Foto: Ricardo Rodrigues, Fernando Duarte, Cláudio Paulinho e Valter Raimundo.
A equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / Anipura participou, no passado domingo, com 16 atletas federados na 1ª prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT na Batalha.
Em Elites/Sub23 participaram o Joaquim Cunha, o Ricardo Pereira, o Avelino Santos e o Valter Raimundo.
Em Veteranos A tivemos o Cláudio Paulinho, o Tiago Fragata, o David Ventura, o Ricardo Rodrigues, o Paulo Simões e o Nuno Cordeiro.
Em Veteranos B correram o Fernando Duarte, o Hélder Carvalho, o João Nunes e o Pedro Marques.
Em Veteranos C o José Carlos Silva.
Em Veteranas a Filomena Paulo.
Foto: José Carlos Silva e Pedro Marques.
Foi uma participação muito positiva dos atletas da equipa de Ota porque, acima de tudo, todos terminaram a prova, apesar da grande dureza da mesma.
O Cláudio Paulinho foi o atleta mais rápido da equipa, ao terminar na 18ª posição da geral individual, com 3h. 50m. 53s. O nosso atleta fez uma prova sempre incluído no segundo grupo de perseguição ao corredor que venceu isolado esta maratona. Na categoria de Veteranos A, o Cláudio Paulinho ficou no 7º lugar.
Em termos de geral individual, o Cláudio foi o único atleta da equipa a terminar em lugares pontuáveis, ou seja nos primeiros cinquenta que finalizaram esta maratona.
O segundo atleta de Ota a terminar foi o Tiago Fragata, na 56ª posição da geral individual, com 4h. 04m. 46s. Em Veteranos A, o Tiago finalizou no 22º lugar e, portanto, pontuou na sua categoria. Para já, em relação a épocas anteriores, o atleta de Cabanas de Chão, entrou muito melhor nesta competição nacional.
Foto: Tiago Fragata.
O terceiro atleta da formação otense a finalizar foi o Joaquim Cunha, na 64ª posição, com 4h. 07m. 58s. Na sua categoria, de Elites/Sub23, o Cunha ficou em 34º lugar, conseguindo desta forma pontuar. Foi uma grande prova, a realizada pelo Joaquim Cunha, que com muita regularidade levou a água ao seu moinho.
A seguir terminou o Fernando Duarte, na 78ª posição da geral individual, com 4h. 11m. 01s. Em Veteranos B, a sua categoria, finalizou no 9º lugar. O Fernando, na 3ª zona de abastecimentos, a cerca de 30 quilómetros da meta, seguia em 3º lugar, mas uma ponta final de maratona onde não se sentiu bem, fê-lo perder alguns lugares e a hipótese de subir ao pódio.
Foto: Joaquim Cunha.
Na 106ª posição da geral individual terminou o David Ventura, com 4h. 16m. 26s. O “Mitra” fez uma excelente prova, a melhor dos últimos tempos em provas da Taça de Portugal de Maratonas, e conseguiu pontuar em Veteranos A, ao finalizar no 44º lugar.
O sexto atleta de Ota a finalizar foi o Avelino Santos, numa estreia muito promissora em provas desta natureza, fê-lo no 149º lugar, com 4h. 25m. 50s. Na sua categoria, de Elites/Sub23 terminou na 56ª posição e por pouco não pontuou logo na sua primeira participação.
Foto: David Ventura.
A seguir terminou o Ricardo Rodrigues, na 156ª posição da geral individual, com 4h. 28m. 08s. Em Veteranos A, a sua categoria, fechou no 75º lugar, portanto fora dos lugares pontuáveis, mas com uma prova bem conseguida.
O oitavo atleta a finalizar, em masculinos, foi o Hélder Carvalho, na 163ª posição, com 4h. 29m. 37s. O Hélder fez também uma prova muito regular, impondo um ritmo certo que lhe permitiu terminar no 23º lugar em Veteranos B e pontuar na respectiva categoria.
O João Nunes terminou no 179º posto da geral, com 4h. 34m. 19s., também com uma prova muito regular, que lhe permitiu pontuar na categoria de Veteranos B ao fechar a maratona na 27ª posição.
Foto: Hélder Carvalho.
Na 212ª posição da geral individual terminou o Paulo Simões, com 4h. 41m. 02s., tendo sido o atleta de Ota mais azarado em prova, ao contar três furos em todo o percurso que o penalizaram fortemente. Na sua categoria, de Veteranos A, finalizou no 96º lugar.
Pouco depois, na posição 215, acabou o Pedro Marques, com 4h. 41m. 59s. O Pedro Marques fez uma prova regular, cumprindo com o objectivo de pontuar na sua categoria, ao terminar em 35º lugar dos Veteranos B.
Foto: Paulo Simões.
O Nuno Cordeiro terminou no lugar 226 da geral, com 4h. 44m. 15s. Na categoria de Veteranos A, o Nuno finalizou na 100ª posição. O Nuno correu no seu terreno, mas alguns problemas de saúde que o têm vindo a afectar não lhe permitiram fazer melhor, ainda assim teve a coragem de acabar esta duríssima maratona.
Foto: Nuno Cordeiro.
Na posição 252 e 253 terminaram o Ricardo Pereira e o Valter Raimundo, com o tempo de 4h. 51m. 23s. Na respectiva categoria, de Elites/Sub23, o Ricardo finalizou no 88º lugar e o Valter na 89ª posição. O Valter não aparece na classificação provisória disponibilizada pela organização, provavelmente devido a um erro informático, porque o atleta da equipa de Ota cumpriu todo o percurso, e grande parte dele na companhia do Ricardo Pereira. Para ambos os atletas foi muito difícil concluírem esta maratona, mas o apoio e companheirismo entre ambos foi fundamental para chegarem ao fim do calvário da Batalha.
Finalmente, o último atleta de Ota a concluir foi o José Carlos Silva, na 274ª posição da geral individual, com 5h. 02m. 09s. O Veterano C da equipa finalizou no 13º lugar da categoria, conseguindo o objectivo de pontuar no seu escalão, também com uma prova bastante regular.
Foto: Ricardo Pereira e Valter Raimundo.
Em relação à prova feminina, tivemos a brilhante prestação da Filomena Paulo, que se estreou nestas provas federadas, obtendo um fantástico 14º lugar na geral individual, com o tempo de 4h. 28m. 35s. A Filomena fez uma prova de trás para a frente, começando de forma cautelosa, para depois de soltar e fazer uma segunda parte de maratona sempre a recuperar lugares. Relembramos que a prova feminina teve menos 20 quilómetros de extensão que a masculina, por isso um tempo inferior a muitos atletas masculinos. Na categoria de Veterana, a Filomena Paulo estreia-se nestas maratonas federadas, logo com um resultado muito bom, ao obter o 7º lugar.
Foto: Filomena Paulo.
Em suma, para 1ª prova federada do ano 2012, os resultados obtidos são muito interessantes, tendo sempre presente que a qualidade dos atletas de Ota ainda pode ser mais evidenciada em futuras ocasiões.
Em resumo, a equipa de BTT de Ota conseguiu colocar dois atletas na classificação geral individual (Filomena Paulo e Cláudio Paulinho). Nas categorias tivemos o Joaquim Cunha a pontuar em Elites/Sub23. Nos Veteranos A pontuaram o Cláudio Paulinho, o Tiago Fragata e o David Ventura. Nos Veteranos B pontuaram o Fernando Duarte, o Hélder Carvalho, o João Nunes e o Pedro Marques. Nos Veteranos C pontuou o José Carlos Silva e nas Veteranas a Filomena Paulo.
Na classificação colectiva, os resultados ainda não foram divulgados, mas estamos em crer que um lugar no Top 10 está garantido, com os 24 pontos obtidos da seguinte forma (Filomena Paulo = 7; Cláudio Paulinho = 8 e Fernando Duarte = 9).
A próxima prova da Taça de Portugal de Maratonas XCM decorre a 29 de Abril em Alte – Loulé.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes