Foto: Miguel Pancadares, Alexandre Esteves, João Antão e Rui Branco no apoio logístico e técnico à equipa de BTT de Ota.
A cidade de Oliveira de Azeméis recebeu, no passado domingo dia 27 de Maio, a 4ª etapa da Taça de Portugal de Maratonas BTT, onde a equipa do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota / Carb Boom / Anipura se fez representar com 15 atletas federados. No apoio logístico e técnico estiveram o Miguel Pancadares, João Antão, Alexandre Esteves e Rui Branco. Os atletas presentes foram os seguintes: Filomena Paulo (Veterana); Valter Raimundo, Avelino Santos, Joaquim Cunha e Ricardo Batista (Elites/Sub23); Cláudio Paulinho, David Ventura, Nuno Cordeiro e Ricardo Rodrigues (Veteranos A); Fernando Duarte, Pedro Marques, João Nunes, Denis Amaro e Hélder Carvalho (Veteranos B) e José Carlos Silva (Veteranos C).
Foto: Cláudio Paulinho e José Carlos Silva.
Em termos gerais, a equipa, quer em termos colectivos, quer individualmente conquistou resultados muito idênticos à última maratona da Taça, realizada no passado dia 13 de Maio em Mêda. Em 15 atletas tivemos apenas 3 desistências, todas elas por motivos diferentes, sendo que a mais grave foi a do Nuno Cordeiro, que devido a uma queda foi forçado a desistir com fortes dores no ombro esquerdo. O Ricardo Batista desistiu devido a problemas de saúde, impeditivos de o deixarem prosseguir em prova e o Fernando Duarte, que necessita urgentemente de ir à «bruxa», abandonou, a exemplo do que se passou em Mêda, devido a problemas mecânicos, numa altura, como na última maratona da Taça, quando seguia no primeiro lugar em Veteranos B.
Foto: Ricardo Racha, Ricardo Batista, Valter Raimundo, Joaquim Cunha, Avelino Santos, Filomena Paulo e Tiago Santos.
O melhor resultado individual da equipa foi conquistado pela atleta veterana Filomena Paulo que assegurou o 5º lugar, terminando a prova, menos extensa que a competição masculina, com 4h. 25m. 39s., a cerca de 35 minutos da primeira classificada da categoria. A Filomena tem vindo, paulatinamente, a conquistar o seu espaço e respeito entre as Veteranas, sendo hoje uma das mais importantes referências nesta categoria. Aos poucos, e de prova para prova, a atleta da equipa de Ota, com a sua raça e regularidade tem vindo a aproximar-se dos lugares do pódio, sendo de esperar para breve uma subida ao palanque. Em termos de geral individual feminina a Filomena Paulo finalizou na 14ª posição.
Em Elites/Sub23 tivemos o Joaquim Cunha, com a sua enorme regularidade, a voltar a terminar em lugares pontuáveis na sua categoria, ao finalizar na 41ª posição, com 3h. 53m. 57s. Na geral individual terminou na 75ª posição. O Avelino Santos, depois de ter desistido em Mêda quando seguia em lugares pontuáveis, avançou para esta maratona com o objectivo de terminar entre os 50 primeiros da sua categoria, mas, infelizmente, não o conseguiu, terminando na 61ª posição, com 4h. 07m. 17s. Na geral individual finalizou na 121ª posição. O Valter Raimundo também ficou fora dos lugares pontuáveis ao finalizar no 72º lugar. Estes dois jovens, o Avelino e o Valter, ainda Sub23 anos e no seu primeiro ano de maratonas têm ainda muita margem de progressão, sendo que se continuarem neste caminho, em breve chegarão aos tão almejados pontos. O Ricardo Batista, devido a problemas gástricos, desistiu ainda antes de alcançar a segunda zona de assistência.
Foto: Pedro Marques.
Em Veteranos A, o melhor classificado foi o Cláudio Paulinho, ao fazê-lo no 10º lugar, com 3h. 41m. 45s. Na geral individual, o Cláudio finalizou no 31º lugar, sendo o único atleta da equipa de Ota a terminar dentro dos cinquenta primeiros da geral. A prova não correu de feição ao atleta da equipa de Ota, tendo sentido alguns problemas físicos ao longo da prova que o impediram de conquistar uma melhor posição no final, ainda assim ficou o esforço e a dedicação que o levaram a conquistar uma posição muito positiva e que o mantem no Top 10 da categoria. O David Ventura, que continua a fazer uma época muito regular, voltou a pontuar na sua categoria, ao finalizar na 37ª posição, com 4h. 00m. 58s. Na geral individual finalizou na 101ª posição. O Ricardo Rodrigues, andou bem, no limiar dos cinquenta primeiros da sua categoria, mas no fim terminou na 53ª posição, com 4h. 11m. 04s., ou seja, fora dos lugares pontuáveis. Na geral individual, o Ricardo, terminou em 135º lugar. O Nuno Cordeiro caiu antes de chegar à segunda zona de assistência e foi forçado a desistir com fortes dores no ombro esquerdo.
Foto: Fernando Duarte.
Em Veteranos B, o mais bem classificado, a exemplo de Mêda, voltou a ser o Pedro Marques, que com a sua regularidade finalizou na 22ª posição, com 4h. 22m. 19s. Na geral individual terminou na 165ª posição. O Hélder Carvalho fez precisamente o mesmo lugar da última maratona em Mêda, ou seja, no 28º lugar, com 4h. 27m. 16s. Na geral individual ficou na 177ª posição. O Denis Amaro, pela segunda prova consecutiva, terminou dentro dos lugares pontuáveis da sua categoria, finalizando na 39ª posição, com 4h. 54m. 44s. Na geral individual ficou na 209ª posição. O João Nunes, devido a um problema mecânico atrasou-se bastante na parte final do percurso e terminou na 43ª posição, com 5h. 00m. 30s. Na geral individual finalizou na 217ª posição. Finalmente, o Fernando Duarte, a exemplo do que sucedeu em Meda, quando seguia no 1º lugar em Veteranos B, foi forçado a desistir devido a um problema mecânico. Desta feita, o problema surgiu depois de passar na segunda zona de assistência, mais ou menos ao quilómetro 46, quando para além de ir na frente dos “B” seguia na luta pelo top 10 da geral individual.
Foto: Nutrição personalizada by Miguel Pancadares.
Em Veteranos C tivemos a prestação do José Carlos Silva, recentemente regressado do estrangeiro, que finalizou no 13º lugar, com 4h. 55m. 06s. Na geral individual ficou na 212ª posição.
Em relação à classificação colectiva, a organização dá à equipa de Ota o 10º lugar com 40 pontos. Esta situação está errada, porque em termos matemáticos nunca a equipa de Ota faria 40 pontos, porque na realidade fez 28 pontos, com os 5 pontos da Filomena, 10 do Cláudio e 13 do José Carlos Silva. Com 28 pontos na realidade, a equipa de Ota terá ficado na 6ª posição.
A próxima prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM) desenrola-se em Manteigas, tendo com pano de fundo a magnífica serra da Estrela, no próximo dia 10 de Junho.
Foto: Ruben Almeida o vencedor em masculinos.
Foto: Ana Antunes a vencedora no sector feminino.
FOTOS DA MARATONA DE OLIVEIRA DE AZEMEIS
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes