PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2006
OS VELHOS TRANSPORTES

A mala-posta

A primeira carreira regular da mala-posta que funcionou em Portugal foi estabelecida entre Lisboa e Coimbra. Funcionou durante poucos anos (1798-1804). Pouco sabemos desta velha carreira e naquilo que diz respeito ao nosso concelho, apenas poderemos referir que a «estrada real» entre o Casal Pinheiro e a Espinheira, terá sido utilizada no trajecto desta «primeira mala-posta de Lisboa a Coimbra…e da diligência de posta de Vila Nova ás Caldas da Rainha (1826-1827). Anos depois, em Setembro de 1854, foi aberto um concurso público para o «estabelecimento de uma carreira diária de mala-posta entre o Carregado e Coimbra». Por falta de concorrentes interessados, uma portaria publicada em 6 de Novembro do mesmo ano, determinava que este «serviço de mala-posta fosse explorado directamente pelo estado». No ano seguinte publica-se o «Regulamento Provisório para o serviço de carruagens mala-posta entre o Carregado e Coimbra». Ultimam-se os trabalhos, adquirem-se em Inglaterra as primeiras carruagens e os cavalos necessários. Em fins de Abril de 1855, começam a preparar-se as estações de muda. «Poucos dias depois instalou-se junto da estação do Carregado um barracão destinado a servir de oficina de serralheiro e forja para o conserto dos carros». A 21 de Maio inauguram-se as carreiras diárias desta mala-posta. Os passageiros e o correio saiam de Lisboa às sete e meia da manhã numa barca da Companhia de Barcos e Vapores do Tejo (com a inauguração do caminho de ferro, passou este a substituir a via fluvial), seguiam até ao cais da Vala do Carregado donde partia a diligência ao meio dia em ponto. A chegada a Ota fazia-se por volta da uma e meia da tarde, depois de uma passagem por Alenquer, onde, em andamento, se entregava o correio. À mesma hora da partida do Carregado saía de Coimbra uma outra diligência que chegava à estação da Vala cerca das onze horas da noite. A partir de 1859 esta carreira alargou o seu trajecto e passou a ligar Lisboa ao Porto. Os horários modificaram-se. A saída do Carregado passou a fazer-se às 7 e 45 da tarde com chegada à Ota às 9 e 30 da noite. Vale a pena referir que nesta diligência de 6 lugares puxada por 4 cavalos, o preço de uma passagem entre o Carregado e Ota, com direito a 33 arráteis de bagagem (cerca de 15 Kgs), era de 720 réis em primeira classe e 480 réis em segunda. Na Ota fazia-se a primeira muda de animais e entregava-se o Correio. O antigo edifício desta estação de mala ainda existe e funcionou durante muitos anos como sede da sociedade recreativa Otta-Clube. Actualmente e depois de profundas obras de restauro, pertence à paróquia de Ota, no qual se pretende instalar um Centro de Dia para Idosos. Durante alguns anos funcionou esta carreira de diligência entre Lisboa e Porto com as suas viagens de trinta e quatro horas; no entanto com o alargamento do caminho-de-ferro, os dias da velha mala-posta estavam contados, e assim, nos finais do ano de 1864 os seus serviços foram encerrados. Como nota final, parece-nos de algum interesse referir que o segundo Director Geral da Mala-Posta, entre 1863 e 1864, foi Alfredo Pereira de Carmo, filho do ilustre alenquerense Bento Pereira do Carmo.

Excerto retirado da publicação - O Concelho de Alenquer, de António de Oliveira Melo, António Rodrigues Guapo e José Eduardo Martins


temas:

publicado por BLOGOTA às 22:00
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2006 às 23:38
A propósito, estou a preparar uma carta para mandar à NAER, a pedir para colaborarem com as autoridades locais na construção de um museu, onde poderíamos meter esse espólio da Junta de Freguesia. O que achas? Posso falar de “Autoridades Locais” na dita? E estão as mesmas interessadas em tal projecto? Acho que lhes (NAER) ficava bem entrar com algum para uma coisa dessas.Ze
(http://www.piquinhas.blogspot.com/)
(mailto:zeantao@gmail.com)


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2006 às 18:00
Não sei onde está o placard. Os actuais proprietários entregaram na Junta uma série de quadros antigos e outros documentos, mas não sei o que foi feito desse placard. Um lapso que dificilmente poderá ser corrigido. Vamos ver se ainda é possivel localizá-lo.Rui Branco
</a>
(mailto:rmcbranco@sapo.pt)


De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2006 às 22:24
E onde é que está o placard do Otta-Clube agora? Espero que restaurado e guardado junto do restante espólio da Freguesia.Ze
(http://www.piquinhas.blogspot.com/)
(mailto:zeantao@gmail.com)


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2006 às 18:34
Atenção não confundir Otta-Clube com Futebol Clube de Ota, são coisas distintas. Efectivamente escrevia-se Otta-Clube, e ainda há poucos anos, antes de ser demolido e transformado num elefante branco lá estava na parede a sua designação.Rui Branco
</a>
(mailto:rmcbranco@sapo.pt)


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2006 às 01:32
Achei algo curioso, pode ter sido gralha quando transcreveste, mas escrevia-se mesmo Otta-Clube com dois t's? Se sim, acho que devia ter continuado!jorge
(http://al13n.blogspot.com)
(mailto:jorge.teixeira.dias@gmail.com)


Comentar post

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim