A maratona BTT de Ota realiza-se no próximo dia 2 de Setembro, a partir das 10 horas da manhã, e será a 4ª e última prova a contar para o regional XCM de Santarém 2012. A organização deste evento será da responsabilidade da Trilho Perdido, da loja R Bikes de Ota e do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota.
Como é habitual neste regional de maratonas o percurso escolhido será percorrido por duas vezes, em circuito, para os atletas que participam na maratona, enquanto os que correm na meia-maratona fazem esse percurso apenas por uma vez.
O percurso escolhido, com cerca de 36 quilómetros de extensão, passa pelos locais mias emblemáticos da freguesia de Ota.
Depois de dada a partida, junto ao Centro Social de Ota, os atletas seguem por alcatrão, cerca de 1 km, até ao lugar dos Paços, onde viram à esquerda seguindo pela estrada da manga, um pouco mais à frente viram à direita para passarem num local muito bonito, conhecido como o “Sôr Galego”, onde os pinheiros mansos de grande porte marcam a paisagem.
Daqui, os atletas seguem em direcção às Arroteias, entram em estrada alcatroada, para virarem logo à direita em direcção ao Monte Redondo, passando em redor do mesmo.
Daí seguem em direcção à Vidigueira, passam alguns quilómetros na charneca de Ota, para virem dar perto do Archino.
Neste local viram para a Chã Alta e atravessam-na em direcção à Barragem, passando pelo paredão da mesma.
Depois seguem para a serra da Aldeia, passam pelo lugar da Aldeia, atravessam a estrada de alcatrão e seguem pela Quinta de Ota até chegarem à rotunda de Ota.
Aí entram em alcatrão e fazem cerca de 500 mts em asfalto em direcção à serra de Ota.
Aqui, nesta zona, caso haja equilíbrio entre os atletas, é que se farão as diferenças, porque começam as grandes dificuldades do percurso.
No interior da serra de Ota haverá um percurso seleccionado, com passagem pelo Mirante, Casa do Guarda Florestal, Parque de Merendas e depósito de água.
A descida para o rio de Ota será feita pelas curvas apertadíssimas, onde a técnica dos atletas será posta à prova.
Chegados ao rio, os atletas atravessam-no, para mais uma subida muito ingreme em direcção ao Barrunho. A descida será efectuada ao lado da zona industrial de Ota, com os atletas a voltarem a entrar em estrada asfaltada na rua do Barrunho, em direcção do Centro Social de Ota.
Ota
BLOGS
SITES
OUTROS
Alenquer
BLOGS
SITES
Sociedade Recreativa do Camarnal
OUTROS
Desporto
BLOGS
SITES
Clube de Ciclismo de Salvaterra
Federação Portuguesa de Ciclismo
Federação Portuguesa de Cicloturismo
Federação Portuguesa de Futebol
Federação Portuguesa de Triatlo
Futebol Regional
BLOGS
Recreativo Águias da Musgueira
União Desportiva Alta de Lisboa
SITES
Associação de Futebol de Lisboa
Associação de Futebol de Leiria
Associação de Futebol de Santarém
Associação Desportiva do Carregado
Dez Blogs Interessantes