No decurso da apresentação da equipa de BTT de Ota, o Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota homenageou um antigo ciclista da freguesia de Ota, em seguida publicamos a biografia desportiva do homenageado.
Ventura Cristóvão, natural da freguesia de Ota, nasceu em 1937, e desde cedo começou a revelar apetências para a prática de ciclismo. Daí até entrar em competição foi um pulo e aos 17 anos já integrava a equipa do Sporting Clube de Portugal, como amador-júnior, categoria onde recolhia pontos, participando em diversas provas, para passar a amador-sénior. Ainda na categoria de júnior venceu diversas provas em Portugal. Na categoria de amador-sénior esteve apenas 9 meses, tendo logo passado a Independente, que era a categoria máxima no ciclismo de então, ou seja, o equivalente nos dias de hoje a um ciclista profissional, sempre em representação do Sporting Clube de Portugal.
Como amador-júnior, o Ventura Cristovão, ganhou várias provas de pista, tendo sido campeão regional por três vezes e foi, também, campeão nacional de velocidade pura.
Como amador-sénior ganhou várias provas de pista e na estrada foi 2º classificado no grande prémio do Vilar, prova disputada no norte do pais. Ao fim de várias provas, nesta categoria, o Ventura Cristóvão subiu a Independente.
Como independente conquistou diversos resultados de grande relevância:
Ventura Cristóvão foi campeão nacional por equipas em 1960, numa prova com 283 quilómetros de extensão.
Na volta a Portugal em bicicleta venceu duas etapas:
Ganhou a 1ª etapa, em Vila do Conde, em 1960.
Ganhou a 2ª etapa, em Monção, em 1963.
O Ventura Cristóvão integrou a equipa sportinguista que venceu, por equipas, a Volta a Portugal em Bicicleta em 1963. Nesse ano a principal competição de ciclismo em Portugal foi ganha pelo seu colega de equipa, João Roque.
Foi 2º classificado no campeonato nacional de fundo em 1961, prova com 246 quilómetros de extensão.
Foi 3º classificado na volta ao Algarve de 1961.
Fez 3º lugar no Porto-Lisboa de 1962, prova com 333 quilómetros de extensão.
Correu, entre os anos de 1960 e 1963, no circuito ciclista de Alenquer, onde conquistou importantes resultados, nomeadamente um 2º lugar, um 3º lugar e um 7º lugar.
Para além dos feitos já citados, o Ventura Cristóvão, participou nos jogos Luso-Brasileiros, correndo lado a lado com o campeão do mundo, Amenezio Argenta.
Participou em diversas provas de pista e de estrada contra vedetas do ciclismo mundial, como o Jacques Anquetil, Boamontes, José del Moral, entre outros.
Para o Ventura Cristóvão o maior ciclista de todos os tempos foi o Alves Barbosa, enquanto o melhor da actualidade é o Cadel Evans.
VIDEO COM FOTOS ANTIGAS DE VENTURA CRISTÓVÃO
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes