Foto (em pé, da esquerda para a direita): Hélder Carvalho, Avelino Santos, Ricardo Batista, Fernando Duarte, Cláudio Paulinho, Ricardo Rodrigues, Paulo Simões, Joaquim Cunha, Valter Raimundo, João Antão e João Nunes. Em baixo, também da esquerda para a direita, o Rui Branco, Luis Pancadares, David Ventura, Filomena Paulo e Denis Amaro. Faltou na fotografia de família o Pedro Marques que pernoitou noutro local.
A 3ª prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM) levou a equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / Anipura a fazer uma longa deslocação até à Beira Alta, mais concretamente até à cidade de Mêda, onde no dia 13 de Maio se realizou a maratona BTT local, a contar para a competição nacional federada.
A equipa de Ota levou uma comitiva de 17 elementos até esta prova, nomeadamente 14 atletas: Avelino Santos, Valter Raimundo, Joaquim Cunha e Ricardo Batista, em Elites/Sub23, Cláudio Paulinho, Paulo Simões, David Ventura e Ricardo Rodrigues, em Veteranos A, Fernando Duarte, Pedro Marques, Hélder Carvalho, João Nunes e Denis Amaro, em Veteranos B, e Filomena Paulo em Veteranas.
No apoio técnico e logístico estiveram o Rui Branco, o João Antão e o Luís Pancadares.
Foto: Cláudio Paulinho, na 3ª zona de assistência, junto ás termas de Longroiva.
A prova decorreu sob uma temperatura altíssima, o que deixou marcas em todos os atletas, nomeadamente nos da equipa de Ota que sofreram a bom sofrer para terminar esta prova. Na parte inicial a corrida desenrolou-se de forma rápida, mas a parte final, concretamente depois da terceira zona de assistência é que vieram as grandes dificuldades, com uma subida longuíssima até à meta, que deixou muitos atletas à beira do colapso.
No sector feminino destaque para mais uma prova extremamente positiva da atleta Filomena Paulo, em Veteranas, que no ano de estreia federada continua a dar cartas na sua categoria. O 6º lugar alcançado, com 3h. 49m. 22, nos 66 quilómetros de percurso, mostrou bem a sua capacidade de sofrimento e qualidade nesta vertente do BTT. A Filomena Paulo ficou a cerca de 5 minutos das atletas que terminaram em 4º e 5º lugar. Até agora, em três provas da Taça, a atleta da equipa de Ota tem mostrado uma regularidade impressionante, com um sétimo lugar na Batalha, um quinto posto em Alte e agora a 6ª posição.
Foto: Paulo Simões, na 3ª zona de abastecimento, junto ás termas de Longroiva.
No sector masculino, em Veteranos A, também com uma regularidade pautada pelo alto nível continua o Cláudio Paulinho, que desta feita, em Mêda fez o 7º lugar, com 3h. 45m. 09s., perdendo apenas 12 minutos para o 1º classificado. Em todas as provas em que participou ao serviço da equipa de Ota, o Cláudio terminou no Top Ten das mesmas, evidenciando uma enorme competitividade e qualidade na prática deste desporto. Em Mêda, o atleta da equipa de Ota, andou sempre no segundo grupo, em perseguição ao grupo líder que levava quase sempre entre 8 a 10 unidades e não quebrou no fim, quando as dificuldades apertaram, mantendo-se no Top 20 da geral individual.
Ainda em Veteranos A, temos a destacar o 36º lugar alcançado pelo David Ventura, com 4h. 15m. 56s., que continua a realizar uma excelente época, pontuando, até agora, em todas a provas realizadas. O atleta de Ota fez uma prova regular, sem grandes oscilações, mantendo-se sempre em redor da posição final com que terminou esta dura maratona.
Na mesma categoria, o Ricardo Rodrigues, com uma prova muito bem conseguida, conseguiu terminar, pela primeira vez na sua carreira de betetista, em lugares pontuáveis, ao fazê-lo na 48ª posição, com 4h. 23m. 52s. O esforço despendido ao longo dos mais de oitenta quilómetros foi premiado com os primeiros pontos conquistados nesta categoria.
O Paulo Simões, também em Veteranos A, teve alguns problemas ao longo do percurso e terminou fora dos lugares pontuáveis, mais concretamente no 77º lugar, com 4h. 55m. 12s.
Foto: Pedro Marques, na imagem, a chegar à 1ª zona de assistência, na localidade do Carvalhal.
Na categoria de Veteranos B tivemos a primeira das duas desistências da equipa nesta competição, com o abandono do Fernando Duarte, o grande favorito à vitória final nesta categoria, na 1ª zona de assistência, onde chegou com o pneu da frente rasgado e depois de carregar a sua máquina ao longo de 5 quilómetros. Até à altura do abandono, o Fernando Duarte seguia na frente da categoria dos Veteranos B.
Assim sendo, nesta categoria, o melhor atleta da equipa de Ota foi o Pedro Marques, que com uma prova de trás para a frente foi conquistando lugares até finalizar na 22ª posição, com 4h. 30m. 19s.
O João Nunes, com uma prova pautada pela regularidade, terminou no 25º lugar, com 4h. 43m. 08s.
O Hélder Carvalho andou muito bem na primeira fase da maratona de Mêda, mas depois na parte final quebrou e caiu alguns lugares na classificação, terminando ainda assim na 28ª posição, com 4h. 54m. 31s.
Finalmente, em Veteranos B, tivemos a prestação sempre simpática do Denis Amaro, que com as suas armas luta constantemente para terminar dentro do controlo horário para o 1º classificado. Nesta prova, o atleta da equipa de Ota foi premiado com o objectivo de terminar dentro do controlo e mais, consegui pela primeira vez ao serviço da equipa fazê-lo em lugares pontuáveis, mais concretamente na 43ª posição, com 5h. 15m. 57s.
Foto: Hélder Carvalho a chegar à meta situada na cidade de Mêda.
Na categoria de Elites/Sub23, tivemos mais uma prova bastante positiva do Joaquim Cunha, que conseguiu manter-se em bom plano na maratona de Mêda, cedendo apenas na parte final quando a 3 quilómetros da meta o «motor» rebentou. Ainda assim, conseguiu finalizar no 38º lugar, com 4h. 05m. 23s. Para além disso, o Cunha foi o segundo atleta masculino da equipa de Ota a terminar a Maratona de Mêda, o que não deixa de ser bastante significativo quanto à sua capacidade para superar este tipo de dificuldades.
Fora do lugares pontuáveis, depois de um inicio de prova bastante acelerado, ficou o Valter Raimundo, na 69ª posição, com 4h. 45m. 45s. Com apenas 18 anos de idade, e no seu primeiro ano no BTT, o Valter está ainda em fase de aprendizagem, sendo obviamente, por vezes, traído pela sua vontade em pontuar. Nesta prova andou grande parte do tempo nos cinquenta primeiros da sua categoria, vindo a cair na parte final da prova para fora dos lugares pontuáveis, devido a fadiga muscular.
Na 79ª posição, desta categoria, finalizou o Ricardo Batista, com 5h. 27m. 57m. Em relação à prova de Alte já se registaram melhorias na prestação do Ricardo, embora falte apurar a ponta final das maratonas para que não perca tanto tempo nos últimos quilómetros, porque até à 3ª zona de assistência, o atleta da equipa de Ota ia perfeitamente dentro do controlo horário em relação ao primeiro atleta elite/sub23.
Finalmente, a segunda desistência de atletas da equipa de Ota, deu-se nesta categoria, quando o Avelino Santos, na zona do 3º abastecimento, quando seguia muito bem colocado, dentro dos cinquenta primeiros da categoria, viu o cepo ceder e ficar a pedalar a seco, sendo forçado a abandonar.
Foto: Valter Raimundo na meta em Mêda.
Em relação à classificação por equipas, apesar da mesma não ter sido publicada, a formação de Ota deverá se situar entre a 10ª e a 15ª posição, com 35 pontos, conquistados da seguinte forma: Filomena Paulo (6 Pontos); Cláudio Paulinho (7 Pontos) e Pedro Marques (22 Pontos).
A próxima prova a contar para a Taça de Portugal de Maratonas XCM decorre a 27 de Maio, em Oliveira de Azeméis.
Foto: Fernando Duarte, para se juntar aos elementos na equipa presentes na 1ª zona de assistência, teve de fazer 5 quilómetros a andar, a correr, ou com a bicicleta às costas, como a imagem demonstra.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes