Foto: Gonçalo Penedo concentrado antes do arranque para a prova de Elites.
Fantástica, é a melhor adjectivação que podemos atribuir à prestação que o Gonçalo Penedo (C.S.R.D. OTA / LPA) fez, ontem, dia 19 de Julho, em Rio de Mouro, no Campeonato Nacional de Cross Country 2009.
O atleta da equipa de Ota participou na principal categoria destes campeonatos nacionais, em Elites, e conquistou um brilhante 8º lugar na geral individual.
O fim-de-semana competitivo, em Rio de Mouro, começou no sábado, dia 18 de Julho, com a realização de diversas provas, em categorias distintas, que serviram de aperitivo ao que aconteceu no dia seguinte.
No sábado estava prevista a estreia da atleta, Manuela Carvalho, do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA, na categoria de Veteranas, mas por motivos de saúde, a mesma, viu-se impedida de participar na prova.
Foto: Gonçalo Penedo iniciava a sua sétima volta ao circuito de Rio de Mouro.
Voltando ao Gonçalo Penedo, referimos que o nosso atleta fez uma prova de trás para a frente, sempre a recuperar lugares desde a partida, na qual saiu, sensivelmente, do meio do pelotão de 38 unidades que participaram na categoria de Elites.
No final da primeira volta, já o David Rosa (Centro Estudos de Fátima) levava uma ligeira vantagem do Campeão Nacional em título, Luis Leão Pinto (Lacoviana / Edaetech / Bicicletas Lavarinhas) e do actual líder da Taça de Portugal de Cross Country (XCO), José Melitão, do Grupo Desportivo Volta da Pedra. Nessa altura o Gonçalo rodava entre o 15º e o 16º lugar.
Entre a 2ª e 3ª volta, a um circuito com cerca de 5 kms, o Luis Leão Pinto desistiu e o José Melitão furou numa zona distante da assistência técnica vendo-se forçado, também, a abandonar a disputa do título nacional.
O Gonçalo Penedo que fez um inicio de prova cauteloso, devido aos muitos problemas técnicos que o têm afectado nas provas da Taça de Portugal, foi acreditando nas suas potencialidades e na fiabilidade da sua máquina, começando a ganhar lugares a cada volta que completava.
Entretanto o David Rosa ia fazendo volta atrás de volta na frente da corrida, dando-se ao luxo de parar em duas ou três delas, na zona da assistência, para trocar de pneus, e ainda assim mantinha uma vantagem confortável para o Micael Isidoro (G. D. Santo António / Stevens) que seguia a uma distância de 3 / 4 minutos.
Alguns corredores que seguiam à frente do Gonçalo Penedo começaram a perder gás, e o nosso atleta foi ultrapassando-os até entrar para a sétima volta, num total de 8, na sétima posição.
Segundo o regulamento desta competição, de cada vez que o comandante da prova dobrasse um concorrente, este era mandado parar aquando da passagem pela zona de meta, e foi assim que o David Rosa foi dobrando atletas, num total de 38 que iniciaram a prova, para no final sobrarem apenas 8 no circuito.
Como dissemos, o Gonçalo entrou para a sétima volta, no 7º lugar, com o João Marinho (Team Bike Zone / Amarante), a cerca de 20 segundos de distância. Poucos minutos depois, entrou o David Rosa para a sua última volta e ficou a dúvida se o Gonçalo e o João evitariam a dobragem, que os impossibilitava de ficarem na mesma volta do vencedor.
Para não variar foi dramática a situação do Gonçalo, que mais uma vez teve um problema mecânico, na última descida antes da meta, no caso o desviador da frente deixou de funcionar e conseguiu ainda ultrapassar a linha de meta antes que o David Rosa completasse a oitava e última volta, mas o referido problema fez com que o João Marinho o conseguisse apanhar.
Foto: No inicio da 8ª volta, o Gonçalo parou para verificar um problema mecânico.
Para a última volta, e apesar do problema mecânico não ser impeditivo de continuar em prova, o Gonçalo viu diminuída a capacidade da sua máquina, no sentido de lutar pelo sétimo lugar. Valeu na circunstância o companheirismo do João Marinho que seguiu sempre junto ao Gonçalo, numa altura em que já não passou mais ninguém para a última volta, isto porque já estava encontrado o novo campeão nacional de cross country.
Em segundo lugar, a cerca de 4 minutos ficou o Micael Isidoro, que fez uma prova muito regular, sempre num ritmo bom, mas sem capacidade para se chegar ao 1º classificado.
O 3º classificado foi o Davide Marques (Grupo Desportivo Volta da Pedra), com 02h. 25m. 07s. (8 voltas), efectuando também uma excelente prestação.
Em 4º lugar terminou o Marcelino Gonçalves (BTT Loulé / Loulé Concelho), com 02h. 26m. 08S (8 voltas). Este atleta algarvio fez uma prova de trás para a frente e se houvesse mais uma volta poderia mesmo ter chegado ao pódio.
O 5º classificado foi o José Silva (Team Bike Zone / Amarante), com 02h. 30m. 17s. Rodou muito tempo em 4º lugar, mas na parte final quebrou e caiu para o quinto posto.
Em 6º lugar ficou o Ivo Santos (Clube BTT Seia), com 02h. 32m. 40S, efectuando também uma prova muito regular.
Em 7º e 8º lugar ficaram o João Marinho (Team Bike Zone Amarante) e o Gonçalo Penedo (C.S.R.D. OTA / LPA), com 02h. 35m. 08s.
Na última descida, imediatamente antes da linha de meta, o João ganhou uma vantagem de
Estes foram portanto os únicos sete atletas que conseguiram fazer o mesmo número de voltas que o vencedor, sendo digno de registo que o nome de uma colectividade de Ota consiga, através do esforço e dedicação do Gonçalo, chegar a este patamar no BTT nacional.
Foto: Gonçalo Penedo pouco depois de cruzar a meta no oitavo lugar.
Todas as imagens da prova de Elites e Sub-23 em picasaweb.google.com/rmcbranco/CampeonatoNacionalCrossCountry2009#
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes