Foto: Partida para o Campeonato Nacional de Maratonas em BTT, em Vila do Bispo, com três dos quatro atletas de Ota em destaque: David Ventura, Tiago Fragata e Denis Amaro.
No passado domingo, dia 4 de Outubro, disputou-se em Vila do Bispo, mais propriamente na Aldeia de Pedralva, o Campeonato Nacional de Maratonas em BTT.
A equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA levou até ao Algarve quatro atletas: Tiago Fragata, David Ventura, Fábio Vitorino e Denis Amaro.
A prova teve cerca de
Numa organização da GEA PRO, muito criticada nos fóruns da especialidade, nomeadamente devido aos poucos e escassos abastecimentos e também a bastantes falhas no secretariado, a prova decorreu sem grandes problemas no percurso delineado.
Num percurso bastante rolante, acabou por ser mais forte o regressado à competição Luis Leão Pinto (Lacoviana / Edaetech / Bicicletas Lavarinhas), o qual sagrou-se campeão nacional de maratonas (elites masculinos), com o tempo total de 3h. 48m. 28s.
Em segundo na geral e em 1º lugar na categoria Veteranos A terminou o seu colega de equipa, Rui Lavarinhas, com 3h. 48m. 31s., sagrando-se assim campeão nacional de masters A, em maratonas de BTT.
Ainda na categoria de elites, o vice campeão nacional foi o Marco Fernandes (Sportzone / Despertar S.C.), com 3h. 49m. 51s. A fechar o pódio, em 3º lugar, ficou o Diogo Silva (Crédito Agrícola), com 3h. 51m. 19s.
Foto: Luis Leão Pinto, o novo campeão nacional, a chegar à meta, depois de completar os 103 kms, na Aldeia de Pedralva, em Vila do Bispo.
Na categoria de Elites participaram 68 atletas e terminaram 54. Houve portanto 14 desistências, sendo que uma delas foi a do nosso elite Fábio Vitorino, que não se sentiu bem disposto a partir de determinado ponto do percurso, acabando por desistir quando chegou a um dos abastecimentos e juntou-se à equipa de assistência, desta feita apenas composta pelo Paulo Inácio.
Em elites femininos, foi onde existiu a maior polémica desta prova, isto porque a Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S. Brás) foi a primeira a cortar a meta, mas acabou por ser desclassificada por um comissário da prova, o qual alegou que a atleta em causa não cumpriu o percurso na integra, cortando-o em determinado ponto do percurso.
A maior beneficiada desta polémica decisão foi a Andreia Moço (Galitos / Madeivouga / Kenda / Gimline), que completou o percurso em 4h. 35m. 04s. e assim se sagrou campeã nacional 2009 de maratonas
Foto: Fábio Vitorino já tinha desistido e aproveitou para ajudar o Paulo Inácio a dar os abastecimentos aos colegas de equipa que continuaram em prova.
Na categoria de Veteranos C, apenas participaram 5 atletas, e o título foi arrecado pelo Carlos Cabrita (BTT Loulé / Loulé Concelho), com 4h. 15m. 58s.
Relativamente aos atletas da equipa de Ota, já referimos aqui a desistência do Fábio Vitorino, que corria para a classificação de elites masculinos. Em relação aos restantes três atletas de Ota, todos a correr na categoria Veteranos A, há a registar mais uma extraordinária prestação do Tiago Fragata, que pela segunda semana consecutiva termina em plano de destaque uma maratona do calendário oficial. Desta feita, o Tiago terminou em 7º lugar (veteranos A), com 4h. 07m. 36s. Na geral individual, o nosso atleta ficou em vigésimo quarto lugar, isto contando todas as categorias em prova.
Foto: Tiago Fragata a passar num dos pontos de abastecimento, quando já rodava no «top ten» da categoria de Veteranos A.
David Ventura (C.S.R.D. OTA / LPA) terminou em 19º lugar (veteranos A), com o tempo total de 4h. 25m. 09s.
Denis Amaro (C.S.R.D. OTA / LPA) ficou na 41ª posição (veteranos A), gastando 5h. 10m. 57s a completar os 103 kms do Campeonato Nacional de Maratonas em BTT.
Os nossos atletas terminaram a época oficial do calendário de BTT em muito bom nível, como ficou bem expresso em Évora e agora em Vila do Bispo.
Por equipas a campeã nacional foi a Lacoviana / Edaetech / Bicicletas Lavarinhas (5 pontos). Em 2º lugar ficou a BTTrilhos (7 pontos). Em 3º lugar terminou a BTT Loulé / Loulé Concelho (8 pontos).
A equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / LPA ficou em 15º lugar, com 67 pontos.
Oportunamente faremos uma análise à época desportiva da equipa de BTT de Ota, nomeadamente no que às provas da Taça de Portugal de Maratonas diz respeito.
Foto: David Ventura a terminar a sua prova em 19º lugar.
Nota: Agradecemos à BTT-TV a disponibilização das fotos e aproveitamos para convidar os nossos leitores a visitarem o respectivo site, onde poderão ver estas e muitas mais imagens e também um video sobre a prova de domingo.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes