A generalidade dos atletas que participaram nesta 3ª prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) que decorreu em Arcos de Valdevez, considerou-a a mais dura dos últimos anos nesta vertente competitiva do BTT nacional.
No entanto por paradoxal que pareça, ou talvez não, foi aquela em que os atletas da equipa do Centro social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA conseguiram os melhores resultados individuais e colectivo.
Deslocaram-se até ao alto minho apenas 5 atletas: David Ventura, Gonçalo Penedo, Fábio Vitorino, Paulo Inácio e Denis Amaro. Os restantes por diversos motivos, entre os quais se destaca o facto desta prova ser disputada a mais de
A equipa arrancou bem cedo, no sábado dia 16, pelas 9 horas da manhã, desde a loja R Bikes em Ota e chegaram ao destino às 14 horas, ficando instalados em casa de outro atleta, que reside no Porto Alto e que lhes ofereceu, à troca de companhia na viagem, pernoita na habitação dos seus pais. De referir que o atleta em causa foi o José Silva (CDC Faiões / Streetbike), que terminou a prova no último lugar (133º), com o tempo total de 7h. 32m. 53s., e ao qual toda a comitiva do C.S.R.D. OTA / LPA agradece encarecidamente.
A estadia em Arcos de Valdevez ficou marcada pela imensa chuva que caiu desde que chegaram até ao final da prova no Domingo. Ainda no sábado, o único atleta de Ota que aproveitou para efectuar um treino de preparação foi o Gonçalo Penedo, enquanto os restantes descansaram duma viagem bastante cansativa.
No Domingo a prova começou à hora marcada, 11 horas, sempre acompanhada de chuva, frio, nevoeiro e muita, mas mesmo muita lama.
David Ventura foi o melhor atleta de Ota, ao terminar num brilhante 22º lugar, com 5h. 09m. 41s. A prova do David foi muito regular, não teve nenhum problema mecânico e fisicamente também soube dosear o esforço, de forma a conseguir concluir a prova com a melhor classificação, desde que enverga as cores do C.S.R.D. OTA / LPA. Na parte final da etapa, quando seguia no encalce do Alfredo Hernandez (Sportzone / Despertar S.C.) e preparava-se para discutir o 21º lugar ao sprint, passaram pelo acidentado José Silva (B.T.Trilhos) e decidiu, a bem da sua integridade física, abdicar da luta por esse lugar na classificação individual.
O Gonçalo Penedo começou muito forte, como é seu timbre, e andou na frente da corrida até ao 1º abastecimento, sensivelmente ao quilómetro 18, acabando depois por furar, perdendo o contacto com os homens da frente. Após este azar, o Gonçalo, encetou uma espectacular recuperação, a qual, foi muito prejudicada devido a duas quedas que o atrasaram ainda mais em relação aos primeiros. De qualquer forma, o nosso atleta, consegui terminar no 30º lugar, gastando 5h. 15m. 05s.
Foto: Fábio Vitorino (em segundo plano), com o dorsal 163, numa das zonas de abastecimento da Maratona de Arcos de Valdevez.
O Fábio Vitorino, pela segunda vez consecutiva (Alte e Valdevez) teve o mérito de ser o terceiro atleta da equipa a cortar a linha de meta, fechando assim a pontuação para a classificação por equipas. O atleta de Ota finalizou a prova na 73ª posição, gastando o tempo de 5h. 40m. 11s., fazendo uma etapa regular, na qual, não teve problemas técnicos de assinalar.
O Denis Amaro fez uma prova ao seu ritmo, sem entrar em loucuras, doseando o esforço durante os duríssimos 80 e tal quilómetros. A sua prestação ficou ainda afectada pela queda grave que sofreu em Alte, da qual ainda se encontra
Finalmente, o Paulo Inácio começou muito forte, mas no 3ª abastecimento, aos
Por equipas, o Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA, ficou no 9º lugar, com 125 pontos (22+30+73), entre 19 equipas que terminaram com três atletas classificados. Com este resultado, a equipa de Ota, aproximou-se do objectivo, que é de ficar nas dez primeiras equipas classificadas no final da época.
Depois de concluida a prova e a cerimónia de entrega de prémios, foi tempo de regressar a casa. A equipa saiu de Arcos de Valdevez por volta das 19 horas e só perto das 2 horas da manhã de segunda feira é que chegou à localidade de Ota.
Nota final para um agradecimento especial de todos os atletas, para o João Penedo e o Viriato, pelos abastecimentos proporcionados durante a prova.
A próxima prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) foi alterada de dia 7 de Junho, para o feriado de 11 do mesmo mês, em Manteigas.
Foto: Denis Amaro (de costas), com o dorsal 155, na altura em que se preparava para iniciar a 3ª prova da Taça de Portugal de Maratonas.
Nota: As fotos publicadas nesta reportagem são da autoria de Nuno Moreira. Os nossos agradecimentos pela disponibilização das mesmas.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes