PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Quarta-feira, 11 de Março de 2009
RESCALDO DAS 24 HORAS DE CORUCHE EM BTT

Foto: Gonçalo Penedo foi o primeiro a entrar em competição, fazendo logo 5 voltas seguidas, colocando a equipa no 1º lugar da categoria.

 

A equipa de BTT do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA deslocou-se no passado fim de semana, 7 e 8 de Março, até à bonita vila de Coruche, a fim de disputar as 24 horas de BTT, num circuito com cerca de 9 quilómetros, que tinha como ponto de partida/chegada a praça de touros daquela localidade.

O percurso rodeava a vila e tinha como pontos mais complicados de ultrapassar duas descidas e três subidas (uma delas impossível de fazer em cima da máquina).

Havia dois atravessamentos na estrada nacional que durante o dia teve policiamento a controlar a passagem dos atletas e que de noite não existiu, pondo em causa a integridade física dos participantes que tinham de ter o máximo de cuidado nessas duas passagens pelo alcatrão.

A descida imediatamente antes da subida pela calçada também era muito perigosa, com uma caixa em cimento bem no meio do caminho que causou alguns problemas e quedas a alguns betetistas menos prevenidos, enquanto outros optaram por fazer esta descida a pé.

Depois seguia-se a famosa subida pela calçada, que alguns atletas começavam a fazer pela direita, depois passavam para esquerda e já perto do final faziam-na novamente pela esquerda. Muitos atletas optaram por fazê-la a pé, pela escadaria.

Seguia-se um topo, onde havia um abastecimento e controlo de passagem de atletas, depois atravessava-se a estrada nacional e havia uma parede, que duvido que algum participante tenha feito montado em cima da máquina.

O trajecto seguia junto à Escola, num single track técnico, mas perigoso, o declive para o lado esquerdo era muito acentuado, depois voltavam a entrar em alcatrão numa zona sem trânsito automóvel e depois era sempre a descer até atingirem a margem do rio Sorraia, não sem antes fazerem outro atravessamento na estrada nacional.

O percurso junto ao rio era muito bonito, numa zona bem arranjada, a passagem inferior à ponte também não era fácil de ultrapassar e voltavam a entrar na zona de assistência e praça de touros.

Foto: Já com a noite a cair, o David Ventura foi o quarto elemento da equipa de Ota a competir no circuito de Coruche.

   

Da equipa de Ota participaram os seguintes elementos: David Ventura, Gonçalo Penedo, Alexandre Esteves, Paulo Inácio, Tiago Fragata e Duarte Barreto, este último em substituição do Nuno Cunha, que ainda se encontra a recuperar de um problema de saúde, que também o impediu de participar no Raid Maratona do Camarnal.

A partida foi dada pelas 14 horas de sábado, com o Gonçalo Penedo a abrir as hostilidades e a fazer 5 voltas num ritmo infernal que colocou logo a nossa equipa em primeiro lugar na sua categoria (equipa de 6 elementos).

Havia diversas categorias nesta competição: Solo (masculino/feminino), Equipas 4/6 (masc./femi.) e Equipas Mistas 4/6.

Depois do Penedo seguiu-se o Tiago Fragata em prova. A sua prestação ficou marcada por um furo na sua segunda volta que o fez perder cerca de 15 minutos, caindo assim a nossa equipa para a segunda posição da geral.

O terceiro atleta a entrar em prova foi o Paulo Inácio, seguiu-se o David Ventura já com a noite a cair, depois entrou em competição o Alexandre Esteves e já depois das 20 horas voltou ao circuito o Gonçalo Penedo.

Foto: David Ventura depois de fazer duas voltas em 47 minutos, posou para a fotografia juntamente com o «trio de ataque», que se deslocou propositamente a Coruche para apoiar a nossa equipa.

   

O Duarte Barreto apenas chegou a Coruche já a noite ia alta e sentiu algumas dificuldades quando entrou no circuito, devido ao facto de não ter feito o reconhecimento e também por se ter avariado a sua máquina.

Durante a noite todos os atletas de Ota iam fazendo 2/3 voltas de cada vez e a equipa chegou a liderar a classificação durante algumas horas.

Depois, de repente, passaram para o segundo lugar sem que os tempos que iam fazendo o justificassem. As «más-línguas» dizem que houve muito «atalhanços» durante a madrugada, inclusivé, dizem os que viram, havia um veículo todo-o-terreno a servir de ascensor numa das subidas mais complicadas.

Tudo isto aconteceu porque a organização, dita profissional, deixou de ter elementos a controlar todo o percurso, originando que alguns atletas menos sérios, aproveitassem para fazer batota.

Foto: Gonçalo Penedo a aquecer para voltar a entrar no circuito e Miguel Pancadares que apoiou incansavelmente a equipa durante as 24 horas de competição.

 

Foi pena ter acontecido esta situação durante a madrugada, porque o ambiente em redor desta prova foi formidável, nomeadamente na zona da praça de touros, onde estava montado todo o «quartel-general» desta mega operação desportiva.

Sem sombra de dúvidas, a equipa de Ota teria sido a vencedora, caso o percurso fosse cumprido integralmente por todos os elementos em competição.

Os atletas do C.S.R.D. de Ota / LPA manifestaram junto da organização e da Federação Portuguesa de Ciclismo a intenção de protestar contra os resultados finais, em resposta receberam uma ameaça que caso seguissem com o protesto para a frente, ambas as equipas seriam desclassificadas. Não se percebeu muito bem esta solução, mas como se costuma dizer, mais vale 300 euros do lado de cá, do que nada. De qualquer forma os primeiros receberam 750 euros que premiaram a batotice.

Bom…receberam è uma forma de dizer, porque no final da competição os vencedores das várias categorias foram chamados para o pódio, mas não houve troféus (a organização desculpou-se com a falta de chapas), nem houve os «cheques» com os valores monetários prometidos.

Prometido ficou, pelos organizadores, que todos iriam receber os troféus e os cheques no decorrer desta semana. Aguardemos pacientemente, e se, se justificar voltaremos a este assunto. Esperemos sinceramente que não seja necessário, a bem do desporto em geral, e do BTT em particular.

No final, apesar destes contratempos, a rapaziada de equipa do C.S.R.D. de Ota / LPA estava contente e satisfeita com a prestação durante as 24 horas de prova.

Foto: Pedro Maia, preparador físico da equipa do C.S.R.D. Ota/LPA participou a solo e ficou num brilhante 9º lugar, com 35 voltas, em 23h. 51m. 52s.

Foto: Sónia Lopes, à esquerda, vencedora individual. À direita, o vencedor individual, Ricardo Melo e ao centro um dos elementos da equipa mista vencedora destas 24 horas de Coruche em BTT.

 

24 HORAS DE CORUCHE 2009

 

Classificação Equipas Masculinas:

1º - BICICLETAS SANTIAGO MÉRIDA/CASTELO BRANCO

(Francisco Simões/Pedro Pereira/António Catarino/Marco Macedo/Miguel Salvado/José Salvado)

59 Voltas = Tempo Total: 24h. 15m. 27s.

2º - CENTRO SOCIAL RECREATIVO E DESPORTIVO DE OTA/LPA

(David Ventura/Gonçalo Penedo/Alexandre Esteves/Duarte Barreto/Tiago Fragata/Paulo Inácio).

58 Voltas = Tempo Total: 24h. 09m. 57s.

3º - TÓ BIKES

(Marco Anacleto/Leonel Canelas/Sérgio Silva/Patrício Rebola/Fabrício Esgueira/Pedro Fernandes).

58 Voltas = Tempo Total: 24h. 24m. 19s.

4º - MAIS CORPO BTT

(Carlos Antunes/Rui Pires/Luis Pires/David Frazão)

57 Voltas = Tempo Total: 24h. 14m. 55s.

5º - LOJA DE TINTAS DE CORUCHE, LDA

(Pedro Bento/Ismael Graça/Rui Fonseca/Pedro Feliciano)

56 Voltas = Tempo Total: 24h 10m. 44s.

Classificaram-se 97 equipas masculinas

Foto: Equipa de BTT do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA que conquistou um brilhante 2º lugar nas 24 horas de Coruche. Em baixo, Alexandre Esteves. Em pé, da esquerda para a direita: Paulo Inácio, Duarte Barreto, Gonçalo Penedo, David Ventura e Tiago Fragata.

   

Classificação Equipas Femininas:

1º - LARANJOLAS GIRLS TEAM – BTT SÔR

(Vera Nunes/Ana Gomes/Ana Martins/Joana Seco)

38 Voltas = Tempo Total: 24h. 04m. 52s.

2º - PEDALADELAS

(Filipa Queiroz/Sofia Silva/Ana Baptista/Elisabete Broco/Sandra Gomes/Cristina Marques)

36 Voltas = Tempo Total: 24h. 19m. 01s.

 

Classificação Equipas Mistas:

1º - BTTRILHOS – MASSAMÁ

(Davide Marques/José Melitão/José Silva/Sandra Araújo)

58 Voltas = Tempo Total: 24h. 00m. 51s.

2º - E. M. D. BTT AVIS

(Fernando Rosado/Paulo Rosado/Sílvia Bartolomeu/Tiago Serrano/Bruno Martins/Pedro Casqueiro)

55 Voltas = Tempo Total: 23h. 48m. 06s.

3º - OS GATOS – NÚCLEO BTT DE VILA FRESCA

(Joaquim Dordio/Sónia Carvalho/Filipa Fernandes/Miguel Silva/Bruno Costa/António Pires)

49 Voltas = Tempo Total: 24h. 00m. 52m.

Classificaram-se 17 equipas mistas

 

Classificação Solo Masculinos:

1º - RICARDO MELO (Individual)

45 Voltas = Tempo Total: 24h. 01m. 39s.

2º - RODOLFO DIAS (Team Bike Zone / Scott / A.D.A.)

43 Voltas = Tempo Total: 24h. 01m. 43s.

3º - JOSÉ GOMES (Geapro / Bike Magazine)

42 Voltas = Tempo Total: 24h. 24m. 38s.

Classificaram-se 61 atletas masculinos a solo

 

Classificação Solo Femininos:

1ª – SÓNIA LOPES (Orbea – GoldNutrion)

31 Voltas = Tempo Total: 24h. 01m. 50s.

2ª – ELIZABETE ROUXINOL (Individual)

25 Voltas = Tempo Total: 22h. 53m. 34s.

3ª – FILIPA GONÇALVES (S.C. Leiria e Marrazes / Fatibike)

25 Voltas = Tempo Total: 24h. 01m. 50s.

Classificaram-se 5 atletas femininas a solo

Foto: A foto de família das três equipas que ficaram nos primeiros lugares.



publicado por BLOGOTA às 18:51
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De Anónimo a 11 de Março de 2009 às 23:45
Boas
Acho de muito mau gosto falarem de batotice relativamente ao lugar obtido pela equipa vencedora,porque não aconteceu nada de isso.
Arranjarem desculpas para a derrota tudo bem...mas inventarem coisas destas tudo mal,porque se essa situaçao se tivesse verificado deviam ter protestado porque a verdade vem sempre ao cimo e o que viria ao cimo foi o que se verificou no final da prova a equipa Bicicletas Santiago Merida com todo o merito desportivo foi mais rapida que a equipa da ota.


De Lance a 12 de Março de 2009 às 11:45
A melhor forma de esclarecer esta situação è a organizaçãp publicar os tempos volta a volta.


De Miguel Ferreira a 13 de Março de 2009 às 12:13
Apesar de tudo o que se possa ter acontecido, gostaría de dar os parabéns á equipa de OTA pelo excelente segundo lugar obtido na classificação final.


De Francisco Alves a 13 de Março de 2009 às 21:10
Que existiram muitas situações estranhas nesta prova existiram! Não tenho experiência neste tipo de provas, mas quando existe uma organização que nem sequer consegue cumprir com o que está escrito no regulamento, isso diz tudo!
Penso que esta desorganização nunca mais deveria voltar a organizar uma prova, especialmente em Coruche porque não tem capacidade nem competência para tal!
Não foi capaz de cumprir com os horários inicialmente estabelecidos! Durante a noite faltou a alimentação o que afectou especialmente os concorrentes Solo, a água foi dada durante muito tempo em copos. Os comissários de pista estavam mal colocados e faltavam mais pontos de controlo! Havia apenas um ponto de controlo electrónico dos concorrentes e dois manuais, um deles coincidente com o electrónico. Muito grave foi o facto que durante a noite um dos postos onde estavam dois “comissários” ter sido abandonado!
Mesmo que os recursos fossem estes deveriam ter sido distribuídos de outra forma ao longo do percurso!
Só para dar um exemplo, a minha equipa teve o azar de perder o chip e não foram contadas duas voltas, dessas duas voltas a organização só considerou uma, mesmo com os registos manuais não foi feita a correcção devidamente!
Da próxima vez que pensar em participar num evento deste tipo vou verificar primeiro quem é o organizador!
Espero que estes senhores não estejam cá para o ano! Nunca se viu uma prova em que os chips tivessem de ser trocados de bicicleta para bicicleta!
Se quiserem ver o que é uma organização venham às 24 horas de Lisboa no Monsanto!


De João Pereira a 16 de Março de 2009 às 21:16
Não fiquem revoltados com a equipa do CSRDO/LPA pois os comentários deste blog são inteiramente da responsabilidade do blogger Rui, por isso são comentários pessoais! Mas cheira-me que sentiu um ligeiro "toque" nas palavras descritas...


De rmb a 16 de Março de 2009 às 22:25
Não percebi o «toque», João!


De Pedro a 4 de Maio de 2009 às 16:10
Entao o bloguer rui antes de escrever as asneiras e bacuradas que aqui escreveu que pense. Vá ver os resultados da equipa da ota na primeira prova de xcm em estremoz e veja da equipa merida. Com todo os respeito que tenho pelos atletas da ota nesta fase so tem o Penetra a andar bem.


De rmb a 4 de Maio de 2009 às 20:13
Parece que te esqueceste da Maratona de Alte. E o «Penetra» foi forçado a desistir, senão a diferença seria bem maior. Cumprimentos.
Em relação ao que se passou em Coruche, tanta defesa até dá a sensação que têm o rabo preso. Publiquem os tempos volta a volta e a polémica fica resolvida de uma vez por todas. Até na reportagem televisiva referiram a vergonha que foi a competição durante a madrugada.


De Pedro a 4 de Maio de 2009 às 23:35
Lol em alte o conguito furou quando ia nos 30 primeiros com o raskete e o bica a 20 km do fim e o catarino caiu logo a inicio o chico fez 28, e a equipa da ota fez o que? Nao quero falar mais sobre isso aprendam a ser derrotados e nao inventem desculpas.
Pedalem com classe e com dignidade que é coisa que voces nao teem, a frnte sao amigos nas costas vao dizer que que os outros fazem batota tenham vergonha na cara


Comentar post

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim