Foto: Fernando Duarte.
No passado domingo, dia 17 de Julho, em Moreira de Cónegos, perto de Guimarães, com organização a cargo da Montycirclemix, disputou-se o campeonato nacional de cross country (XCO).
Da equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / Extrusal tivemos a participação do Fernando Duarte, na categoria de veteranos B, onde defendia o título nacional conquistado em 2010.
Relativamente à prestação do nosso atleta, temos a informar que o Fernando Duarte terminou a sua prova no 6º lugar, com 1h. 08m. 18s., e assim cedeu o título nacional ao Rui Lavarinhas, da equipa Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas, que fez o tempo de 1h. 03m. 55s.
O nosso atleta teve um fim-de-semana aziago, onde, para começar, no sábado, durante o reconhecimento do percurso sofreu uma queda perigosa que o deixou algo combalido fisicamente.
De facto, o percurso delineado em Moreira de Cónegos era muito técnico, com algumas descidas muito perigosas, que originaram diversas quedas, algumas delas com direito a deslocação ao hospital mais próximo.
Na corrida principal deste campeonato nacional, em elites masculinas, o vencedor foi o David Rosa, que assim revalidou o título nacional. O David fez uma corrida de trás para a frente e conseguiu bater o Ruben Almeida, da Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas, com perto de um minuto de avanço. O 3º lugar foi para o Fábio Ferreira (Xyami Cozinhas), a mais de três minutos do novo campeão nacional.
Em Sub-23 masculinos, a vitória foi para o Mário Costa (ASC – Bravus Curas), com cerca de 30 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, David Rodrigues. Em 3º lugar ficou o Rafael Assunção, da Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas.
Em Juniores houve uma vitória folgada do Gonçalo Amado (Team Bicivendas – ADS Maia), com cerca de 2 minutos de vantagem sobre o 2º classificado, Diogo Figueiredo, da J.U.M. Marinhas. Em 3º lugar ficou o José Dias, da Casa do Povo de Retorta.
Na categoria de Cadetes, a vitória foi para o João Fernandes, do BTT Loulé / Eafit / BPI, 14 segundos de vantagem sobre o Samuel Dias (Róódinhas / Santos Silva), que se sagrou vice-campeão. Em 3º lugar terminou o João Santos, da N.D. Travanca / Bicicletas Andrade.
Em Veteranos A, a vitória foi para o Sérgio Valente, da Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas, com 1h. 20m. 24s. Em 2º lugar ficou o Carlos Gomes, da Xyami Cozinhas, com 1h. 22m. 22s. Em 3º lugar terminou o Paulo Serra, do BTT Seia, com 1h. 24m. 25s.
Em Veteranos B, o novo campeão nacional é o Rui Lavarinhas, que venceu com 8 segundos de vantagem sobre o Mário Fernandes, da Rodabike / Centro Ciclista de Gondomar. Em 3º lugar ficou o António Sousa, da Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira, com 1h. 04m. 19s.
Em Veteranos C, com uma larga vantagem de 3 minutos, sagrou-se campeão nacional, revalidando o título, o atleta do BTT Loulé / Eafit / BPI, Carlos Cabrita, com 1h. 13m. 14s. Em 2º lugar ficou o António Bento, da AMVE – Garantir Norte. Em 3º lugar terminou o José Domingos, do Clube Desportivo Super Radical, com 1h. 17m. 50s.
Nas senhoras, em Elites, o título nacional foi para a Irina Coelho, da Ouribike / CC Ouriquense, com 1h. 45m. 49s. Em 2º lugar ficou a Celina Carpinteiro, do BTT Loulé / Eafit / BPI, com 1h. 48m. 36s. Em 3º lugar terminou a Ana Vigário, do Santa Cruz / Bicicastro, com 1h. 49m. 33s.
Na categoria de Sub-23 femininas, o título nacional foi para a Joana Barbosa, da Team Oliveira / Lapierre / Mavic, com 1h. 47m. 11s. Em 2º lugar ficou a Tânia Lima, do BTT Torcatense Liberty Seguros, com 2h. 03m. 51s. Em 3º lugar ficou a Sara Leal, da Ouribike / CC Ouriquense, com 2h. 17m. 29s.
Em Juniores femininas, o 1º posto foi para a Joana Monteiro, da Escola Famalicão BTT, com 1h. 27m. 03s. Em 2º lugar ficou a Susana Conceição, do BTT Loulé / Eafit / BPI, com 1h. 31m. 27s. Em 3º lugar terminou a Magda Martins, do Vitória SC / Bike World, com 1h. 42m. 25s.
Em Cadetes femininas, a vencedora foi a Ana Tomás, do BTT Seia, com 1h. 02m. 28s. Em 2º lugar ficou a Marisa Santos, do Smile DH Team, com 1h. 09m. 23s. Em 3º lugar terminou a Ana Lopes, do Sport União Colarense, com 1h. 14m. 06s.
Nas Veteranas, a vitória coube à Natália Mendes, da Freebike / Bike Clube São Brás, com 57m. 26s. Em 2º lugar ficou a Lia Neves, ds Galitos / Ciclismo 1904 – Slowdown, com 58m. 20s. Em 3º lugar terminou a Teresa Fernandes, do Clube XELB – G-Ride, com 59m. 10s.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes