CAMPEONATO DISTRITAL IIª DIVISÃO - ASSOCIAÇÃO FUTEBOL LISBOA
12ª JORNADA - ÉPOCA 2010/2011
Foto (da esquerda para a direita): Ruben Dias, Gonçalo Ferreira, João Silva, Peres, Edgar Filipe, Nuno Fernandes, Miguel Rocha, Alexander Deus, Ricardo Quaresma, André Ferreira e Sandro Ferreira.
Foto: Onze titular da Associação de Moradores Cultura e Recreio da Fonte Grada, do concelho de Torres Vedras.
O Futebol Clube de Ota iniciou a partida com o seguinte onze:
70 | RUBEN DIAS |
19 | RICARDO QUARESMA |
2 | JOÃO SILVA |
12 | EDGAR FILIPE |
25 | NUNO FERNANDES |
6 | PERES |
8 | SANDRO FERREIRA (Cap) |
55 | GONÇALO FERREIRA |
27 | MIGUEL ROCHA |
31 | ANDRÉ FERREIRA |
30 | ALEXANDER DEUS |
Foto: Neste lance, aos 43 minutos de jogo, já com o resultado em 0-1, o André Ferreira podia ter feito o segundo para a equipa de Ota, mas o seu remate levou a bola a beijar o poste direito da baliza do Fonte Grada.
Substituições:
65' - Saiu o Miguel Rocha e entrou o NUNO NARCISO (16).
65' - Saiu o Alexander Deus e entrou o RUI FERREIRA (17).
84' - Saiu o Nuno Fernandes e entrou o REGINALDO SOUZA (10).
84' - Saiu o Gonçalo Ferreira e entrou o BRUNO CALDEIRA (21).
Suplentes não utilizados: Filipe Antunes.
Não convocados: Márcio Carvalho, Pedro Grilo, Jorge Ribeiro, João Rodrigues, Ricardo Fachada, Daniel Duarte e João Bacalhau.
Disciplina:
Associação de Moradores Cultura e Recreio da Fonte Grada:
Cartão Amarelo aos 23 minutos para o jogador Nº 22, por ter cometido uma falta perigosa sobre o Ruben Dias.
Cartão Amarelo aos 40 minutos para o jogador Nº 4, por ter cometido uma falta dura sobre o Miguel Rocha.
Cartão Amarelo aos 74 minutos para o jogador Nº 10, por protestos contra uma decisão do árbitro.
Cartão Amarelo aos 74 minutos para o jogador Nº 22, por palavras dirigidas ao árbitro do jogo.
Cartão Vermelho por acumulação de amarelos, aos 74 minutos, para o jogador Nº 22.
Futebol Clube de Ota:
Cartão Amarelo aos 76 minutos para o Ricardo Quaresma, por ter desviado a bola com o braço.
Cartão Amarelo aos 90+2 minutos para o André Ferreira, por ter cometido uma falta perigosa sobre o jogador nº 14.
Cartão Amarelo aos 90+5 minutos para o André Ferreira, por ter chutado a bola para a baliza com o jogo interrompido.
Cartão Vermelho por acumulação de amarelos, aos 90+5 minutos, para o André Ferreira.
Resultado ao intervalo: 0-1
Foto: À beira do intervalo, o Miguel Rocha tirou dois defesas da sua frente e rematou à entrada da área, com a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza adversária.
MARCHA DO MARCADOR:
0-1 aos 38 minutos por SANDRO FERREIRA. Na perfeita execução de um livre directo, descaído para o lado esquerdo do ataque visitante, o Sandro bateu o esférico sobre a barreira, de pé direito, com a bola a entrar junto ao ângulo inferior direito da baliza do Fonte Grada, mesmo encostadinha ao poste, onde o guarda redes local, apesar da boa estirada, não conseguiu chegar.
0-2 aos 79 minutos por NUNO NARCISO. Na sequência de uma bela jogada de ataque do F. C. Ota, desenvolvida pelo lado esquerdo, com o Sandro Ferreira a ir à linha de fundo cruzar para o coração da área, onde apareceu o Nuno Narciso a finalizar à entrada da pequena área, com a bola ainda a bater no poste esquerdo e a ressaltar para o interior da baliza.
1-2 aos 81 minutos pelo jogador Nº 10. A bola foi aliviada pela defensiva do Fonte Grada para o lado direito do seu ataque, onde o jogador nº 10 a recolheu e ultrapassou o Edgar, depois caminhou para a área e passou pelo João Silva, entretanto o Ruben Dias saiu-se à bola e ao adversário, mas o jogador local foi mais rápido e tocou o esférico para o fundo das redes do F. C. Ota.
Foto: Mais uma oportunidade flagrante de golo para a equipa de Ota. Neste lance o Sandro fez um chapéu de aba demasiado larga, aos 59 minutos, com a bola a passar por cima da barra.
CRÓNICA DO JOGO:
A equipa sénior do Futebol Clube de Ota deslocou-se até ao terreno do último classificado, a Fonte Grada, com algumas baixas importantes devido a lesão. A juntar ás já mais antigas, tivemos esta semana a contrariedade de perder o João Rodrigues e o João Bacalhau.
Para esta partida, o técnico Luis Ferreira deixou o habitual guarda redes titular fora da convocatória e chamou ao onze o Ruben Dias, ele que havia sido o titular na 1ª jornada do campeonato. Na defesa jogou o Quaresma (direita), o Nuno Fernandes (esquerda), o Edgar e o João Silva (centrais). O duplo pivot de meio campo foi composto pelo Peres e o Gonçalo Ferreira. O Sandro jogou à frente destes dois atletas. No ataque o André e o Miguel alternaram entre a esquerda e a direita e o Alexander Deus, pela primeira vez titular esta época, jogou na posição de ponta de lança.
O sintético da Fonte Grada recebeu duas equipas em crise de resultados e de confiança, numa tarde sem chuva, embora com frio e algum vento.
Os primeiros minutos de jogo serviram basicamente para as duas equipas se colocarem em campo, com a formação de Ota a assumir as despesas do jogo e a procurar desde cedo acercar-se com perigo da baliza adversária.
A primeira situação de perigo aconteceu aos 9 minutos num remate de fora da área executado pelo Sandro Ferreira, com a bola a passar ligeiramente por cima da barra.
Respondeu bem a equipa local e à passagem do minuto 18, o jogador nº 10 apanhou uma bola à entrada da área e rematou fortíssimo para uma grande intervenção do Ruben Dias, a desviar a bola pela linha de fundo.
Aos 32 minutos, na sequência de um livre contra a equipa de Ota, o perigo rondou a nossa baliza, mas a bola saiu pela linha de fundo, com o Ruben a controlar a trajectória da mesma.
Nos últimos minutos do primeiro tempo a equipa de Ota tomou totalmente conta do jogo e começou a criar situações de golo por diversas vezes.
Aos 33 minutos, o Miguel Rocha, após uma boa jogada do Peres, teve um remate forte, mas a bola saiu por cima da barra.
Aos 36 minutos, o André Ferreira, desde o lado esquerdo, efectuou um cruzamento/remate, para uma grande defesa do guardião local.
Aos 38 minutos, finalmente, surgiu o primeiro golo, numa excelente execução técnica do Sandro Ferreira, que bateu um livre directo, enviando a bola para o fundo da baliza visitada.
Reagiu bem a equipa local, quando aos 40 minutos, na sequência de um canto batido do lado esquerdo, o jogador Nº 14 cabeceou o esférico à entrada da pequena área, com a bola a passar rente à barra da baliza do F. C. Ota.
Ao minuto 43, o Alexander Deus cruzou a bola na direita, com o André a receber na área, a rodopiar e a rematar o esférico contra o poste direito da baliza adversária.
No minuto seguinte, foi a vez do Miguel Rocha, com um brilhante jogo de cintura, à entrada da área, tirar dois defesas da sua frente, para rematar a bola rente ao poste esquerdo da baliza visitante.
No final dos primeiros quarenta e cinco minutos de jogo a vantagem era justa para a equipa visitante, embora os números pudessem ser superiores, nomeadamente devido ao números de golos falhados nos últimos dez minutos deste primeiro tempo.
Foto: 0-2 para o Futebol Clube de Ota, apontado pelo Nuno Narciso, após cruzamento da esquerda efectuado pelo Sandro Ferreira, a culminar uma excelente jogada de ataque.
Na segunda parte assistimos a um festival de golos falhados pela nossa equipa, fazendo lembrar outro jogo, neste mesmo campo, há umas épocas atrás, onde vencemos por uma bola a zero e falhamos dez oportunidades flagrantes para marcar, com se deve recordar bem o nosso técnico adjunto David Sopa.
Aos 53 minutos, o Nuno Fernandes foi até à linha de fundo, pelo lado esquerdo e cruzou na medida certa para a cabeça do Alexandre Deus, em posição frontal à baliza, mas o seu cabeceamento saiu fraco e o guarda redes conseguiu segurar.
No minuto seguinte, o André levou a bola pelo lado esquerdo e cruzou para a área, onde o Miguel deu um toque, ajeitando o esférico para a entrada do Sandro Ferreira, que rematou ao lado do poste esquerdo da baliza visitada.
Aos 58 minutos, o Ricardo Quaresma tentou a sua sorte de fora da área, mas a bola saiu por cima da barra.
No minuto seguinte, o Sandro apareceu completamente isolado, no interior da área, só com o guarda redes pela frente e fez um chapéu demasiado alto, com a bola a sair por cima da barra.
Por esta altura só dava Ota e as oportunidades iam-se desperdiçando umas atrás das outras.
Aos 65 minutos, o técnico Luis Ferreira fez a primeira alteração no onze, com duas substituições de uma assentada. Saíram do terreno de jogo o Miguel Rocha e o Alexander Deus, entrando para os seus lugares o Rui Ferreira e o Nuno Narciso.
Aos 69 minutos, o André Ferreira isolou-se, mas acabou por se atrapalhar com a bola e o defesa que o acossava, acabando por rematar de forma defeituosa.
Aos 74 minutos, a equipa local ficou a jogar com menos uma unidade devido à expulsão do jogador nº 22, por acumulação de cartolinas amarelas.
Aos 79 minutos surgiu o segundo golo para a equipa de Ota, apontado pelo Nuno Narciso, que finalizou à boca da baliza uma excelente jogada colectiva da sua equipa.
Este golo, em vez de acalmar a nossa equipa, provocou precisamente o contrário, porque dois minutos depois, numa falha defensiva da nossa equipa, o jogador nº 10 reduziu a desvantagem e colocou de novo a esperança na sua equipa em, pelo menos, chegar à igualdade.
Aos 84 minutos, o treinador do F. C. Ota, fez mais duas alterações na equipa que foram fundamentais para acalmar o jogo e segurar a preciosa vantagem até ao final dos noventa minutos de jogo. As entradas do Souza e do Caldeira, por troca com o Gonçalo e o Nuno Fernandes, trouxeram ao jogo mais frescura e experiência, que foram importantíssimas para os momentos finais desta partida.
Aos 85 minutos, o Ricardo Quaresma entrou bem na área, pelo lado direito e rematou com o pé esquerdo, com a bola a sair à figura do guardião local.
Nos últimos minutos de jogo a equipa local tentou por diversas vezes bombear a bola para a nossa área, em busca de um milagre que lhes desse o golo do empate, mas invariavelmente os nossos jogadores aliviavam a bola a preceito para longe da sua baliza.
Aos 90+4 minutos, o André Ferreira isolou-se e à entrada da grande área rematou a bola para a baliza, valendo na circunstância uma grande defesa do guarda redes da Fonte Grada a evitar o terceiro golo.
Em suma, a vitória da formação de Ota não sofreu qualquer contestação, embora esta vantagem mínima seja enganadora em relação ao domínio exercido pela nossa equipa e ao número de oportunidades de golo flagrantes que foram desperdiçadas.
Foto: Aos 81 minutos, o jogador nº 10, neste lance, reduziu a desvantagem para a sua equipa e colocou de novo a sua equipa na discussão do resultado.
ARBITRAGEM:
Do trio de árbitros nomeado para a partida desta tarde, apenas um elemento compareceu no campo da Tapadinha, na Fonte Grada. Nomeados para este jogo estavam o José Santos, o Guilherme Cardoso e o José Cardoso. Estamos em crer que apenas o José Santos compareceu neste jogo. Assim sendo, as duas equipas tiveram que designar um elemento para fazerem de árbitros assistentes.
Em primeiro lugar não podemos deixar de lamentar este facto, inédito nos seniores do F. C. Ota esta época, que foi a falta de dois árbitros oficiais, felizmente o jogo correu bem, as duas pessoas eleitas para a função de árbitros assistentes foram sérias e competentes na função atríbuida e contribuiram para uma partida sem grandes incidentes.
O árbitro esteve regular, quer no capítulo disciplinar quer técnico.
Ficamos com dúvidas num lance na área do Fonte Grada, quando o Edgar cabeceou uma bola e um defesa local tocou a bola com os braços.
Já nos últimos minutos de jogo, ficou por mostrar o segundo amarelo o jogador nº 4, devido a uma entrada duríssima sobre o André Ferreira.
As duas expulsões, uma para cada lado, por acumulação de amarelos, pareceram-nos justas.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes