Foto: José Silva (á direita). Em 2010 venceu a geral individual e a categoria de Veteranos A.
Depois de terminada mais uma época da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM), a nossa primeira observação positiva vai para o cumprimento integral do calendário previsto no inicio da época, ou seja, a sete etapas programadas foram realizadas sem qualquer adiamento e/ou cancelamento, como aconteceu um temporadas anteriores.
Este melhoramento, em relação a anos anteriores, prendeu-se com o facto da Federação Portuguesa de Ciclismo ter entregado a organização das provas às colectividades locais que há longos anos organizam maratonas muito concorridas, quer sejam por atletas federados, ou não.
Como é evidente existem sempre situações a rever e a melhorar, mas no cômputo geral a época 2010 da Taça de Portugal de Maratonas correu muito bem.
Em termos desportivos, a temporada foi dominada pelos homens das Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube que venceram individualmente quatro das sete provas disputadas.
Na classificação por equipas esse domínio, da equipa minhota, ainda foi mais avassalador, com a vitória em 6 das 7 etapas da Taça.
Na primeira prova, em Leiria, a vitória sorriu a Luis Leão Pinto (Individual), com uma vitória clara sobre os seus opositores.
Na 2ª prova, em Alte – Loulé, o vencedor foi o David Vaz das Bicicletas Lavarinhas. Em Arouca, na 3ª prova, o Fábio Ferreira (Xyami / Casema) surpreendeu os homens da equipa do Minho, e venceu a maratona. Em Águeda, por ocasião da 4ª prova, a vitória coube ao Ruben Almeida das Bicicletas Lavarinhas. Na 5ª prova, em Évora, o vencedor foi Tiago Ferreira (PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos). Na 6ª prova, em São Bartolomeu de Messines, o vencedor foi o José Silva das Bicicletas Lavarinhas, que acabaria por vencer a geral masculina e também a categoria de Veteranos A e, finalmente em Valongo, na 7ª prova, a vitória voltou a sorrir ao David Vaz, o mesmo que havia vencido em Alte e que foi o único a repetir uma vitória na geral esta temporada.
No final das 7 provas da Taça de Portugal de Maratonas BTT tivemos o José Silva (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube) como o grande vencedor na geral individual, com 1530 pontos, graças a 1 vitória (Messines), 2 segundos lugares (Alte e Arouca), 3 terceiros lugares (Leiria, Águeda e Valongo) e 1 sétimo lugar em Évora.
Foto: David Vaz, das Bicicletas Lavarinhas, em 2010 venceu a categoria de Elites.
No 2º e 3º lugar da geral individual ficaram dois atletas da mesma equipa, o David Vaz, com 1280 pontos e o Ruben Almeida 1320 pontos.
Em 4º lugar ficou o anterior detentor deste troféu, Marco Sousa, da Benebike / KTM, com 1094 pontos. Em 5º lugar terminou o Fábio Ferreira (Xyami / Casema), com 904 pontos.
Rui Lavarinhas (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube) participou em 4 provas e conseguiu ficar em 6º lugar, com 700 pontos. Em 7º lugar ficou o Hélio Ramos (BTT Loulé / Loulé Concelho), com 581 pontos. No 8º posto ficou o Hugo Moreira (CNTN Aktive Team), com 571 pontos. Na 9ª posição terminou o Luis Leão Pinto (Individual), com 550 pontos e a fechar os dez primeiros ficou o João Marinho (Rocky Mountain Portugal), com 543 pontos.
Entrando agora nas classificações individuais por categoria, temos a destacar a vitória do David Vaz (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube) em Elites, com 1504 pontos, logo seguido pelo Ruben Almeida, da mesma equipa, com 1460. A fechar o pódio terminou o Marco Sousa, com 1192 pontos.
Em veteranos A, a vitória indiscutível coube a José Silva, também da equipa minhota, que venceu todas as provas da época, na sua faixa etária, conquistando 2100 pontos. Em 2º lugar ficou o seu colega de equipa, Rui Lavarinhas, com 1000 pontos e em 3º lugar o João Santos (Benebike / KTM) com 910 pontos.
Foto: Joaquim Bica, do GD Volta da Pedra, venceu em 2010 a categoria de Veteranos B.
Em veteranos B, o vencedor foi o Joaquim Bica (Grupo Desportivo Volta da Pedra) com 1900 pontos, fazendo 3 primeiros lugares (Arouca, Évora e Valongo) e 4 segundos lugares (Leiria, Alte, Águeda e Messines). Em 2º lugar ficou o Reinaldo Ferreira (SC Leiria e Marrazes / Fatibike) com 1310 pontos e em 3º lugar o Mário Guiomar (Team Extremosul / Realtyart).
Em veteranos C, a vitória sorriu ao Carlos Cabrita (BTT Loulé / Loulé Concelho), com 1800 pontos, graças a seis vitórias em sete provas, provavelmente porque não participou na primeira prova em Leiria, caso contrário venceria todas. Em 2º lugar ficou o Abilio Moreira (AirBike AC), com 1490 pontos e em 3º lugar terminou o Domingos Rufo (Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube), com 1130 pontos.
Foto: Carlos Cabrita, do BTT Loulé, vencedor em 2010 da categoria de Veteranos C.
Por equipas, como dissemos, a grande vencedora foi a Bicicletas Lavarinhas / Viana Ciclo Clube, com 2050 pontos. Em 2º lugar ficou a BTT Loulé / Loulé Concelho, com 1730 pontos e na 3ª posição terminou a SC Leiria e Marrazes / Fatibike, com 1080 pontos.
Nas senhoras, em termos de geral individual, a grande vencedora foi a Carla Cabral do Clube BTT Seia, com 1780 pontos, graças ás vitórias em Leiria, Évora e Valongo, aos 2 segundos lugares em Águeda e Messines, ao 3º lugar em Arouca e ao 4º lugar em Alte. No 2º lugar ficou a Celina Carpinteiro (BTT Loulé / Loulé Concelho) com 1600 pontos, que venceu em Águeda e Messines. No 3º posto ficou a Mónica Santos (Maxigym / Medida Única), com 1350 pontos.
Em elites femininas a classificação foi a mesma, para as três primeiras, que a geral individual e em veteranas a vitória sorriu à Ana Afonso (Maxigym / Medida Única), com 1800 pontos. Em 2º lugar ficou a Susana Reis (galitos / Extrusal / Madeivouga), com 1750 pontos e em 3º lugar terminou a Ana Gomes (BTT Loulé / Loulé Concelho), com 560 pontos.
Foto: Carla Cabral, do Clube BTT Seia, vencedora da geral individual e Elites femininas em 2010.
Em suma, tratou-se de uma competição bastante interessante, pese embora o domínio exercido pelos atletas da equipa do Rui Lavarinhas, que ainda assim tiveram sempre oposição bem renhida ao longo das sete provas que compuseram este troféu.
Brevemente faremos a análise detalhada da prestação dos atletas do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / R Bikes nas 7 provas da edição 2010 da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM).
Foto: As 3 melhores equipas da Taça de Portugal de Maratonas em 2010.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes