de Ota, sempre entre os vinte e cinco primeiros da classificação.

Foto: Alexandre Esteves quando alcançou o topo da Serra de Ota contou com uma preciosa ajuda do Licínio e do João.

Foto: Marco Alegre seguia logo atrás do Xana e também teve direito a um apoio especial da parte do pessoal.

 

A próxima paragem foi no alto da Serra de Ota, onde já não chegamos a tempo de ver os primeiros a passarem, mas onde aproveitamos para dar apoio moral aos restantes elementos da equipa que seguiam em bom ritmo, pela seguinte ordem: Alexandre Esteves, Marco Alegre e Paulo Inácio.

Do alto da serra descemos para próximo da Linde, em Cheganças, onde mais uma vez não vimos os primeiros, mas voltamos a apoiar os outros atletas do C.S.R.D. Ota, onde neste ponto do percurso o Marco Alegre seguia à frente do Paulo Inácio e o Alexandre Esteves tinha-se atrasado um pouco devido a um furo.

Foto: Paulo Inácio a sair do alcatrão depois de atravessar a E.N.1 e a seguir em direcção ao campo de futebol da S. R. de Cheganças.

   

Depois da passagem dos atletas da nossa equipa partimos em direcção a Vila Nova da Rainha e fomo-nos posicionar ao lado do rio de Ota, junto ao viaduto da A1.

Neste local deu para assistir à passagem de alguns atletas que participavam na prova dos 40 kms, e pouco antes do meio-dia passou o Marco Sousa com mais de dez minutos de vantagem para o segundo classificado, Micael Isidoro. Passados cerca de 5/6 minutos, e para grande surpresa passou o Tiago Fragata (CSRD Ota) e o Bruno Sousa. Gritamos bem alto para o Tiago que ele seguia no terceiro lugar, mas ainda havia que se tentar livrar da concorrência do seu opositor de circunstância.

Esperamos mais uns minutos e pouco depois passou o David Ventura na oitava posição, mas com o sexto a cerca de um minuto e o sétimo junto a ele.

Foto: Marco Sousa, o grande vencedor, a dobrar alguns betetistas que participaram nos 40 kms e a seguir em direcção à meta situada no largo principal do Camarnal.

Foto: Micael Isidoro, o segundo classificado, aqui também a passar pelo viaduto da A1, junto a Vila Nova da Rainha e a seguir para a meta.

Foto: A luta mais renhida entre os primeiros estava guardada para o 3º lugar, entre o Tiago Fragata e o Bruno Sousa. Com pouco quilómetros deste local até à meta, restava saber qual deles teria guardado mais forças para a ponta final.

 

Do local onde estávamos, seguimos para a zona de meta, no Largo do Coreto, no Camarnal, onde já haviam cruzado a meta o vencedor, Marco Sousa e o 2º classificado, Micael Isidoro.

A curiosidade era muito para saber se o Tiago tinha conseguido ou não livrar-se do Bruno Sousa e para grande satisfação de todo o staff da equipa de Ota, o nosso atleta não só terminou num brilhante 3º lugar, como ainda conseguiu dar nos últimos quilómetros cerca de um minuto de avanço para o 4º classificado.

Aguardamos mais uns minutos e foi também com enorme orgulho e grande satisfação que vimos o Mitra (David Ventura) terminar na 6ª posição, depois de nos últimos quilómetros ter ultrapassado dois atletas que seguiam à sua frente.

Os restantes elementos da equipa de Ota também fizeram uma excelente prova, com destaque para a 16ª posição do Marco Alegre.

Paulo Inácio ficou na 26ª posição e logo a seguir terminou o Alexandre Esteves, que se não tem tido o azar de furar ficaria provavelmente nos quinze primeiros da geral individual.

Denis Amaro terminou a sua prova no 38º lugar depois de ter feito a maratona, ainda à procura de melhorar a sua forma física, a fim de atacar a época 2009.

Em resumo, esta prova serviu de ensaio geral para a época oficial de provas que se aproxima a passos largos, e sem dúvida que os nossos atletas deixaram excelentes indicações para o futuro.

Foto: David Ventura, sexto classificado, na altura em que completou a sua prova na localidade do Camarnal, em Alenquer.

 

Classificações:

Mini – Maratona 40 kms

1º: Edgar Oliveira (Millennium BCP) – 1h. 34m. 10s.

2º: Duarte Barreto (C.S.R.D. Ota / LPA) – 1h. 37m. 29s.

3º: Henrique Santos (C.S.R.D. Ota / LPA) – 1h. 42m. 50s.

4º: Nuno Prazeres (Millennium BCP) – 1h. 44m. 05s.

5º: Sérgio Ventura (Individual) – 1h. 56m. 01s.

Jorge Gonçalves do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA, desistiu devido a queda.

Terminaram a meia maratona 120 atletas.

Patrícia Barata (Caminhos do BTT) foi a melhor atleta do sexo feminino, terminando na 36ª posição, com 2h. 32m. 30s.

 

Maratona 80 kms

1º: Marco Sousa (Benebike) – 2h. 57m. 42s.

2º: Micael Isidoro (Hilzy Bicicletas) – 3h. 10m. 11s.

3º: Tiago Fragata (C.S.R.D. Ota / LPA) – 3h. 14m. 36s.

4º: Bruno Sousa (Casa de Benfica de Pataias) – 3h. 15m. 27s.

5º: Renato Hernandez (Despertar S.C.) – 3h. 17m. 16s.

6º: David Ventura (C.S.R.D. Ota / LPA) – 3h. 20m. 06s.

7º: Pedro Pinheiro (Dinozoo/Clube do Mato) – 3h. 20m. 08s.

8º: Licínio Sousa (Casa de Benfica de Pataias) – 3h. 20m. 20s.

9º: Hugo Ferro (Individual) – 3h. 23m. 06s.

10º: João Paulo (Kompedal) – 3h. 24m. 48s.

11º: Hélder Miranda (Motovedras) – 3h. 24m. 50s.

12º: Nuno Catarino (Individual) – 3h. 27m. 14s.

13º: Paulo Lopes (GNP) – 3h. 30m. 46s.

14º: Márcio Pipoca (Kompedal) – 3h. 37m. 17s.

15º: Alexandre Marques (Casa Benfica de Pataias) – 3h. 39m. 20s.

16º: Marco Alegre (C.S.R.D. Ota / LPA) – 3h. 39m. 53s.

26º: Paulo Inácio (C.S.R.D. Ota / LPA) – 3h. 54m. 58s.

27º: Alexandre Esteves (C.S.R.D. Ota / LPA) – 3h. 57m. 18s.

38º: Denis Amaro (C.S.R.D. Ota / LPA) – 4h. 24m. 50s.

Terminaram a Maratona 55 atletas.

Patrícia Serafim (individual) foi a única atleta do sexo feminino a completar os 80 kms, e fê-lo em 5h. 04m. 52s, na 45ª posição.



publicado por BLOGOTA às 19:17
link do post | comentar | favorito

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim