A equipa de Infantis do Futebol Clube de Ota, na época 2011/2012, participou no Campeonato Distrital da 2ª Divisão, Série 1, da Associação de Futebol de Lisboa.
Em termos globais, a equipa infantil do F. C. Ota realizou uma temporada agradável e regular, terminando a competição a meio da tabela classificativa.
Tiveram, é certo, altos e baixos durante a época, os baixos quando faltavam alguns jogadores nucleares, os altos, quando conseguiram colocar o onze mais forte em campo.
O Ricardo Quaresma foi o treinador principal desta formação até à 10ª jornada, sendo substituído, a partir da décima primeira, pelo Rui Tanganha.
O campeonato decorreu entre o dia 15 de Outubro de 2011 e o 5 de Maio de 2012, com 26 jornadas realizadas. A Série 1, onde o F. C. Ota estava integrado, contou com a presença de mais 13 equipas, a saber: Carregado, Vialonga, Arrudense, Casalinhense, Alenquer, Torreense “B”, Vilafranquense, Ericeirense, Cadaval, Bragadense, Monte Agraço, Os Bucelenses e Sobreirense.
No final da competição, o Futebol Clube de Ota ficou no 8º lugar, com 32 pontos. Fizeram 26 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e 14 derrotas. Marcaram 42 golos e sofreram 60.
Sofreram o mesmo número de derrotas em casa e fora, ou seja, sete. Venceram por seis ocasiões em casa e por 4 vezes fora. Empataram duas vezes fora e nenhuma vez em casa. Foi, em conjunto com o Carregado, a equipa que menos vezes empatou. Foi a sétima equipa mais goleadora e a quarta mais permissiva defensivamente. As maiores goleadas alcançadas foram ambas frente ao Sobreirense, fora por 0-6, e em casa, por 7-1.
Foi um campeonato bem conseguido pelos jovens infantis, atendendo até a alguns desequilíbrios por demais evidentes no plantel. Pensamos que o 8º lugar assenta bem à formação de Ota, embora pudesse ter ficado no 7º posto, cas tivesse tido um pouco mais de sorte nos encontros com o Vilafranquense, nos quais perdeu ambos, mas não foi inferior ao seu adversário, que ficou dois pontos à sua frente na tabela classificativa.
Esta série 1 foi ganha pela Carregado, com 65 pontos. Em 2º lugar ficou o Vialonga, com 60 pontos. A fechar o pódio, na 3ª posição, ficou o Arrudense, com 57 pontos.
O melhor ataque da competição foi o do Carregado, com 85 golos.
O ataque menos concretizador desta série foi o do Sobreirense, com 13 golos alcançados.
A média de golos por jogo nesta série 1 foi de 3,34.
A melhor defesa da competição foi a do Vialonga, com 15 golos sofridos.
A defesa mais goleada foi a do Bucelenses, com 95 golos sofridos.
A equipa que registou mais empates no decurso da época foi a do Alenquer e Benfica, com oito.
A maior goleada foi conseguida pelo Carregado, nove a zero ao Monte Agraço.
Para a próxima época, com as alterações impostas pela A.F. Lisboa, que proíbem os jogadores infantis de 1º ano jogarem futebol de 11, a situação fica um pouco indefinida quanto à composição do plantel. Em alternativa, o clube, pode optar por criar uma formação de futebol de 7.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes