Foto dos campeões 2010, da esquerda para a direita: Carlos Cabrita, Maria João Marques, Sandra Araújo, Luis Leão Pinto, José Silva e Fernando Duarte.
O Campeonato Nacional de Maratonas (XCM) de BTT disputou-se no passado domingo, dia 23 de Maio, em Manteigas, onde se atribuíram 6 títulos nacionais (Campeão Nacional Absoluto Masculinos; Campeã Nacional Absoluta Femininos; Campeão Nacional Masters A Masculinos; Campeão Nacional Masters B Masculinos; Campeão Nacional Masters C Masculinos e Campeã Nacional Masters Femininos).
Após a prova de domingo, os novos campeões nacionais de maratonas BTT são:
Luis Leão Pinto (Individual) – Campeão Nacional Absoluto Masculino
Sandra Araújo ( Team Bike Zone / Quintajense) – Campeã Nacional Absoluta Femininos
José Silva ( Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube) – Campeão Nacional Masters A Masculinos
Fernando Duarte (Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / R Bikes) – Campeão Nacional Masters B Masculinos
Carlos Cabrita (BTT Loulé / Loulé Concelho) – Campeão Nacional Masters C Masculinos
Maria João Marques (Bicisintra) – Campeã Nacional Masters Femininos
Foto: Fernando Duarte, da equipa de Ota, momentos após cruzar a meta e conquistar o Campeonato Nacional de Maratonas BTT 2010, em Manteigas.
Para esta prova, a mais importante do panorama desportivo do BTT a nível nacional, inscreveram-se cerca de 340 atletas, divididos pelas seis categorias em competição.
Alinharam à partida, por volta das 10h. 30m., em Manteigas, cerca de 300 atletas e terminaram a prova cerca de 200 betetistas, anotando-se cerca de 100 desistências durante os duríssimos 78 quilómetros de percurso.
O novo campeão nacional absoluto do ano 2010, Luis Leão Pinto, fez a prova em 3h. 38m. 15s., deixando o 2º classificado, David Vaz (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube) a 1m. 37s. Em 3º lugar ficou o João Pereira (Jorbi Test Team), com 3h. 41m. 11s. No 4º posto terminou o Rúben Almeida (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube), com 3h. 47m. 15s. Em 5º lugar ficou o José Melitão (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube), com 3h. 47m. 51s.
Nesta categoria, destacamos ainda o 39º lugar ocupado pelo Fábio Vitorino (C.S.R.D. Ota / Carb Boom / R Bikes), que completou o percurso da serra da Estrela em 4h. 31m. 35s. O atleta da equipa de Ota melhorou a sua prestação em relação ao Campeonato Nacional de 2009, no Algarve, onde não consegui completar o percurso, acabando por desistir.
O Nuno Ferreira, também da equipa de Ota, terminou na 43ª posição, com 4h. 36m. 54s., a cerca de 5 minutos do seu colega. Para o Nuno, esta foi a sua primeira participação num campeonato nacional de maratonas e dada a sua juventude e inexperiência, temos de considerar muito positiva a sua prestação.
Nesta categoria, classificaram-se 64 atletas, sendo que o último foi o Cláudio Costa (Trilhofiction / Cross Racing), com 6h. 20m. 34s. Registaram-se ainda 24 desistências.
Em relação à nova campeã nacional absoluta femininos, Sandra Araújo do Team Bike Zone / Quintajense, temos a destacar a superioridade demonstrada, em relação às suas opositoras, durante todo o percurso. A atleta lisboeta terminou com 4h. 34m. 14s., deixando a 2ª classificada, Celina Carpinteiro (BTT Loulé / Loulé Concelho) a 21m. 18s. Em 3º lugar ficou a Carla Cabral (BTT Seia) com 4h. 58m. 53s.
Nesta categoria terminaram 9 atletas, registando-se 6 desistências.
Foto: Fábio Vitorino, da equipa de Ota, 39º lugar em Elites.
Em Veteranos A, ou Masters A, como quiserem, o grande vencedor foi o José Silva (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube), completando o percurso em 3h. 33m. 39s., ou seja, mais rápido que o novo campeão nacional absoluto, Luis Leão Pinto. Caso o atleta José Silva se tivesse inscrito para o Campeonato Nacional Absoluto seria o novo campeão nacional absoluto, mas como se inscreveu para o Campeonato Nacional Masters A, acabou por se sagrar campeão apenas nesta categoria, apesar de ter sido o primeiro de todos os atletas a cortar a meta. Numa situação idêntica acabou o seu colega de equipa Rui Lavarinhas, o segundo a cortar a meta na geral, a apenas 15 segundos do seu colega de equipa, sagrando-se vice-campeão nacional de Masters A. O último lugar do pódio, nesta categoria, foi entregue ao João Santos (Benebike / KTM), com 3h. 55m. 42s.
Nesta categoria tivemos apenas um atleta da equipa de Ota em prova, nomeadamente o David Ventura que terminou na 53ª posição, com 5h. 01m. 16s. Foi uma prova muito complicada de fazer para o nosso atleta, que tarda em atingir a sua melhor forma. Em relação à época transacta piorou consideravelmente a sua posição no Campeonato Nacional de Maratonas de BTT.
Tiago Fragata, da equipa de BTT de Ota, também estava inscrito para esta prova, mas um pequeno acidente doméstico nos dias anteriores à competição impossibilitou-o de participar neste evento. Em teoria, o nosso atleta estaria na discussão do Top Five na categoria de Masters A.
Denis Amaro, da mesma equipa, teve nesta competição uma tarefa deveras importante, que foi a de dar os abastecimentos aos nossos atletas, fazendo-o de forma muito competente. Neste particular, a equipa de BTT de Ota, gostaria de agradecer a disponibilidade do Sr. Carlos da Carb Boom, pelo fornecimento dos abastecimentos na 1ª e 3ª zona de abastecimento.
Em Masters A terminaram a prova 81 atletas, sendo o Nuno Ribeiro (Individual) o último a cortar a meta, com 6h. 16m. 21s. Registaram-se 37 desistências nesta categoria.
Foto: David Ventura, 53º lugar nos Masters A
Na prova destinada aos Masters B, o grande vencedor foi o atleta do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / R Bikes, Fernando Duarte, que terminou a prova em 3h. 55m. 19s., deixando o 2º classificado, Vitor Gamito (Individual), a 2m. 18S, de distância. O 3º classificado foi o António Sousa (Candibyke / MonteMozinho / Metal Trigueira), com 4h. 07m. 50s. O atleta da equipa de Ota, que o ano passado, no Algarve, se sagrou vice – campeão nacional Masters B, conquistou este ano, em Manteigas, o título nacional.
Esta vitória foi bem merecida pelo nosso atleta que nos primeiros quilómetros, nomeadamente na primeira longa subida seguia na roda do Vítor Gamito, mas logo na descida seguinte, colocou-se na frente do seu principal concorrente e ganhou uma vantagem suficiente, que foi gerindo até ao final da prova, vencendo com toda a justiça e naturalidade este campeonato nacional de BTT, em veteranos B.
Este título nacional, sendo individual, foi também conquistado ao serviço da equipa de BTT de Ota, o que nos deixa a todos bastante satisfeitos pela aposta feita neste atleta e também pela disponibilidade do mesmo em servir a nossa colectividade.
Nesta categoria terminaram 39 atletas, sendo o último o Carlos Borges (Galitos / Extrusal / Madeivouga), com 6h. 09m. 21s. Registaram-se 20 desistências em Masters B.
Foto: Nuno Ferreira, da equipa de BTT de Ota, que terminou em 43º dos Elites.
Na categoria de Masters C, Carlos Cabrita (BTT Loulé / Loulé Concelho) revalidou o título nacional, terminando a prova de Manteigas em 4h. 24m. 23s. O 2º classificado, Domingos Rufo (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube) terminou a 23m. 46s., do grande vencedor. O 3º lugar foi conquistado pelo Rui Rosa (Grupo Desportivo Volta da Pedra), com 5h. 08m. 40s.
Em Masters C terminaram a prova 11 atletas, sendo o último o Luis Mateus (Róódinhas / Santos Silva TMN), com 6h. 25m. 16s. Registaram-se 4 abandonos nesta categoria.
Finalmente em Masters femininos, ou veteranas, conforme vos convir, o título nacional foi atribuído a Maria João Marques (Bicisintra), com 5h. 47m. 56s. Susana reis (Galitos / Extrusal / Madeivouga) ficou em segundo, a 15m. 34s. O 3º posto foi ocupado pela Maribel Ferreira (Maxigym / Medida Única), com 6h. 17m. 02s. Terminaram 3 atletas esta competição, registando-se 4 desistências.
Finalmente, por equipas, a grande vencedora foi a Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube. Em 2º lugar ficou a BTT Loulé / Loulé Concelho e em 3º lugar o Grupo Desportivo Volta da Pedra.
Foto: Pódio dos Masters B, com Vítor Gamito, Fernando Duarte e António Sousa, da esquerda para a direita.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes