Será já no próximo fim-de-semana, que se inicia mais uma época futebolística no que ao campeonato nacional (Liga Sagres) diz respeito, depois duma pré – época muito animada e com resultados para todos os gostos e feitios.
Para não variar, temos os três candidatos ao título na pole position do arranque da época, embora seja claro que, nesta altura, Benfica e Porto sejam mais candidatos que o Sporting.
De facto a pré – temporada do S. L. e Benfica veio trazer renovadas e fundadas esperanças a todos os seus adeptos e sócios no sentido de ser possível conquistar o título nacional esta época.
Eu também acredito que é possível, no entanto deixo aqui algumas cautelas e caldos de galinha para tentar pôr algum senso na cabeça da maioria dos adeptos do glorioso.
Nos últimos anos quantas vezes pensamos nós, benfiquistas, que aquele é que era o melhor plantel para acabar com os nossos rivais? Resposta: Tal como este ano, todos os anteriores pensamos o mesmo, e depois o resultado foi aquilo que se viu, e mesmo no ano em fomos campeões a época foi, no mínimo, paupérrima.
Mas a verdade é que o Benfica está a jogar bem. Muito bem, melhor dizendo, e aparece neste inicio de época em grande forma, e quer sejam, ou não, adeptos do clube lisboeta, a verdade é que dá prazer assistir a um jogo de futebol onde intervenha a actual equipa do S. L e Benfica.
Nas pré – épocas anteriores, assistimos a algumas interessantes da parte do Benfica. Tão boas, tão boas, que depois no início do Campeonato assistíamos a arbitragens que tratavam logo de deitar abaixo e enervar o bom trabalho que tinha sido feito anteriormente, e deixo alguns exemplos para que não digam que somos uns coitadinhos sem razão: 1ª jornada (há uns anos atrás) Varzim 2 – Benfica 2 (depois de estar a ganhar 0-2, o Isidoro Rodrigues fez tudo para que a equipa da casa empatasse, e mais, se hoje o Mantorras é quase inválido para o futebol, recordem-se do que se passou nesse jogo, e ainda há pouco tempo um dos caceteiros que se passeou á vontade nesse jogo foi homenageado, não é Sr. Alexandre? Mas não ficamos por aqui, lembrem-se também de um Rio Ave 1 – Benfica 1, na 1ª jornada (há uns anos atrás) em que o árbitro dessa partida expulsou dois jogadores do Benfica, depois de os conseguir enervar de tal maneira que foi inevitável esse desfecho. Enfim poderia estar aqui a desfilar um rol de factos sobre os inícios de época no nosso campeonato, no entanto espero que desta vez não aconteça nenhum facto estranho ao jogo, que perturbe a acção dos jogadores, porque se assim acontecer, estou certo que o Benfica será o principal opositor do Porto na luta pelo título nacional.
O rival do norte aparece este ano desfalcado de duas unidades nucleares (Lucho e Lisandro), contratando para os seus lugares mais uma panóplia de sul americanos. O F. C. Porto parte novamente para este campeonato como o mais sério candidato ao título, mas os reforços terão que provar em campo que estão à altura dos que saíram, e isso, o Porto já nos habituou, ao longo dos anos, a conseguir fazer.
O Sporting será o outsider na luta pelo título, com um plantel pouco reforçado e com as carências já conhecidas, nomeadamente nas laterais do sector defensivo, terá aqui um desafio muito complicado de ultrapassar, que é o de se manter na luta pelo título e não se deixar ultrapassar por outros clubes que espreitam a intromissão no reino dos grandes clubes de futebol de Portugal.
Numa segunda linha, logo atrás dos «grandes» deverão estar o Braga, Marítimo e Nacional, que nos parecem os melhores plantéis para atacar a qualificação para a Europa, ou até mesmo, andar um pouco mais acima na tabela classificativa.
Académica, Guimarães e Leiria, deverão ser três equipas que com alguma facilidade farão um campeonato tranquilo, sem grandes preocupações em relação à descida, mas também com menos argumentos, que as outras equipas já mencionadas, para alcançar a qualificação para as competições europeias.
Na luta pela não descida à Liga Vitalis estarão concentradas as seguintes equipas: Belenenses, Setúbal, Rio Ave, Leixões, Naval e Paços Ferreira.
Finalmente, para o fim deixei a Olhanense, que em nossa opinião, e tendo em conta que todos os anos há uma equipa que surpreende pela positiva, poderá ser ela mesmo a formação surpresa da época 2009/2010.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes