Pelo segundo ano consecutivo o Futebol Clube de Ota apresentou uma equipa de Infantis federada, com a particularidade de na temporada 2009/2010 ter constituído uma formação de futebol de 11, contrapondo com a da época anterior que era de futebol de 7.
O plantel foi constituído pelos seguintes atletas: João Pedroso e Carlos Carteiro como guarda redes. Pedro Vieira, João Bairreira, Sandro Santos, Paulo Botas, André Torneiro como defesas. Ivo Rebelo, Marcelo Vitorino, Daniel Carvalho, João Arrais, Rafael Bráz, Afonso Pereira e Maxi, como médios. Gonçalo Pinto, Marcelo Azevedo, Bernardo Deodato e José Maria como avançados.
A equipa disputou duas competições distintas, a primeira foi designada como Campeonato Distrital de Infantis (2ª Divisão) Série 1, com 8 clubes e disputada a duas voltas, entre o dia 17 de Outubro de 2009 e 30 de Janeiro de 2010.
Nesta primeira competição, a nossa equipa fez 14 jogos, conquistando 1 vitória, 3 empates e 10 derrotas. A vitória foi obtida frente ao Alhandra, enquanto os empates foram alcançados frente ao Povoense, Monte Agraço e Vilafranquense.
Na classificação a equipa de Ota ficou em 8º lugar, com 6 pontos, 11 golos marcados (8 em casa, 3 fora) e 43 sofridos (16 em casa e 27 fora).
Na pré-época a equipa foi orientada pelo Luis Ramos, o qual abdicou do lugar por motivos de saúde antes do inicio do campeonato, passando a formação a ser orientada pelo Ricardo Quaresma e António Faria, jogadores do plantel sénior do clube de Ota. O inicio de competição foi positivo, com a equipa a conquistar três empates nas primeiras 5 jornadas. Depois seguiu-se um período negro, no qual a formação infantil averbou 7 derrotas consecutivas. A primeira e única vitória, nesta 1ª fase, aconteceu na penúltima jornada e foi festejada efusivamente.
A partir de 20 de Fevereiro de 2010 e até 29 de Maio, a nossa formação de Infantis disputou, também a duas voltas, a 2ª Fase “B” do Campeonato Distrital de Infantis (2ª Divisão), na série 1, composta por 8 equipas.
Nesta 2ª fase de competição oficial a equipa fez 14 jogos e ficou em 6º lugar, com 17 pontos, graças a 5 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, marcando 25 golos (18 em casa e 7 fora) e sofrendo 29 (11 em casa e 18 fora).
Nos 14 jogos disputados na 2ª fase, a equipa demonstrou uma muito melhor capacidade para enfrentar os seus adversários, sendo que a maior parte deles eram os mesmos da 1ª fase.
A equipa entrou com duas vitórias consecutivas, sobre o Pinheiro Loures (1-2) e Monte Agraço (3-0), depois registaram-se duas derrotas pela margem mínima e um empate com o Alhandra. Nas duas últimas jornadas da 1ª volta a equipa sofreu duas derrotas. No começo da 2ª volta, a exemplo do que tinha acontecido na 1ª volta, a equipa entrou de novo muito bem, com duas vitórias consecutivas, de novo sobre o Pinheiro Loures (4-0) e o Monte Agraço (1-2), empatando na jornada seguinte com o Vilafranquense. Nas três jornadas seguintes, a formação de infantis do F. C. Ota, foi derrotada, com especial destaque para a forte goleada sofrida na Venda do Pinheiro. Na última jornada, frente ao Bucelenses, a equipa vencia por 4-1, a 13 minutos do fim, quando os desorientados árbitros desse encontro deram o jogo por terminado. Para todos os efeitos a partida ficou suspensa e terá que se aguardar pelo processo de averiguação entretanto levantado pela A. F. Lisboa, mas para esta análise consideramos a vitória do F. C. Ota, porque foi o que aconteceu no rectângulo de jogo.
No final desta 2ª Fase “B” a equipa de Infantis do Futebol Clube de Ota deixou atrás de si na classificação, o Pinheiro Loures e o Monte Agraço, sobre os quais conquistou 4 vitórias nesta competição.
Em suma e tratando-se da primeira época em que os Infantis jogaram futebol de 11, na época anterior tinha competido em futebol de 7, pode-se dizer que foi muito positiva, nomeadamente a 2ª Fase “B”, onde a equipa lutou sempre de igual para igual com os seus adversários, exceptuando a deslocação à Venda do Pinheiro.
Os números finais da equipa de Infantis foram os seguintes: 28 jogos oficiais, divididos em duas fases, com 6 vitórias, 5 empates e 17 derrotas, 36 golos marcados e 72 sofridos.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes