Foto: Pódio do Veteranos B em Alte - Loulé, com Fernando Duarte em 2º lugar.
No passado domingo, dia 29 de Abril, a equipa de BTT do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / Anipura deslocou-se até Alte, em Loulé, no Algarve, onde disputou a 2ª prova da Taça de Portugal de Maratonas XCM.
Para esta prova, a equipa levou 15 atletas e 5 elementos no apoio técnico e logístico, nomeadamente os Sub23/Elites: Joaquim Cunha, Valter Raimundo, Avelino Santos e Ricardo Batista. Os Veteranos A: Tiago Fragata, David Ventura, Ricardo Rodrigues e Cláudio Paulinho. Os Veteranos B: Fernando Duarte, Denis Amaro, Pedro Marques, Hélder Carvalho e João Nunes. O Veterano C: José Carlos Silva e a Veterana: Filomena Paulo. No apoio técnico e logístico estiveram o Cláudio Cabido, Fábio Vitorino, Alexandre Esteves, João Antão e Rui Branco.
Foto: Na meta, da esquerda para a direita, Avelino Santos, Hélder Carvalho, David Ventura e Valter Raimundo.
Foi uma prova disputada sob condições atmosféricas adversas, com alguma chuva, vento e sol a pontuarem a competição de forma alternada. A partida foi dada às 10 horas em ponto, e cerca de 2.000 atletas saíram da aldeia de Alte para competirem em diversas vertentes, nomeadamente a maratona federada, a maratona de lazer, a meia-maratona e o passeio familiar, todas elas com quilometragens diferentes.
Em termos colectivos, a equipa de Ota cumpriu com os objectivos delineados para esta prova, e para a competição em si, conquistando o 6º lugar por equipas, com 16 pontos. Esta classificação foi obtida graças ao 2º lugar do Fernando Duarte, em Veteranos B, ao 5º lugar da Filomena Paulo, em Veteranas e ao 9º lugar do Cláudio Paulinho, em Veteranos A.
Foto: Cláudio Paulinho, momentos antes da partida.
Na geral individual, a formação otense conseguiu colocar dois atletas nos primeiros cinquenta, ou seja em lugares pontuáveis para a Taça, com o Cláudio Paulinho a finalizar no 21º lugar, com 3h. 40m. 28s. O Fernando Duarte terminou logo a seguir, na 22ª posição, lado a lado com o seu colega de equipa e com o mesmo tempo.
Os restantes atletas de Ota ficaram nos seguintes lugares da geral individual: Tiago Fragata (72º lugar, com 3h. 55m. 34s.), Joaquim Cunha (78º lugar, com 3h. 57m. 27s.), David Ventura (97º lugar, com 4h. 01m. 42s.), Ricardo Rodrigues (135º lugar, com 4h. 11m. 57s.), Valter Raimundo (148º lugar, com 4h. 16m. 33s.), Pedro Marques (171º lugar, com 4h. 22m. 26s.), Hélder Carvalho (174º lugar, com 4h. 23m. 26s.), Avelino Santos (179º lugar, com 4h. 25m. 45s.), João Nunes (188º lugar, com 4h. 28m. 00s.), José Carlos Silva (247º lugar, com 5h. 00m. 01s.), Denis Amaro (261º lugar, com 5h. 13m. 29s.) e Ricardo Batista (270º lugar, com 5h. 33m. 20s.)
Foto: Tiago Fragata e Joaquim Cunha, antes da partida.
No sector feminino, a atleta da equipa de Ota, Filomena Paulo, finalizou no 16º lugar da geral individual, com o tempo total de 5h. 14m. 48s.
Em termos de classificação por categorias, temos a destacar o 2º lugar alcançado pelo Fernando Duarte em Veteranos B. O Fernando comandou esta categoria durante a maior parte do percurso, mas nos últimos quilómetros foi surpreendido por um atleta do GD Volta da Pedra, que na época anterior não era desta categoria, ultrapassando-o a cerca de 5 quilómetros para a meta. Apesar deste contratempo, o Fernando Duarte mostrou estar em grande forma, e teria vencido naturalmente esta prova algarvia na sua categoria.
Ainda em Veteranos B, tivemos mais quatro atletas em competição, com o Pedro Marques a ser o segundo melhor da equipa nesta categoria, finalizando na 28ª posição. Logo de seguida, terminou o Hélder Carvalho no 29º lugar e no 32º posto acabou o João Nunes, todos eles realizaram uma prova bastante regular, conquistando pontos para a sua categoria. O Denis Amaro, a realizar a primeira prova da época em termos federados, sentiu algumas dificuldades e terminou a prova já fora do controlo, em relação ao tempo de chegada do primeiro classificado em Veteranos B.
Foto: Denis Amaro e Filomena Paulo na meta.
Em Veteranos A, tivemos mais uma prestação muito acima da média do Cláudio Paulinho, que finalizou no 9º lugar. O Cláudio partiu para esta maratona nos lugares da frente, e até bem perto do final andou no Top 5 desta categoria, nos últimos quilómetros perdeu algum tempo e consequentemente lugares na geral e na sua categoria, terminando ainda assim e de novo, a exemplo da maratona da Batalha, dentro do TOP 10 dos Veteranos A. O Tiago Fragata foi o segundo da equipa a finalizar nesta categoria, fazendo-o no 24º lugar. O Tiago, em relação à época passada, está a obter melhores resultados, mas temos a certeza que ainda vai melhorar muito mais, é só deixar a época avançar um pouco mais. O David Ventura, que entrou muito bem na época, nomeadamente na Batalha, voltou a confirmar o bom momento que atravessa, voltando a finalizar dentro do TOP 50 da sua categoria, concretamente no 36º lugar. O Ricardo Rodrigues, que também vem fazendo uma época positiva, esteve muito perto de entrar nos lugares pontuáveis desta categoria, mas ao terminar na 53ª posição, ainda não foi desta, mas também a sua vez chegará de alcançar os pontos em Veteranos A.
Foto: David Ventura, momentos após a chegada a Alte.
Em Sub23/Elites, uma categoria muito competitiva, voltamos a ter o Joaquim Cunha a pontuar, fazendo uma prova positiva, finalizando no 41º lugar. O Valter Raimundo melhorou consideravelmente em relação à maratona da Batalha, mas ainda não consegui entrar nos lugares pontuáveis, porque terminou no 63º lugar. O Avelino Santos também não conseguiu pontuar, porque finalizou na 72ª posição da sua categoria. O Ricardo Batista sentiu bastantes dificuldades, em particular na segunda metade da maratona, teve a coragem de não desistir, mas terminou já com o controlo fechado em relação à passagem na meta do primeiro atleta da sua categoria.
Foto: Ricardo Rodrigues na meta.
Em Veteranos C, o José Carlos Silva também sentiu enormes dificuldades em entrar na meta dentro do tempo estipulado para o fecho do controlo de passagem, não o conseguiu em relação à geral individual, mas em relação à sua categoria cumpriu o objectivo, finalizando no 14º lugar.
Finalmente, a Filomena Paulo, em Veteranas, voltou a fazer uma excelente prova, melhorando a sua classificação em relação à maratona da Batalha, ao terminar no 5º posto. Aos poucos a Filomena vai conhecendo as suas adversárias e em breve irá lutar por um lugar no pódio em provas da Taça de Portugal.
A próxima prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT irá decorrer a 13 de Maio, em Mêda.
Foto: Ricardo Batista na ZA2, com Alexandre Esteves e João Antão.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes