PÁGINA PESSOAL DE RUI BRANCO

Segunda-feira, 8 de Maio de 2006
LIGA BETandWIN - ÉPOCA 2005/2006

 

A ANÁLISE DO BLOGOTA AO CAMPEONATO NACIONAL

 

1º - PORTO (79 Pontos)

 

O Futebol Clube do Porto foi um vencedor justo. O início de época foi algo atribulado, a prestação na Liga dos Campeões foi vergonhosa, no entanto foi sem dúvida a equipa mais regular de toda a competição nacional. O momento de viragem para a conquista do título foi a derrota na Amadora, a partir daí e com as alterações introduzidas na equipa, o Mister Co Adrianse ganhou o campeonato. Que me lembre nos últimos anos, este foi o título que o F.C. Porto ganhou sem ajudas de terceiros, pelo menos tão evidentes como em anos anteriores.

Destaques pela positiva: Pepe, Paulo Assunção e Vítor Baia.

Destaques pela negativa: Jorge Costa e Diego.

 

 

2º - SPORTING (72 Pontos)

 

Nem o mais ferrenho adepto sportinguista acreditaria em Novembro que o Sporting acabaria o campeonato no 2º lugar. Paulo Bento pegou numa equipa derrotada e soube-lhe dar motivação para a recuperação extraordinária que acabaram por efectuar. No entanto fracassaram mais uma vez, quando receberam o Porto em casa, em condições de passarem para a frente do campeonato ao perderem por 1-0. Mas não há problema, se fosse contra o Benfica era bem pior. Parabéns ao SCP por ter ficado à frente do Benfica e ter ganho o campeonato da 2ª circular. 

Destaques pela positiva: João Moutinho, Tonel e Custódio.

Destaques pela negativa: João Alves, Sá Pinto e Romagnoli

 

 

3º - BENFICA (67 Pontos)

 

Ao conquistar 1 ponto nas primeiras três jornadas o Benfica parecia ir ao encontro de uma péssima época. A equipa foi-se recompondo e entrou no ano de 2006 em condições de ganhar todas as frentes de batalha. A partir daí os desastres sucederam-se, primeiro a derrota na Luz com o Sporting para o campeonato, depois a derrota novamente na Luz com o Guimarães para a Taça de Portugal, e por fim ter-nos calhado em sorte o Barcelona nos Quartos de Final da Liga do Campeões, também não ajudou nada. Em suma, tivemos uma época à Sporting, podíamos ter ganho tudo e no final…não ganhamos nada.

Destaques pela positiva: Nélson, Léo e Anderson.

Destaques pela negativa: Todas as contratações de Janeiro (Moretto, Marcel, Robert, Marco Ferreira e Manduca).

 

 

4º - BRAGA (58 Pontos)

 

Mais um excelente campeonato para esta equipa, sob a batuta do professor Jesualdo Ferreira. O começo de época foi extraordinário, sendo considerada a certa altura do ano a melhor defesa da Europa. Alguns deslizes na 2ª volta levaram-na a afastar-se dos lugares da “Champions”. Agora com o afastamento do Professor e a previsível contratação do “Bluff”, desculpem Mister Carlos Carvalhal, vamos ver onde o Braga vai parar.

Destaques pela positiva: Paulo Santos, Andrés Madrid e João Tomás

Destaques pela negativa: Hugo Leal e Marinelli

 

 

5º - NACIONAL (52 Pontos)

 

Mais uma equipa com um início de época excelente, e que na 2ª volta caiu, tendo voltado a recuperar, para na penúltima jornada conquistar justamente um lugar para a taça UEFA. Manuel Machado está de parabéns pelo bom trabalho efectuado, que já vinha de anos anteriores ao serviço do Moreirense e do Guimarães. Na minha opinião, a mistura de jogadores experientes na liga, portugueses e brasileiros foi a receita para o sucesso.

Destaques pela positiva: Miguelito, Ávalos e André Pinto.

Destaques pela negativa: Hilário e Serginho Baiano

 

 

6º - BOAVISTA (50 Pontos)

 

Perdeu o comboio da Europa na penúltima jornada. Até aí tinha sido uma equipa algo irregular, muito dependente da boa forma física do João V. Pinto. Quando essa boa forma desapareceu a equipa caiu a pique, depois de ter estado muitas jornadas nos lugares europeus. Foi sem dúvida uma desilusão a parte final desta época.

Destaques pela positiva: Carlos e João Vieira Pinto

Destaques pela negativa: Hélder Rosário, José Manuel e Fary.

 

 

7º - LEIRIA (47 Pontos)

 

Mais uma equipa que parecia destinada à II Liga, em consequência do péssimo início de época. Após a chegada de Jorge Jesus começaram a jogar futebol e a marcar golos. Caso tivessem sido mais regulares nas exibições caseiras, poderiam ter ambicionado um pouco mais.

Destaques pela positiva: João Paulo e Fábio Felício

Destaques pela negativa: Fernando, Ferreira e Miramontes

 

 

8º - SETÚBAL (46 Pontos)

 

O Vitória fez uma grande época perante a situação financeira e directiva do clube na 1ª volta do campeonato. Amealhou pontos em boa altura, suficientes para fazer uma parte final de época livre de sobressaltos relativos à descida de divisão. Ainda por cima, voltou a conquistar o direito de defender o título de vencedor da Taça de Portugal.

Destaques pela positiva: Janício, Auri e Binho

Destaques pela negativa: Nandinho e Lacombe

 

 

9º - AMADORA (45 Pontos)

 

O Estrela realizou uma época muito regular. O contra ataque foi a sua arma favorita para enfrentar os adversários. Com o orçamento mais baixo da liga, os dirigentes, equipa técnica e jogadores fizeram “flores”.

Destaques pela positiva: Maurício, Manú e Semedo

Destaques pela negativa: Amoreirinha e Paulo Machado

 

 

10º - MARÍTIMO (44 Pontos)

 

A equipa mais brasileira do campeonato português teve três treinadores na mesma época, resultado de uma irregularidade constante em todo o campeonato. Nunca foi uma equipa forte em casa conforme nos habituou ao longo dos anos. Tem no seu plantel verdadeiros craques com pouca vontade de trabalhar.

Destaques pela positiva: Mitchell Van der Gaag e José Carlos (Zé do gol)

Destaques pela negativa: Wenio, Mancuso e Marcinho.

 

 

11º - PAÇOS DE FERREIRA (42 Pontos)

 

Andou toda a época acima da linha de água, na parte final da época ia caindo para a II Liga, seria injusto para o trabalho do Mister José Mota e todo o grupo de jogadores que me proporcionaram dois grandes jogos de futebol, como foram o Paços de Ferreira 3 – Sporting 0 e o Braga 2 – Paços de Ferreira 3. Duas grandes lições de futebol.

Destaques pela positiva: Júnior, Edson e Didi.

Destaques pela negativa: Renato Queirós e Rui Dolores.

 

 

12º - GIL VICENTE (40 Pontos)

 

Salvou-se “in-extremis” da II Liga, andou quase sempre abaixo da linha de água, no entanto reagiu após Paulo Alves ter assumido o cargo de treinador. Na parte final da época conseguiu obter vitórias muito importantes.

Destaques pela positiva: Gregory, Carlitos e Nandinho.

Destaques pela negativa: Jorge Batista, Rodolfo Lima.

 

 

13º - NAVAL (39 Pontos)

 

Confesso que estava a torcer para que esta equipa descesse. A Naval não tem adeptos, não tem um estádio próprio para uma I Liga e nunca foi uma equipa que a jogar à bola me entusiasmasse muito. Curiosamente e após três treinadores, acabou por ser o homem que os trouxe à I Liga a conseguir a salvação.

Destaques pela positiva: Bruno Fogaça e Fajardo.

Destaques pela negativa: Bessa e Nelson Veiga.

 

 

14º - ACADÉMICA (39 Pontos)

 

Andou sempre na corda bamba e salvou-se graças a um penalty no mínimo polémico. Nunca foi uma equipa que jogasse um futebol agradável. Nelo Vingada já tem colocado equipas a jogar bom futebol, não foi o caso esta época.

Destaques pela positiva: Marcel e Filipe Teixeira.

Destaques pela negativa: Andrade e Ezequias.

 

 

15º - BELENENSES (39 Pontos)

 

Caiu na II Liga por culpa própria. Na penúltima jornada podia e deveria vencer a Académica em casa e salvar-se definitivamente, mas não, preferiu jogar para o pontinho, o que no final veio a revelar-se insuficiente. José Couceiro tem muitas culpas no cartório, mas não podemos esquecer que foi o “Bluff” Carlos Carvalhal que formou este plantel, que supostamente iria atacar os lugares da UEFA.

Destaques pela positiva: Meyong

Destaques pela negativa: Amaral, Vasco Faísca e Gaspar.

 

 

16º - RIO AVE (34 Pontos)

 

Quando António Sousa saiu estavam abaixo da linha de água? Creio que não. Ora aí está, por vezes as chicotadas psicológicas não resultam. Por outro lado este Rio Ave esteve a léguas de distância das épocas anteriores quando Carlos Brito estava ao leme desta formação. Na minha opinião foi perfeitamente justa esta descida.

Destaques pela positiva: José Gomes e Niquinha.

Destaques pela negativa: Danielson, Bruno Mendes e Evandro.

 

 

17º - GUIMARÃES (34 Pontos)

 

Só me apetece dizer: BEM FEITA!!! O problema deste Guimarães não foi o eclipse do “bruxo” nem tão pouco a falta de cordão humano nas últimas partidas, foi sem dúvida nenhuma a incapacidade para dar a volta à situação que o maior “bluff” da história dos treinadores em Portugal revelou. Não basta o Mourinho dizer que é bom, tem que prová-lo.

Destaques pela positiva: Saganowski

Destaques pela negativa: Mário Sérgio, Rogério Matias, Dário e Antchouet.

 

 

18º - PENAFIEL (15 Pontos)

 

Assumiram a descida de divisão no final da 1ª Volta e foram dignos até ao fim. Nunca apresentaram argumentos futebolísticos para permanecerem na I Liga.

Destaques pela positiva: Bruno Amaro.

Destaques pela negativa: Nuno Santos, Odair e Roberto


temas:

publicado por BLOGOTA às 22:10
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De Joao Pereira a 8 de Maio de 2006 às 23:34
Lá esta os "media" a controlar a opinião do pessoal Rui! :) Quais as razões que te levaram a escolher o Sá Pinto como parte negativa na época Sportiinguista!?


De Joao Pereira a 8 de Maio de 2006 às 23:35
E o Paulo Bento!? Sei que aquele "look" não ajuda, mas ele foi uma peça importante desta época!


De jorge a 9 de Maio de 2006 às 00:31
eu tenho pra mim, é uma opinião pessoal, mas se não houvesse sá pinto, não teria havido uma recuperação como houve após a saída do peseiro! o paulo bento não é nenhum parvo, até percebe um pouco disto e não utilizou o sá pinto até à exaustão por amizade ou porque era fofo! após a saída de barbosa, rui jorge e beto, o sá foi o último jogador com características de capitão a ficar no clube, e quando este vivia uma crise de indisciplina, quando a média de idades é baixa, é necessário alguém como o sá pinto! ele foi tão fundamental como o próprio paulo bento e esta recuperação deve-se também a ele!


De Joao Pereira a 9 de Maio de 2006 às 01:00
Ves Rui!! Isto sim é uma analise pura...


De Ze a 9 de Maio de 2006 às 03:45
Rui, minha nossa! Estarás mesmo a considerar uma carreira de paineleiro? Deixa-me só deixar uma breve opinião em relação aos treinadores, que também acho deveriam figuarar nos teus positivos e negativos. Quero só falar nos positivos: Jesualdo Ferreira, Carlos Brito, Jorge Jesus, Norton de Matos, Toni. Importantes em fases diferentes do campeonato, mas todos eles com motivos para estarem satisfeitos no fim.
Bem, um gajo já nem precisa de ler jornais. Está tudo aqui!


De sonia a 9 de Maio de 2006 às 12:51
Agora percebo toda a tua dedicação ontem ao fim da tarde. Este trabalho está muito bem conseguido. Pena eu não concordar com tudo o que disseste.
De facto penso que o Nélson não se destacou pela positiva no Benfica, muito pelo contrário, nos momentos mais importantes falhou, considerando-se mesmo uma criancinha vedeta que entra no relvado e se deslumbra com tanto público, ficando sem saber que postura adoptar, imagina esse menino a jogar nos campeonatos distritais e a ter o público mesmo em cima dele (morria...). Quanto ao Sporting, concordo com o que foi dito anteriormente, de facto e apesar de eu não gostar nem um bocadinho que seja deste senhor, o Sá Pinto entrou numa fase muito importante do campeonato e soube transmitir a sua garra de capitão (apesar de ser portista) a uma equipa que estava no descontrolo total.
Concordo plenamente contigo, com o merecido castigo para o Guimarães, porque razão fizeram apenas um cordão humano quando jogaram com o Glorioso? porque razão se contrata um bruxo para deitar o Benfica por terra....é favor de o ir buscar agora para vos ajudar a subir novamente de divisão!
Lamentar desde já a não contratação ou renovação do contrato de Jesualdo Ferreira por parte do Braga, é vulgar dizer que em" equipa que ganha não se mexe", faz-me lembrar um clube português que dispensou os serviços de um grande senhor chamado José Mourinho....


Comentar post

links
arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

posts recentes

ATÉ SEMPRE...

RAINHA DAS VINDIMAS 2012 ...

EQUIPA TÉCNICA DOS TRAQUI...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

CLÁSSICA CICLISMO - ALVER...

CLÁSSICA CICLISMO: ALVERC...

EQUIPA TÉCNICA DOS BENJAM...

SORTEIO – JUVENIS E INICI...

1º DESAFIO BTT ADN – A DO...

EQUIPA TÉCNICA DOS INFANT...

TROFÉU BTT OURÉM – RAID T...

EQUIPA TÉCNICA DOS INICIA...

CICLISMO - CONTRA RELÓGIO...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUVENI...

EQUIPA TÉCNICA DOS JUNIOR...

SORTEIO – JUNIORES – F. C...

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN – F...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

VIDEOS DA MARATONA BTT DE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

MARATONA BTT DE OTA

15º PRÉMIO VOLKSWAGEN AUT...

CLÁSSICA SUBIDA À TORRE -...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

CIRCUITO DE CICLISMO DA A...

18º CIRCUITO BTT NORTE AL...

MARATONA BTT DE OTA - DOR...

PASSEIO ANUAL DA 3ª IDADE...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

F.C. OTA - ESTATÍSTICA 20...

VIDEOS DO CIRCUITO DE CIC...

CIRCUITO DE CICLISMO DE M...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

3 HORAS RESISTÊNCIA BTT A...

PROGRAMA DA FESTA DE OTA ...

REGIONAL DE MARATONAS BTT...

2ª DIVISÃO DISTRITAL - A....

CIRCUITO DE CICLISMO DE S...

TREINOS DE CAPTAÇÃO - F. ...

OH MEU DEUS TRAIL BIKE SE...

favoritos

CAMPEONATO DISTRITAL DE B...

CAMPEONATO DISTRITAL DE I...

RESCALDO DA 1ª PROVA RESI...

VIDEOS DA 1ª PROVA RESIST...

RESCALDO - T. P. MARATONA...

FOTO DA ASSINATURA DO CON...

S. C. PINHEIRO LOURES 3 -...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

CAMPEONATO NACIONAL DE RA...

RESCALDO DA MARATONA BTT ...

temas

2008/2009

2009/2010

2010

2010/2011

2011

2011/2012

2012

7 maravilhas

aeroporto de ota

afl

alenquer

alentejo

alhandra

amador

analises

anipura

arneiros

arrudense

atalaia

atletismo

benfica

benjamins

btt

c.s.r.d. de ota

campeonato

carb boom

cerca

charneca de ota

cheganças

ciclismo

classificação

comentarios

corrida do mirante

cronicas

cross country

desporto

diversos

elites

escolas

estatistica

eventos

extrusal

f.c. ota

f.c. ota benjamins

f.c. ota escolas

f.c. ota infantis

f.c. ota iniciados

f.c. ota juniores

f.c. ota juvenis

festa

frases

furadouro

futebol

futebol de sete

golos

humor

imagens

infantis

iniciados

jogador

juniores

juvenis

lfo

Liga Fantástica de Ota

linhais

lisboa

maratona

memorias

monte agraço

monte redondo

montejunto

música

nacional

ota

ota videos

passeios

pelado

pinheiro loures

portugal

raid

rbikes

relvado

rescaldo

resultados

rio de ota

seniores

serra de ota

sintético

sobreirense

sorteio

sub-23

taça

torneio

treino

varanda da ota

vencedor

veteranos

videos

xcm

xco

todas as tags

últ. comentários
Sem grandes comentarios. obrigado Rui. Fica aqui m...
Até no fim se manifesta a enorme qualidade e dedic...
a deresao do futebol clube agradece todo o que o b...
Caro Rui Branco,Os meus Parabéns pelo teu trabalho...
Foi um óptimo trabalho feito ao estilo de O...
Caro Rui Branco,Obrigado pelo trabalho pioneiro qu...
RuiCertamente que para tomares esta decisão, pensa...
Caro Rui, É com muita tristeza que leio a notícia ...
Caro RuiÉ com tristeza que vejo esta noticia.Assim...
OS COMENTÁRIOS NESTE BLOG ESTÃO TEMPORARIAMENTE SU...
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds
mais sobre mim